conecte-se conosco


Sem categoria

A importância da amamentação para a boa formação da dentição de recém-nascidos, Dentista de Barra do Bugres fala sobre o assunto

Publicado

Que a amamentação ajuda na proteção do bebê contra as infecções e que o leite materno é o melhor alimento para ele você já sabia, mas e quanto à dentição dos recém-nascidos? 

Como esse alimento é recomendado exclusivamente para o bebê durante os primeiros seis meses de vida e o desmame ocorre por volta dos dois anos de idade, a amamentação se associa ao período de posicionamento da dentição e ao desenvolvimento da arcada dentária das crianças, sendo fundamental para esses processos.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, contendo todas as vitaminas e uma proporção adequada de carboidratos, proteínas e gorduras. Isso dá a ele o poder de prevenir o aparecimento de cáries quando comparado a outros alimentos.

A sucção que o bebê faz ao amamentar estimula o desenvolvimento dos ossos da maxila e mandíbula, que ainda não estão completamente formados no recém-nascido. Ao mamar, então, o bebê está incentivando o crescimento desses ossos, que vão, no futuro, receber os dentes.

O exercício de sucção trabalha a musculatura em volta de toda a boca do bebê. Isso significa que os músculos da língua, da bochecha e dos lábios estão se exercitando durante a mamada.

Veja Também:  Barra do Bugres promove a maior Feira de Matemática de Mato Grosso, Vídeo

Juntamente com o estímulo ósseo, isso garante o posicionamento dos dentes e a boa formação da dentição, que só se resolve completamente por volta dos dois anos de idade, época em que o desmame é recomendado.

A importância da amamentação também alcança a esfera da estética. Com o alinhamento correto dos dentes, o sorriso fica preservado sem a necessidade de correção com aparelhos ortodônticos.

Além da estética, a boa formação da dentição dos recém-nascidos, ajuda os dentes a cumprirem suas funções.

Isso significa que a trituração dos alimentos, a digestão, a fonação (a pronúncia correta das sílabas e das palavras), e até a postura da criança (prevenindo a ocorrência de desvios da coluna como a cifose, a lordose e a escoliose) serão favorecidas.

Enquanto mama, o bebê precisa aprender a manter a língua numa postura adequada para respirar simultaneamente pelo nariz, e com o desenvolvimento adequado da arcada e das estruturas ósseas, não há oclusões no caminho pelo qual o ar passa, facilitando a respiração nasal.

Drª Madalena fala sobre o assunto, confira:

Fonte do texto:tepe.com.b

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Secretaria de Saúde faz atendimento no PSF do Baixius em Barra do Bugres

Publicado

Crédito: Assessoria da Prefeitura

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Bugres, coordenada pela secretária, Carlene Souza, e acompanhada pelo vereador Izaltino Enedino Ferreira (PHS), realizou atendimento na Unidade Rural da comunidade Quilombola Baixius, durante toda esta quarta-feira, 13/05.

Os atendimentos médicos foram; avaliação clínica, vacinação contra a gripe H1N1, Pesagem do Bolsa Família e Atualização do Cartão, além das recomendações acerca do COVID-19. Na da data de ontem foram atendidas 50 pessoas.

Carlene salienta que o planejamento para atendimento nas Unidades Rurais é a cada 30 dias. “Estamos avaliando a possibilidade de encurtar esse prazo de atendimento em todas as unidades da Zona Rural”, finalizou.

Fonte: Assecom

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Para comemorar 25 anos do campus da Unemat em Barra do Bugres, será lançada a primeira edição da Revista Zeik
Continue lendo

Sem categoria

Politec publica edital de credenciamento de médicos legistas para o interior do Estado, Barra do Bugres na lista 

Publicado

Os profissionais que serão credenciados irão receber por modalidade de pagamento, ou seja, por serviço realizado.

Assessoria | Politec-MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (04.05), o edital complementar com a minuta do contrato de credenciamento de peritos oficiais médico legistas para dezessete municípios do interior do Estado.  Os profissionais que serão credenciados irão receber por modalidade de pagamento, ou seja, por serviço realizado.

No edital constam os documentos necessários para a inscrição e os valores para o pagamento dos serviços prestados pelos profissionais.

O perito médico legista realizará exame em vivos (lesão corporal e violência sexual, exames complementares quando solicitado e realização de necropsia) e exames requisitados pela autoridade policial, conforme condições e especificações e municípios constantes no Edital de credenciamento.

Os municípios nos quais haverá o credenciamento serão: Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Verde, Canarana, Colíder, Colniza, Cotriguaçu, Guiratinga, Juara, Mirassol D´Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Mutum, Paranatinga, Querência, Rosário Oeste, Sapezal e Vila Rica.

Veja Também:  Mesmo com queda no preço, gás de cozinha em MT ainda é o mais caro do país

DOWNLOAD 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana