conecte-se conosco


Sem categoria

Barra do Bugres realiza círculos de paz com vítimas de violência, reeducandos e rede de apoio

Publicados

em

O Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) do Poder Judiciário de Mato Grosso realizou vários círculos de construção da paz em Barra do Bugres (168 km a médio-norte de Cuiabá), com diferentes vivências e públicos.

No dia 23 de julho, o círculo foi realizado com profissionais da chamada rede de apoio, isto é, pessoas que trabalham nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e educação municipal. A intenção foi apresentar o trabalho aos profissionais para que, aqueles que tiverem interesse, possam buscar a capacitação futuramente e se tornarem facilitadores vinculados ao Poder Judiciário.

No dia 24, mulheres que são partes de processos, inclusive algumas vítimas de violência doméstica e familiar, participaram do círculo, que foi direcionado ao empoderamento, desenvolvimento da autoestima e o autoconhecimento das participantes.

O último dia de trabalho em Barra do Bugres, 25 de julho, foi feito com 15 reeducandos que se encontram na Cadeia Pública do município. Dessa vez, o foco foi a autorreflexão sobre a convivência e o respeito na situação de apenado.

Veja Também:  Unemat sediará 1º Encontro de Cafeicultores de Tangará e região; Inscrições abertas

“O círculo de paz é uma das ferramentas do Nugjur para que diminuam os conflitos, para trabalhar a pacificação social e os bons relacionamentos nas comarcas. As pessoas que participam aprendem a respeitar umas as outras, aprendem valores e melhoram a convivência”, explica Ana Teresa Pereira Luz, facilitadora e instrutora círculo de paz do Nugjur.

Na avaliação do juiz-coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Barra do Bugres, Pierro de Faria Mendes, o trabalho foi bastante positivo, de modo que foi plantada a semente para um novo olhar sobre a solução de conflitos e a pacificação social.

“Mais do que resolver um caso concreto, temos que resolver a origem desse problema, que é algo muito mais profundo. As pessoas têm a ideia de que isso acontece por meio de um processo, só que o olhar do Tribunal de Justiça está se ampliando e estamos aplicando outros institutos, um deles é o círculo de paz. Esses institutos ajudam muito nisso, para que possamos conquistar aquilo que é a razão do Judiciário existir, para solucionar conflitos e trazer pacificação social. É uma mudança gradativa e nós demos o primeiro passo”, destacou o magistrado.

Veja Também:  Mulher foi presa na cidade de Cáceres com mandado de Prisão em Aberto

Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres e Região

PDT oficializa chapa para disputa das eleições 2022 em Diamantino

Publicados

em

O PDT realizou na última semana, o lançamento oficial da Campanha 2022, na cidade de Diamantino. Na ocasião esteve presente o presidente do partido e vereador por Cuiabá, Lilo Pinheiro, Secretário Geral do Partido, Diogo Botelho entre outras lideranças partidárias.

 

Não poderia ser em outro local para darmos a largada, frisou o presidente, referindo-se ao jovem militante que faleceu em um trágico acidente automobilístico, ex-prefeito de diamantino Eduardo Capitrano de Oliveira e de sua esposa, a servidora pública Suzana Dalmolin ocorrido em 30 de setembro 2021, num acidente de moto no interior de Mato Grosso do Sul.

 

Na ocasião foram citados vários nomes que estarão na disputa, dentre eles a jovem Barrabugrese, Wellen Cistina Costa Noberto, filha do atual vereador, Laércio Noberto Júnior “Júnior Chaveiro” e da comerciante Benedita Costa.

 

Wellen tem 21 anos, é natural de Barra do Bugres, hoje é universitária no curso de enfermagem no campus da Unemat em Tangará da Serra e participante ativa da vida religiosa de uma conceituada igreja de nossa cidade.

Veja Também:  Nesta quarta começa a capacitação dos novos conselheiros em Barra do Bugres

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

Prefeitura promoverá “Mutirão Limpa Rio” em Barra do Bugres

Publicados

em

A Prefeitura de Barra do Bugres estará realizando no próximo dia 19 de setembro, o “Mutirão Limpa Rio”. A ação tem como objetivo de conscientizar a população do município sobre a necessidade de manter a limpeza e a preservação dos rios que cortam o município.

De acordo com o secretário de governo Antônio Toscano, todos os moradores estão convidados a fazer sua parte no mutirão de limpeza. “Estivemos na Marinha do Brasil, na cidade de Cáceres, visitando a instituição e, ao mesmo tempo, convidando os militares naval para vir a Barra do Bugres para regularizar as documentações dos pilotos e embarcações que há anos estão pendentes, bem como; participar do evento “Mutirão Limpa Rio”, disse Toscano agradecendo a Marinha e todos os envolvidos no evento de conscientização.

O trecho margeado pela coordenação, foram escolhidos pela alta incidência de pontos de descarte indevido do lixo. Além de ser levado pelas correntezas, contribui para assoreamento dos rios, o lixo também pode atrair animais e insetos transmissores de doenças.

Veja Também:  Mulher foi presa na cidade de Cáceres com mandado de Prisão em Aberto

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, João Sérgio Oenning disse que a limpeza dos rios são atividades organizada pelo Poder Público e com a participação de diversas pessoas que de forma voluntária e contribuem com o intuito maior de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“Estas ações contribuem para que os moradores reflitam sobre o maior motivo da catástrofe, que é a quantidade de lixo jogada nos rios que a cada dia está secando mais”, observou.

A seca que atinge o Centro-Oeste do Brasil tem preocupado os habitantes da Região. O rio Paraguai registrou a maior seca dos últimos anos.

O “Mutirão Limpa Rio” sempre foi realizado pela Prefeitura de Barra do Bugres em conjunto com iniciativa privada, instituição de educação, Polícia Militar Ambiental e sociedade civil organizada.

Fonte: ASSECOM

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana