conecte-se conosco


Mato Grosso

Alunos da Escola Técnica apresentam trabalhos de química para adolescentes do Creas

Publicado

A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, ligada à Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec), promoveu na semana passada uma visita para cerca de seis adolescentes que atualmente participam do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Secretaria Municipal de Promoção Social de Rondonópolis.

Na ocasião, eles conheceram as instalações da unidade escolar e assistiram apresentações de trabalhos dos alunos do curso técnico de Química do turno vespertino. Essa ação teve como objetivo fomentar nos adolescentes o desejo pela capacitação profissional, dar a eles a oportunidade de conhecer um dos cursos que estão sendo oferecidos na escola e de promover um contato deles com os alunos.

“Nossa intenção foi despertar nos adolescentes um sentimento para estudar e ser reconhecido pela sociedade. A educação pode promover esse pertencimento social. Eles puderam ver que aqui na cidade tem oportunidades deles terem uma qualificação profissional”, afirmou André Luiz Gusmão, Psicólogo do Creas que estava com o grupo juntamente com outros membros da equipe técnica. Eles realizam atividades socioeducativas com adolescentes que sofreram violação de direitos.

Veja Também:  Área de serviços essenciais segue líder de reclamações no Procon-MT

A visita dos adolescentes foi acompanhada pela direção, coordenação e professores da escola técnica. Onze alunos do curso técnico de Química apresentaram oito trabalhos com temas variados da área específica, tais como bactérias no mofo, quitina, biodegração, tratamento de água, propriedades curativas e etanol.  

Dos trabalhados apresentados, o funcionamento de pilhas foi o que mais despertou o interesse da adolescente Kamila, de 15 anos. “Eu gostei muito de saber sobre o que tem na pilha e faz que ela funcione. E gostei muito de conhecer a escola.” Esse tema também atraiu a atenção do Bruno, de 15 anos. “Foi muito bom saber que é possível fazer energia usando batatas. Nunca imaginei isso. Também gostei de ter ido na escola. Quem sabe um dia eu vou estudar lá.”

Para a professora responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos dos alunos do curso de Química, a visita contribuiu com a formação dos estudantes não só para o mercado de trabalho, como para o crescimento pessoal e da prática da cidadania. “Eles estudaram para fazer o trabalho, pesquisaram, produziram materiais e textos. E puderam partilhar todo o conhecimento com os adolescentes do Creas. A aprendizagem dessa forma fica mais significativa”, avaliou Anerlei Araújo dos Santos.

Veja Também:  Presidente da AMM diz que prefeituras de MT são prejudicadas com sistema de distribuição da arrecadação dos recursos no país

A explanação dos trabalhos foi desafiadora para os alunos de Química, pois eles estão mais acostumados a apresentarem para os colegas da sala. E dessa vez tiveram que palestrar para os adolescentes e equipe técnica do Creas. “Fiquei um pouco nervosa. Mas eu gostei muito de poder falar para eles, de contribuir ou até de plantar uma sementinha neles para ingressarem na área de cursos técnicos”, disse Vanderléya de Souza Teixeira. “É muito satisfatório partilhar conhecimentos. Foi muito bom mostrar para os adolescentes o que estamos aprendendo”, completou Sidney Castro Silva.  

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Parecis Superagro 2020 será lançado na próxima quarta-feira

Publicado

Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis apresenta programação e novidades do evento que ocorre de 31 de março a 3 de abril

Rural

Assessoria Rural

O Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis realiza na próxima quarta-feira, 4 de março, às 19h30, o lançamento oficial da Parecis SuperAgro 2020, que ocorre de 31 de março a 3 de abril neste ano. No evento, que será no Parque de Exposições Odenir Ortolan, serão apresentadas as novidades e os principais temas da feira – que está em sua 13ª edição e tem como tema “Novas Gerações, Novos Caminhos”.

Boa parte da programação já está fechada e praticamente 90% dos estandes foram vendidos. “Teremos os lançamentos de serviços e produtos do agro expostos e mantemos a tradição de debatermos um tema estratégico para o setor nos próximos anos. A sucessão familiar é fundamental porque já estamos na transição entre as gerações de produtores rurais aqui em Mato Grosso”, observa o presidente do sindicato rural, Antonio Brolio.

