conecte-se conosco


Política MT

ALMT vai ampliar programa de inclusão social por meio do trabalho

Publicado

Foto: Marcos Lopes

Por ocasião do Dia Internacional da Síndrome de Down – celebrado anualmente em 21 de março, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade -, a Assembleia Legislativa realizou breve confraternização para comemorar o sucesso do programa de inclusão social realizado pela Procuradoria-Geral da Casa em parceria com o Centro de Integração Escola Empresa (CIEE).

Participaram da confraternização – que também foi singela homenagem às estagiárias pioneiras do programa – os deputados Faissal Calil (PV) e Lúdio Cabral (PT), além dos secretários de Gestão de Pessoas, Elias Santos, e Comunicação Social, Rosimeire Felfili, e do procurador-geral da Casa, Ghregory Maia. A superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo, Mara Visnadi, que integra desde o início, a equipe que desenvolve o projeto, também participou. Na ocasião, Maia e Santos anunciaram que o programa deve ser ampliado este ano, por determinação da Mesa Diretora.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é a primeira instituição pública a receber pessoas com síndrome de Down em seu quadro de funcionários. Mato Grosso já influenciou outros estados e pelo menos três deles, pois São Paulo, Ceará e Pernambuco também instituíram o programa.

Veja Também:  Deputados devem votar em 2ª, o Projeto de Lei de empréstimo do governo do estado

O projeto possibilita a oferta de vagas de estágio para alunos com síndrome de Down regularmente matriculados no ensino médio e que tenham mais de 17 anos. O programa de estágio oferta bolsa de um salário mínimo mais o vale-transporte, para uma carga horária de 20 horas semanais.

CRESCIMENTO

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas. As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças e podem alcançar pleno desenvolvimento de suas capacidades pessoais e avançar com crescentes níveis de realização e autonomia.

Na ALMT, as estagiárias Marília Freitas de Lima e Karen Aline Peno, de 21 e 23 anos, respectivamente, chegaram em 2016 e hoje comemoram. “Estou muito feliz, amando a Assembleia Legislativa”, disse Marília, que complementou: “feliz e realizada, aprendi bastante, quero continuar trabalhando aqui”.

Karen Peno realiza suas atividades na Secretaria de Gestão de Pessoas e cumpre atividades como arquivamento de processos, atendimento de telefone e entrega de crachás aos servidores. Quando questionada sobre a interação com os colegas, deixa claro que, de fato, se sente incluída. “Quando cheguei foi muito bom, todo mundo teve atenção por mim, respeito e carinho. Agora me dão as mesmas tarefas que outras pessoas fazem, tratamento igual”, disse.

Veja Também:  Indicação leva Dnit a elaborar projeto de áreas de escape na BR-364

Já Marília Freitas presta serviço na Procuradoria-Geral, faz semelhantes tarefas e destaca o crescimento. “Faço arquivos e levo documentos para outros setores, aí conheço muita gente e todo muito aceita meu trabalho, eu aprendo muito”.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Vereador de Porto Estrela morre em grave acidente; filho está internado

Publicado

Portal da Politica MT

O vice-presidente da Câmara de Porto Estrela (a 198 km de Cuiabá), Denisson Brilhadori (DEM), morreu vítima de um acidente na noite deste sábado (6) na MT-343. Com ele estava a esposa e dois dos três filhos dele. Um dos filhos teve ferimentos e está internado em um hospital em Barra do Brugres (a 169km da Capital). Já o democrata, devido aos ferimentos, estava sendo transferido para Cuiabá, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no caminho.

Segundo o vereador Cristiano de Jesus Martins, 38 anos, a família estava retornando de Barra do Bugres, quando em uma curva a esposa do parlamentar, Eliane, que dirigia o Fiat Siena vermelho, perdeu o controle do carro. “Ela explicou que vinha um caminhão com a luz alta e, com isso, perdeu a visão e o controle do carro, saindo da pista. O carro capotou várias vezes. Ela e o outro filho estão bem”, detalhou.

O corpo de Denisson foi encaminhado para Tangará da Serra. De lá segue para a Câmara Municipal de Porto Estrela onde será velado. O enterro está previsto para a segunda (8) no cemitério da cidade. Bastante atuante Denisson era vereador de segundo mandado. No primeiro ele foi eleito presidente da Câmara. Na ultima eleição obteve 63 votos.

Veja Também:  Indicação leva Dnit a elaborar projeto de áreas de escape na BR-364

Fonte: Bárbara Sá

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Em evento com Bolsonaro, governador diz que MT preserva mais de 60% das áreas: ‘exemplo de sustentabilidade’

Publicado

Presidente e governadores assinam termo de cooperação para preservação do Araguaia — Foto: Gcom/MT

Durante evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), realizado neste quarta-feira (5), na região do Rio Araguaia, o governador Mauro Mendes (DEM) disse que o estado mantém mais de 60% das áreas preservadas.

No ocasião, foram feitos o lançamento e a assinatura do termo de cooperação técnica entre Mato Grosso e Goiás para a implantação o projeto “Juntos pelo Araguaia”, que, em parceria com produtores rurais da região, visa o desenvolvimento de ações de preservação do rio.

“Mato Grosso é o maior produtor de commodities do país. É o maior produtor de soja, milho, e tem o maior rebanho. E fazemos tudo isso com apenas 36% do território. Os outros 64% do território estão intactos. Isso é um exemplo que damos ao mundo, de que somos capazes de produzir e conservar”, citou.

Entre as ações previstas pelo projeto estão a reposição florestal, plantio de mudas nas margens e recuperação de áreas em toda a extensão do rio.

Os municípios de Mato Grosso inclusos no projeto fazem parte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia e são: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro, Barra do Garças.

Presidente diz que o Brasil está preocupado com a questão ambiental — Foto: Gcom/MT

Presidente diz que o Brasil está preocupado com a questão ambiental — Foto: Gcom/MT

O presidente declarou que ações como esta demonstram que a questão ambiental é importante e que é preciso desenvolver alternativas que possibilitem o desenvolvido mantendo a preservação do meio ambiente.

“Esse momento da revitalização da bacia Araguaia é um exemplo para o mundo de que somos preocupados com o meio ambiente. Porém, nossa primeira missão é não atrapalhar quem quer produzir”, afirmou.

Mauro Mendes reforçou ainda que é preciso construir uma nação rica e capaz de promover crescimento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana