conecte-se conosco


Barra do Bugres e Região

Com boa mentoria o Club se estabelece – Case de Sucesso na Criação do Rotary Club Satélite Barra do Bugres – Porto Estrela

Publicado

                        Em matéria anterior havíamos destacado que o Distrito 4440 havia ganhado mais uma estrela; e essa estrela começa a brilhar e fazer a diferença na comunidade de Porto Estrela.

Discussão antiga e recorrente em Rotary é o da manutenção e ampliação do quadro associativo e criação de novos clubes. Ressaltam os estudiosos do assunto que a nível global, nos últimos 20 anos, o Rotary se mantem em 1,2 milhões de associados; entram em torno de 200 mil novos associados mas igual número saem da instituição. Segundo eles não basta crescer o importante é manter esse  crescimento, o que é mais desafiador.

Pois bem, um clube recém criado tem que ser apoiado pelo seu padrinho, seu verdadeiro mentor. E é isso o que está acontecendo na região 6. Os companheiros do Rotary Club de Barra do Bugres (RCBB), mesmo em fim de gestão da atual diretoria, não medem esforços para auxiliar o afilhado, pois sabem que quem está iniciando precisa de apoio. Nosso Governador seguidamente fala que um clube sem projetos e ações sociais não tem porquê existir. Se assim for não será verdadeiramente um clube de rotarianos e sim  um clube social qualquer.

Veja Também:  PM prende 23 acusados de tráfico em seis municípios de Mato Grosso

Assim, se torna importante, que clubes padrinhos façam o que os companheiros do RCBB estão fazendo com o RCSBB-PE, e juntos encontrando soluções aos problemas locais. Só para dar uma idéia: em menos de uma semana de criação já possuem um plano de enfrentamento da Covid -19, com a doação de 500 máscaras, cestas básicas de alimentos a 30 famílias carentes cadastradas pela Prefeitura, colocação de totem com álcool gel no Posto de Saúde e Banco Ortopédico com 10 conjuntos de cadeiras de rodas. Além de todo apoio material, também estão recebendo formação e informação rotária, o que é fundamental aos neófitos rotarianos. O que é o Rotary? Como é funciona? Quais os deveres de um rotariano? Legislação rotária? E assim por diante.

Parabéns aos bravos companheiros do RCBB  pelo exemplo dado, que se fosse seguido pelos demais não teríamos em nosso quadro associativo baixas e sim teríamos fila de espera de cidadãos para ingressar na nossa instituição. O Rotary Conecta o mundo e já vislumbra outras oportunidades.

Veja Também:  Contas anuais do exercício de 2019 da Câmara Municipal de Porto Estrela tem parecer favorável do controle interno

Por: Gilmar Batista Marostega Associado do Rotary Club de Cáceres

Fotos

Fonte: Distrito 4440

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres

Grave acidente na MT 246 nas imediações da fazenda Primo em Barra do Bugres

Publicado

Um grave acidente aconteceu hoje por volta das 07h na MT 246 nas proximidades da Fazenda Primo Menegalli, envolvendo um veículo de pequeno porte.

As informações repassadas relatam que duas senhoras residentes da cidade de Tangará da Serra estavam em viagem para a capital e que na altura do trecho de grande reta daquela localidade da MT, o veículo ocupado por elas veio a perder a direção, saindo fora da pista no sentido contrário, vindo a cair sobre uma das valas deixadas pelas obras de pavimentação da via.

A polícia Militar e o serviço de resgate SAMU chegaram rapidamente no local e prestaram o atendimento às vítimas que foram encaminhadas ao pronto socorro municipal de Barra do Bugres. Uma das vítimas(passageira) sofreu fratura exposta no pé, escoriações e dores abdominais. A condutora do veículo sofreu lesões no rosto e dores pelo corpo.

Fonte: Barra Online / Acontece MT

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Tangará da Serra: Judiciário determina que prefeitura se manifesta em 48 horas sobre reabertura
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Porto Estrela ganha agência e projetos sociais do Sicredi

Publicado

Sicredi Sudoeste MT/PA inaugura a 1ª agência do município e a 36ª da cooperativa, levando produtos e serviços financeiros aos associados e programas sociais para toda a comunidade

Sicredi chega à cidade de Porto Estrela (a 191 km de Cuiabá) para mudar a realidade da pequena comunidade, de cerca de três mil habitantes. A cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA inaugura nesta segunda-feira (03.08) a primeira agência do município, em uma cerimônia simbólica. A cidade passa a ser incluída financeiramente, fazendo com que os moradores não precisem mais se deslocar até a cidade de Barra do Bugres, distante 41 km, para realizar suas operações financeiras.