A programação começa no dia 31 de março (terça), com a abertura da feira comercial para visitação. Às 18h, ocorre o leilão beneficente da Associação Abrace Essa Causa, cuja receita será revertida para o Hospital do Câncer de Mato Grosso e para o Centro Hospitalar Parecis. Logo em seguida, às 19h, é realizado o Leilão oficial da Parecis SuperAgro 2020, pela Estância Bahia.

Veja Também:  Presidente da AMM diz que prefeituras de MT são prejudicadas com sistema de distribuição da arrecadação dos recursos no país

Na manhã de quarta (1º de abril), a solenidade de abertura do evento começa às 8h30 no auditório do Parque de Exposições, em um café da manhã. Às 10h, “Sucessão Familiar” será o tema da palestra com Jiro Nishimura, sucessor do fundador do grupo Jacto. À tarde, o debate sobre gestão no agronegócio continua, com uma mesa redonda reunindo Sandro Grespan, Paulo Assunção e Valtemir Carlin, a partir das 14h.

No dia 2 de abril, a Parecis SuperAgro promove o I Simpósio de Integação Lavoura-Pecuária, com palestras de Welton Cabral (Gesta Up), Flavio Wruck (Embrapa Agrossilvipastoril) e Miqueias Miquetti (Imea). O produtor rural Ricardo Arioli media um debate com os três palestrantes logo em seguida.

À tarde, a partir das 14h, a programação prevê um painel sobre os novos caminhos na comunicação do agro, com presença confirmada da agroinfluencer Camila Telles, que conduzirá um bate-papo com Amalia Barros, Thiago Boava, Douglas Henrique de Oliveira e Clovis Rezende de Souza Mendes. O dia finaliza com uma palestra da Aprosoja.

Veja Também:  PM apreende drogas e prende três suspeitos em Barra do Garças e Cuiabá

Na sexta (3), a Parecis SuperAgro 2020 prossegue com o simpósio a partir das 9h, com apresentação da Acrimat. Em seguida, palestram Marco Balsalobre (Belman) e Flavio Portela (Nutripura), com debate mediato pelo produtor rural Adolfo Petry. O escritor e palestrante Rossandro Klinjey encerra a feira, com sua palestra a partir das 14h, sobre “Os desafios da educação para a Sucessão Familiar”.

A previsão dos organizadores é reunir um público de aproximadamente 20 mil pessoas durante a Parecis SuperAgro 2020. Refletindo a diversidade produtiva do município, a programação e a exposição comercial terão atrativos para produtores de soja, milho, algodão, girassol, pulses e pecuaristas, entre outras cadeias produtivas. Mais em www.parecissuperagro.com.br.

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Carnaval de MT termina com 10 homicídios e criminalidade menor que no ano passado

Publicado

Em 2019, 12 assassinatos foram notificados. Roubos, furtos e tráfico de drogas também reduziu, segundo estatísticas

(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

Dez homicídios foram registrados em Mato Grosso durante o Carnaval, entre os dias 21 e 25 de fevereiro. Nenhum deles, contudo, em locais com festividades. Além disso, o número é menor que o registrado no ano passado. Em 2019, foram 12 assassinatos no mesmo período.

Além dos homicídios, o número de ocorrências de furto e roubos nos dias de folia caiu em até 17% neste ano, quando comparado ao mesmo período de 2019.

As ocorrências de roubo tiveram uma redução de 14%, com 130 casos neste Carnaval, contra 152 no ano anterior.

No caso dos furtos, foram 361 ocorrências contra 373 do ano passado, ou seja, uma redução de 3%.

Já as ocorrências envolvendo tráfico de drogas tiveram redução de 15%, totalizando 57 casos este ano, contra 67 em 2019.

O uso de drogas também apresentou redução de 13%, com 40 casos registrados neste ano. No ano passado, a polícia flagrou 46 ocorrências.

Veja Também:  Área de serviços essenciais segue líder de reclamações no Procon-MT

Os números foram comemorados pelo governo, principalmente porque, em relação ao ano passado, houve mais segurança nas festas em Mato Grosso. Os locais com aglomeração de pessoas para as festividades e agentes da Segurança Pública tiveram um aumento de 40%.

Ao todo, 35 locais de festividades em 25 municípios foram fiscalizados. O público estimado nesses pontos era de 260 mil pessoas.

Fonte: O Livre

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana