conecte-se conosco


Barra do Bugres

Autoridades trabalham novo levantamento das áreas de risco em Nova Olímpia

Publicado

Assessoria de Imprensa

Equipes da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso e do Departamento Nacional de Geologia estiveram em Nova Olímpia para fazer um novo levantamento das áreas de risco no município, que oferecem perigo à imóveis e à população. Na oportunidade, segundo o representante da Defesa Civil em Nova Olímpia, Valdeci dos Anjos (Bradook), vários pontos foram visitados, entre eles o mais crítico – o Córrego São João. “Em 2013 tivemos a contemplação do Município para fazer um estudo dos sinistros que ocorrem no solo de Nova Olímpia e aqui no Córrego São João foi um dos pontos críticos [levantados] (…) com residências muito próximas do canal. E agora tivemos o retorno da equipe para esse reestudo (…) levantando todas essas questões críticas e facilitando para os governos futuros alguns trabalhos de minimizar os fatos que ocorrem de alagamento, rompimento de solo, ao longo de todo córrego”.

“Estamos trabalhando, principalmente, para delimitar essas áreas e gerar um produto que seja compatível ao novo ordenamento territorial de Nova Olímpia. Esse produto vai ajudar muito os gestores do município a tomar decisões sobre ocupação de áreas impróprias para construção de residências ou utilização como áreas comerciais”, completa o pesquisador do Serviço Geológico do Brasil, Anderson de Souza, ao destacar que todo um trabalho de identificação dos setores dentro do município, de famílias que estão com residências ou comércios em área de risco foi realizado durante a visita.

Veja Também:  Detran e Polícia Civil iniciam operação para prensar 250 veículos

O objetivo, segundo o representante da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, Major Luiz Cláudio, além de mapear todas essas áreas de risco no município, é “posteriormente fazer a elaboração de um projeto para obras de resposta, para obras preventivas e trazer recursos e melhorias para os moradores de Nova Olímpia”. A visita dos representantes ocorreu no último dia 6 de junho.

Fabíola Tormes / Redação Diário da Serra

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres

Fórum de Barra do Bugres publica Edital Seletivo para Assistente Social e Psicólogo

Publicado

Fórum de Barra do Bugres publica Edital Seletivo para Assistente Social e Psicólogo
O Excelentíssimo Doutor Silvio Mendonça Ribeiro Filho, Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Barra do Bugres, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Provimento n. 6/2014/CM, de 07.03.2014, torna público, para ciência dos interessados, a abertura de processo seletivo com a finalidade de credenciar Pessoas Físicas nas áreas de Assistência Social e Psicologia, cujo procedimento obedecerá as regras estabelecidas neste edital.

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Polícia apreende 892 kg de pescado irregular em Barra do Bugres e Porto Estrela
Continue lendo

Barra do Bugres

Ações de fiscalização do CAU/MT continuam durante período de isolamento social entre elas Barra do Bugres

Publicado

As atividades de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso continuam em andamento, mesmo durante o período de isolamento social. A Gestão 2018-2020 entende que as ações não podem ser suspensas já que são indispensáveis na defesa da legalidade profissional, coibindo irregularidades e assim contribuindo para valorização da profissão e bem-estar da sociedade. O trabalho continua a ser desempenhado, mas considerando todas as precauções necessárias para garantir a segurança dos servidores e demais pessoas envolvidas.

Desde janeiro de 2020 o Conselho contabilizou 38 denúncias cadastradas, sendo 16 delas somente no período de isolamento social, e todas já foram devidamente analisadas. Foram realizadas impugnações de dois editais de licitação referentes ao cumprimento do salário mínimo profissional e inclusão da profissão arquiteto e urbanista em serviços para os quais ele tem habilitação técnica. Nesse ano o Conselho registrou um total de 537 documentos de fiscalização.

Nesse período em que se faz necessário o distanciamento social, o Conselho tem intensificação as fiscalizações em páginas na internet no intuito de identificar leigos exercendo a profissão de arquiteto e urbanista. Também estão sendo verificadas empresas que prestam serviços de arquitetura e urbanismo, assim como recém-formados e estudantes, que estão atuando sem possuir o devido registro no Conselho.

Veja Também:  Com apoio da Barralcool, IFMT e Unemat realizam ações de combate ao covid-19 em Tangará da Serra

No início desse ano foram intensificadas as ações de fiscalização in loco, de modo que 17 municípios foram visitados. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Sinop, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Cláudia, Marcelândia, Itaúba, Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã do Norte, Alta Floresta, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.

Em Cuiabá diversos bairros também foram fiscalizados, entre eles estão os bairros Quilombo, Duque de Caxias, Santa Rosa, Ribeirão da Ponte, Jardim Mariana, Goiabeiras, Jardim Cuiabá, Popular, Bosque da Saúde e Jardins das Américas. Todas essas ações foram possíveis devido a contratação de novos agentes de fiscalização por meio do concurso público nº 01/2019.

“O trabalho do Conselho é fundamental para garantir a sociedade serviços de arquitetura e urbanismo de qualidade, com a devida segurança, por serem prestados por profissionais habilitados com a devida formação acadêmica e qualificação técnica, em conformidade com as legislações vigentes”, declaro o Presidente do CAU/MT, André Nör.

Está previsto ainda para esse ano a abertura do escritório descentralizado do CAU/MT em Primavera do Leste. Esse novo espaço, com a convocação de mais um agente de fiscalização, permitirão intensificar a presença e ações do Conselho na região leste do Estado, abarcando municípios como Campo Verde, Rondonópolis, Paranatinga, Pedra Preta, Água Boa, entre outros.

Veja Também:  Polícia apreende 892 kg de pescado irregular em Barra do Bugres e Porto Estrela

Gestão 2018-2020

Nos dois primeiros anos de gestão o Conselho contabilizou 1.934 documentos de fiscalização emitidos, entre relatórios de fiscalização, notificações preventivas e autos de infrações. Foram 217 denúncias apuradas e 31 editais impugnados. Ao total 52 municípios foram fiscalizados nesse período, são eles: Água Boa, Alta Floresta, Apiacás, Araputanga, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Canarana, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Carlinda, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jangada, Jauru, Juara, Juruena, Lucas do Rio Verde, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Xavantina, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santa Terezinha São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Novo do Norte, Várzea Grande e Vila Rica

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana