conecte-se conosco


Barra do Bugres

Cidadãos de Mato Grosso poderão emitir documento de identificação em cartórios

Publicado

Lígia Saito Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Foto: Alair Ribeiro  Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Ainda este ano, cidadãos de Mato Grosso poderão emitir o documento de identificação em cartórios e, além disso, as certidões de nascimento poderão ser emitidas já com o número do registro civil impresso no documento. Para que isso seja possível, a Corregedoria-Geral da Justiça está desenvolvendo, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg/MT), um termo de cooperação técnica que deverá ser assinado no próximo mês. Nesta sexta-feira (17 de janeiro), uma reunião com representantes dessas instituições foi realizada na Corregedoria para acertar os detalhes do novo termo.

Segundo explicou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva, o objetivo é dotar os cartórios de Mato Grosso, com apoio da Sesp e da Anoreg, de condições para a emissão de carteiras de identidade. “Com isso, você evita um monte de problemas, por exemplo, a distância, o custo e a dificuldade de acesso. Uma vez iniciado esse termo de cooperação técnica e nós comecemos a trabalhar, o cartório já poderá emitir a carteira de identidade para os adultos”, assinalou. A ideia é que seja desenvolvido inicialmente projeto-piloto em três cartórios do Estado, sendo que um deles já está definido: Nova Mutum.

Veja Também:  Empréstimos consignados têm regras mais rígidas a partir desta segunda-feira (01)

Já os recém-nascidos sairão com a certidão de nascimento contendo o número do RG. “Mais uma vez a gente conta com a boa vontade da Secretaria de Segurança que tem sido uma parceira de primeira na gestão do secretário Alexandre Bustamante. Tenho certeza que mais uma vez nós vamos juntar as nossas forças com o objetivo de dar ao cidadão de Mato Grosso o direito de usufruir a cidadania”, enfatizou.

De acordo com o secretário de Sesp, Alexandre Bustamante, a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sob a liderança do desembargador Luiz Ferreira, mais uma vez está na vanguarda, “no momento que chama a Anoreg e a Secretaria de Segurança Pública para disponibilizar nos 240 cartórios do Estado de Mato Grosso a possibilidade da expedição de carteira de identidade. É um ato de cidadania quando você consegue colocar 240 pontos de atendimento ao cidadão para que possa exercer a cidadania. Sob a coordenação do desembargador nós teremos condições de levar isso a cabo. A Secretaria está pronta para atender essa necessidade do cidadão”.

O diretor metropolitano de Identificação Técnica da Politec, Aílton Silva Machado, assinalou que será aumentada a capilaridade dos serviços ofertados pela instituição, facilitando o acesso ao serviço de identificação nos rincões de Mato Grosso. “A Politec tem capilaridade em todo o Estado, através de parceria com os municípios. Ocorre que em muitos municípios essa parceria é limitada. A demanda é muito maior pelo documento e os pontos de acesso ao cidadão ainda é restrito. Essa parceria visa esse aumento dos postos de atendimento e os cartórios serão, nesse momento, grandes parceiros do Estado. Agora, passamos para o ajuste do termo de cooperação para que essa medida entre num projeto-piloto e depois seja expandida para todas as outras comarcas”, afirmou.

Veja Também:  Tangará ultrapassa meta de vacinação contra gripe

Já a vice-presidente da Anoreg, Velenice Dias de Almeida e Lima, salientou que o dia a dia do cartório já é algo natural para os cidadãos mato-grossenses, que passarão a contar com mais um serviço a sua disposição. “Estou em Rosário Oeste desde 2007, quando assumi o primeiro concurso público, e lá há uma demora. As pessoas fazem o pedido na prefeitura, mas demora cerca de 90 dias para estar com o documento de identidade na mão. Com essa integração no cartório de forma eletrônica vai agilizar bastante para a população”, disse Velenice, registradora civil em Rosário Oeste e em Nova Mutum.

Também participaram da reunião a juíza auxiliar da CGJ, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva; Anete Ribeiro e Jeonathan Dias (Anoreg); o secretário-adjunto de Inteligência da Sesp, Wylton Massao Ohara; Renato Simões (Politec) e a diretora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) da CGJ, Nilcemeire Vilela.

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres

8º Ciretran e parceiro realizam campanha educativa par o carnaval em barra do Bugres

Publicado

8º Ciretran de Barra do Bugres, em parceria com Polícia Militar sob o comando do Major PM Sávio, PM Mirim e sociedade organizada, realizaram na última quinta-feira, uma campanha educativa, chamando a atenção para a conscientização de motoristas e pedestres no período do carnaval.

A Polícia Militar, informa que as ações preventivas, “ Blitz” vão se intensificar neste período, portanto caso queira divertir-se, leve um motorista reserva, pois as ações de verificação documental e uso do bafômetro estará acontecendo em diversas ruas e avenidas de nossa cidade

O Chefe da 8º Ciretran de Barra do Bugres, Robson Santos, um dos organizadores da Campanha, alerta os foliões e não foliões para a importância da conscientização, não somente neste período, onde os acidentes, tende a aumentar, mas da importância de andar sempre com a documentação regular e não ingerir bebidas alcoólicas, pois as penalidades são duras.

Durante o período carnavalesco as ações de todas as polícias estarão atentas durante a campanha com o objetivo principal de salvar vidas e evitar transtornos para a sociedade em geral.

Veja Também:  Motociclista Morre Ao Colidir Com Caminhão Dos Correios Estacionado Em Campo Novo Do Parecis

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres

Partido PSC se reuni em Barra do Bugres e acontece troca de presidência

Publicado

Aconteceu no dia 17 de fevereiro uma reunião do Partido PSC (Partido Social Cristão, na ocasião a DIRETORIA esteve reunida com alguns Filiados para realização da troca de Presidente.

A reunião foi dirigida pelo Sr. Vacni Alves, conhecido popularmente por Alves do Feirão do Queima, o qual por ser Presidente dirigiu a palavra e deu oportunidade de fala a cada um dos presentes e ao final anunciou a mudança de Presidente na qual Dr. Josué Alves Nascimento assumiu a Presidência do Partido juntamente com outros componentes.

Nessa reunião foi anunciado também que neste pleito o Partido terá pré – candidato a Prefeito, sendo ele o Presidente do Partido Dr. Josué Alves do Nascimento.

De acordo com informações esta é uma determinação da Diretoria Estadual do Partido PSC (Partido Social Cristão), mas em seu discurso o Pré- candidato declarou que os integrantes do Partido Municipal é quem vai decidir se o Partido terá ou não candidato próprio, mas que desde já está o seu nome disponibilizado para Pré – Candidato.

Veja Também:  Empréstimos consignados têm regras mais rígidas a partir desta segunda-feira (01)

Qualificações do Pre –  Candidato:  Graduado pela UNEMAT, Pós Graduado pela UNIP, Universidade Paulista em Direito Penal e Doutorando em Direito pela UK UNIVERSIDADE JHON QUENID DE BUENOS AIRES CAPITAL DA ARGENTINA, é advogado em nosso Município desde 2015 é membro  da Igreja Batista do Sétimo Dia, e apresentador do Programa Fé e Esperança na Rádio FM. 87.9.

Fonte:  Assessoria de comunicação do Partido

Fonte: Barra em Foco
Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana