conecte-se conosco


Barra do Bugres

Bombeiros barram promoção de tenente acusada de causar morte de aluno por tortura

Publicados

em

A tenente Izadora Ledur de Souza Dechamps teve sua promoção para o posto de capitã barrada pela Comissão de Promoção de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar.

A justificativa é de que ela não se enquadra aos critérios exigidos por estar envolvida na morte do soldado Rodrigo Patrício de Lima Claro, de 21 anos, durante treinamento na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

A decisão foi publicada no dia 24 deste mês, na ata do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

A ata que traz a exclusão do nome da oficial do Quadro de Acesso e Proposta de Promoção, explica que a ré não preenche o requisito “conceito moral” descrito no artigo 24, inciso 3°, da Lei 10.076 de 2014.

“O conceito moral é o conjunto de qualidade e atributos, caracterizados pela honra, dignidade, honestidade, e seriedade que o militar estadual deve possuir no desempenho de sua função e no convívio social”, diz trecho do documento do CMB.

Sendo assim, a comissão, por unanimidade, retirou a hipótese de Ledur receber o mérito, levando ainda em consideração o relatório da Corregedoria Geral do Corpo de Bombeiros e as certidões de antecedentes criminais apresentadas.

Veja Também:  A Prefeita Azenilda Pereira realizou na manhã de Terça-feira, dia 05 de julho, uma reunião estratégica para tratar sobre a Segurança Pública no Município. 

Ledur foi denunciada pelo Ministério Público Estadual (MPE) por excessos na função. A ação penal que corre contra ela na Justiça desde julho de 2017 chegou a provocar seu afastamento da corporação e a determinação para o uso de tornozeleira eletrônica. O julgamento sobre o caso não tem data marcada para ocorrer.

Relembre o caso Rodrigo era aluno do 16º Curso de Formação de Soldado Bombeiro do Estado de Mato Grosso e morreu no dia 15 de novembro. Ele passou mal durante aula prática de primeiros socorros aquáticos na Lagoa Trevisan em que a tenente atuava como instrutora.

De acordo com a denúncia do MPE, a vítima demonstrou dificuldades para desenvolver atividades como flutuação, nado livre e outros exercícios e diante da situação, a tenente utilizava de métodos abusivos nos treinamentos para puni-lo.

Depoimentos colhidos durante a investigação indicam que Rodrigo foi submetido a intenso sofrimento físico e mental.

“Os métodos abusivos praticados pela instrutora consistiram tanto de natureza física, por meio de caldos com afogamento, como de natureza mental utilizando ameaças de desligamento do curso”, diz a denúncia do MPE.

Veja Também:  Sicredi realiza live de educação financeira com participação da ACIBB

Fonte: Repórter MT

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

 Vereador Marivaldo assume Secretaria de Meio Ambiente e Turismo

Publicados

em

O vereador Marivaldo Magalhães (MDB) assumiu, na manhã desta segunda-feira, 07/11, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Barra do Bugres (Sedematur), no lugar do primeiro suplente do partido, João Sérgio Oenning.

A passagem de cargo, foi na manhã de hoje na presença dos colaboradores da pasta e a participação do secretário de administração, Carlos Pereira, representando a prefeita Azenilda Pereira (MDB) que está em Cuiabá participando de uma audiência.

João Sérgio Oenning disse que, durante os quase dois anos à frente da pasta, se sente com o dever cumprido durante sua gestão e sempre contou com o apoio irrestrito dos servidores da secretaria. “A partir de janeiro assumo a vaga de vereador e poder mostrar meus projetos naquela Casa de Leis.

Carlos Pereira afirma que a alternância na gestão é uma forma de valorizar os companheiros de partido. Carlos agradeceu o empenho do ex-secretário teve diante da pasta, dizendo que fez grande trabalho nos momentos mais difíceis da gestão. “Ele terá grandes e novos desafios assumindo a vaga na Câmara Municipal”, afirmou.

Veja Também:  Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco fala a população de Barra do Bugres e região

Para o novo secretário, assumir uma nova função pública é um novo desafio e nova missão preparada por Deus. Marivaldo ressalta que irá dar continuidade nos projetos de seu antecessor e pretende, juntamente com os servidores da pasta, promover um final de ano embelezando a cidade com enfeites natalinos e festa na virada de Ano.

Fonte: ASSECOM

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres

Vereador Júnior Chaveiro solicita e poços artesianos são perfurados nas comunidades Vão Grande.

Publicados

em

Um trabalho do vereador Júnior Chaveiro que já vinha sendo acompanhado desde o inicio de seu mandato, tornou-se realidade nos últimos dias.

Três poços artesianos foram perfurados nas comunidades Vão Grandes, Baixios, Morro Redondo e Camarinha, solicitação muito antiga dos moradores daquela região.

O primeiro deles foi na Comunidade Morro Redondo, onde os moradores acompanharam com muita expectativa a execução da obra. Para o presidente da associação, Elmo Bernardino da Silva, este foi um dia histórico, nossas vidas vai melhorar muito com essa conquista, agora é só aguardar a instalação da caixa e fazer os encanamentos e voltar a ter uma vida normal com água em nossas residências. As comunidades Baixios e Camarinha também foram contempladas.

Para o vereador é mais uma grande conquista, um trabalho desenvolvido junto ao deputado estadual Alan Kardec, que não mediu esforços e destinou emendas para que esta demanda dos poços artesianos torna-se realidade. “Estou sempre nessas comunidades e ver que podemos melhorar a vida deles é extremamente gratificante, muitas outras coisas ainda estão por vir, finalizou ele.

Veja Também:  Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco fala a população de Barra do Bugres e região

O deputado Alan Kardec também já destinou kits tecnológicos entre outras demandas para estas comunidades.     

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana