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Presidente da FUNAI visita acadêmicos indígenas em Barra do Bugres

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Assecom: João Menezes

O presidente nacional da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, Marcelo Augusto Xavier da Silva, acompanhado do barrabugrense e coordenador geral de promoção à cidadania, Joany Arantes, e assesores da entidade no estado, visitou Barra do Bugres nesta segunda-feira, 10/12. A comitiva manteve uma reunião com diretoria do grupo Barralcool e acadêmicos do curso indígena da Unemat.

A reunião com os acadêmicos foi na antiga escola agrícola. Marcelo conheceu as instalações, as quais necessitam de ampla reforma para receber os indígenas duas vezes ao ano, durante as aulas na Unemat de Barra do Bugres.

Diversos representantes de etnias, incluindo Barra do Bugres, que participam do quadro acadêmico, solicitaram ao presidente um restauração da escola agrícola para melhor atender as demandas dos estudantes durante todo a estadia no município.

Por sua vez, Marcelo Xavier anunciou a destinação de R$ 70 mil para a manutenção dos acadêmicos neste período de aulas. Marcelo ressaltou a necessidade de uma reforma estrutural na escola e vai articular a viabilidade de melhorias, junto ao governo do estado, município, grupo Barralcool e os deputados federais, através de suas emendas. “O espaço é excelente e vejo a possibilidade de expandir o ensino superior indígena para todo Brasil”, finalizou.

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A professora Mônica Cidele da Cruz, diretora da Faculdade Intercultural Indígena (Faindi), Câmpus da Unemat, em Barra do Bugres, salientou que é um momento histórico, onde pela primeira vez que um presidente da FUNAI visita o curso indígena e apresenta propostas, desde sua fundação, em 2001.

Mônica lembrou que a FUNAI irá se empenhar para buscar parceria na intenção de reformar as instalações da escola agrícola e a cooperação técnica com os acadêmicos de diferentes regiões de Mato Grosso que precisam desse apoio para estudar e permanecer na universidade.

Participaram do encontro, representado o prefeito Raimundo Nonato, o secretário de Agricultura, José Viana Neto, a vereadora Simone Arantes, representando o Legislativo Municipal e professores do curso indígena da Unemat

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Desenvolve MT capacita turma de correspondentes

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A primeira turma de correspondentes participou nesta quinta-feira (10.09) do curso online de capacitação promovido pela Desenvolve MT. A parceria é fruto do termo de cooperação entre a Agência de Fomento, Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e prefeituras do interior do estado.

O treinamento faz parte da estratégia de expansão da rede de correspondentes para levar as linhas de crédito aos empresários de Mato Grosso com atendimento presencial em boa parte das regiões do Estado.

Os correspondentes são colaboradores de associações comerciais, federações e prefeituras parceiras da Desenvolve MT que irão atuar nas respectivas entidades na oferta de crédito e apoio aos associados e empresas que atuam nos segmentos representados da indústria, do comércio, setor de serviços e agricultura familiar.

Ao todo, 13 participantes associados a Facmat da região de Alto Araguaia, Tangará da Serra, Itaúba, Alta Floresta, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Pedra Preta, Colíder, Barra do Bugres, Cáceres e Cuiabá participam do curso.

Para o presidente da Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT, Jair Marques, a parceria com os municípios é para ampliar a capacidade de atendimento da agência. “Queremos que cada município tenha a orientação de um representante da Desenvolve MT para ajudar o empreendedor a acessar o crédito’’.

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O treinamento conta também com a participação de 10 prefeituras do interior dos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Poconé, Querência, Sapezal, Primavera do Leste e Campo Verde.

Serão cinco módulos online de treinamento entre teoria e prática, ministrado pelo analista de crédito da Desenvolve MT, Alysson José Silva Lopes Elias, com duração de quatro horas por meio de uma plataforma de ensino à distância.

Os participantes vão conhecer as linhas de crédito bem como o todo o processo de preenchimento de cadastro e documentos. Cada corresponde é treinando para dar suporte em todo o processo de solicitação de crédito facilitando assim o encaminhamento das propostas de crédito para a Desenvolve MT.

A Monica Ferreira Porto, do município de Barra do Garças, aproveitou a oportunidade para sanar as dúvidas sobre o financiamento e já pretende auxiliar os empreendedores da região. “Vamos atrás das empresas que não conseguiram crédito no primeiro momento, entender o motivo e voltar e pedir novamente a operação na Desenvolve MT’’.

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No final do curso, os correspondentes vão receber uma relação dos empreendedores de cada município que não conseguiram acessar o crédito da Desenvolve MT para auxiliá-los e tentar resolver a demanda, objetivo principal da parceria.

O próximo curso deve ocorrer no final do mês de setembro com novos parceiros.

Fonte: GOV MT

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Inscrições para cursos técnicos gratuitos são prorrogadas para 1° de setembro

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Os cursos são de Operador de Computador e Promotor de Vendas. As turmas de 50 alunos cada serão coordenadas pelas Escolas Técnicas do Estado (ETE) e na região Sul ainda há vagas disponíveis
Camila Paulino | Seciteci

Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária de 160 horas cada – Foto por: Camila Paulino – Seciteci

Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária de 160 horas cadaEncerram na próxima semana dia 1° de setembro (terça-feira), as inscrições para os cursos gratuitos de Operador de Computador e Promotor de Vendas, promovidos na modalidade de ensino à distância (EAD), pela a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que oferta 1.600 vagas. As inscrições podem ser feitas AQUI.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, explica que as turmas de 50 alunos cada, serão coordenadas pelas Escolas Técnicas do Estado (ETE) e que na região Sul ainda há vagas disponíveis.

“Algumas unidades já preencheram todas as vagas, mas por ser em formato EAD podemos remanejar os alunos. A ETE de Rondonópolis, por exemplo, ainda tem algumas vagas disponíveis, então os interessados aproveitem a oportunidade e já se inscrevam, para não perderem o prazo, que se encerrava dia 28 de agosto e agora prorrogamos para o dia 1º de setembro”, falou o gestor.

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O objetivo principal é capacitar o maior número de profissionais para o mercado de trabalho, diminuindo as desigualdades sociais e ampliando a geração de emprego e renda no Estado.

“No primeiro semestre oferecemos em parceria com o governo federal 650 vagas, que foram rapidamente preenchidas. Na ocasião, recebemos quase cinco mil inscrições e devido a essa grande demanda, nos reunimos com a equipe técnica e decidimos ampliar esse atendimento, agora com recursos próprios da Secretaria”, afirmou.

Os cursos, que são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária de 160 horas cada, serão ministrados em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, reforça que neste momento de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, os cursos EAD se tornaram ainda mais necessários para a qualificação profissional e a Secitec vai de encontro a esta demanda, ao beneficiar centenas de pessoas, por meio destes cursos profissionalizantes.

“A sociedade está se adequando aos novos formatos de convivência social e também de estudos, que inclusive, é uma excelente maneira de ocupar o tempo de forma produtiva. Neste contexto, o EAD se tornou fundamental para o processo de qualificação profissional” ressaltou.

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As ETE’s que vão coordenar os cursos são: Cuiabá (6 turmas, sendo 3 para cada curso), Sinop (4), Rondonópolis (10), Alta Floresta (2), Barra do Garças (2), Lucas do Rio Verde (2), Tangará da Serra (2) e Diamantino (2).

A Seciteci divulgará a lista com as matrículas deferidas no dia 2 de setembro. A previsão para o início das aulas é dia 8 de setembro. Os alunos receberão certificados após a conclusão do curso. O edital pode ser acessado AQUI.

 

 

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