Esta é a 38ª agência da cooperativa, que agora atua em 19 cidades de Mato Grosso e em outras 11 do Pará. Com uma agência em Porto Estrela, o comércio e os serviços locais serão beneficiados, pois a população poderá fazer suas operações financeiras na própria cidade, inclusive as compras, que antes eram feitas no município vizinho. Dessa forma, vai contribuir com o desenvolvimento econômico local.

A chegada do Sicredi à cidade não traz apenas benefícios econômicos. A área social também é contemplada e vários projetos da instituição começaram a ser desenvolvidos junto à comunidade. Um dos fatores que contribui para isso é o formato da nova agência, que não opera numerário em espécie – o que estimula a realização de negócios de outras formas, com uso de cartões e transações digitais.

Esse conceito beneficia diretamente a comunidade, como consequência dos investimentos realizados para a operacionalização da agência nesse formato. Entre eles está a disponibilização de wi-fi gratuito para a comunidade na Praça Central, para que os associados realizem suas operações financeiras pelo aplicativo do Sicredi, bem como use a internet para outras finalidades, como a educação. Nesse sentido, uma escola de informática está em fase de implantação, em parceria com a prefeitura.

Veja Também:  Governador Distrital do Rotary Club receberá o Título de Cidadão barra-bugrense

Outra frente social atendida inclui a educação. Também está em fase de implantação o Programa A União Faz a Vida, principal projeto de responsabilidade social do Sicredi, que beneficia alunos e educadores através de uma metodologia de ensino voltada para o desenvolvimento da cidadania e da cooperação, com a participação da comunidade. Os alunos passam a ser protagonistas do processo de aprendizagem, tornando o conhecimento mais prazeroso e envolvente.

A comunidade será beneficiada ainda por um programa que disponibiliza bicicletas para uso comum, o Use e Devolva. Além disso, serão oferecidas formações de Educação Financeira para quem tiver interesse. O presidente da cooperativa, Antonio Geraldo Wrobel, afirma que chegar ao município levando tantos benefícios é uma satisfação para a cooperativa e materializa sua missão, que é oferecer produtos e serviços financeiros e promover o desenvolvimento local. “É uma comunidade pequena, cujos moradores tinham que ir para a cidade vizinha para fazer suas operações financeiras e compras. Agora, economizarão tempo e dinheiro tendo uma agência na cidade, de uma instituição que também se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas”.

O diretor-executivo da cooperativa, João Coelho, acrescenta que ter uma agência também melhora a atratividade do município para os investidores, inclusive parceiros do Sicredi, que possuem convênios para implantação de energia solar, móveis e utensílios, empresas de agropecuária, fortalecendo a economia da região.

É justamente essa a consequência esperada pelo prefeito de Porto Estrela, Eugênio Pelachim. “Termos uma agência do Sicredi em nossa cidade vai facilitar a vida das pessoas, das empresas e dos agricultores familiares. Teremos acesso aos recursos para financiar a agricultura familiar. Os empresários terão crédito para suas empresas e os servidores públicos serão beneficiados, com a prefeitura podendo fazer o pagamento da folha através cooperativa. Todo mundo ganha”, comenta ao se dizer otimista com a perspectiva de crescimento da cidade.

Veja Também:  Umutinas fecham entrada para aldeia em Barra do Bugres

Diferenciais e impactos

A agência de Porto Estrela está localizada na avenida José Antônio de Faria, no Centro, e já entra em funcionamento oferecendo benefícios aos associados. Disponibiliza cartão sem anuidade para pessoas físicas e máquina de cartão sem o custo do aluguel para as empresas. As linhas de crédito consignado estão com taxas mais acessíveis.

Entre os benefícios econômicos esperados está o incremento das vendas do comércio local com meios alternativos de pagamentos, como as máquinas de cartões; aumento na arrecadação de impostos como consequência do aumento nas vendas e da abertura de uma instituição financeira como contribuinte de imposto sobre prestação de serviços; e a geração de empregos de forma direta e indireta.

Sobre a Cooperativa

A Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA tem 31 anos de fundação. É uma das 110 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Sua área de atuação abrange 97 municípios nos estados de Mato Grosso e no Pará. A sede administrativa fica em Tangará da Serra. São 36 agências, distribuídas em 30 cidades, que reúnem mais de 81 mil associados nesses dois estados.

As agências estão localizadas em Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Curvelândia, Denise, Glória d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Poconé, Porto Esperidião, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal, Tangará da Serra e Várzea Grande em Mato Grosso. No Pará está presente nos municípios de Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Tucumã , Xinguara, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Paragominas e Tomé-Açu.

Mábia Cristine – Assessora de Comunicação e Marketing

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana