conecte-se conosco


Barra do Bugres

Detran-MT capacita agentes para o combate à falsificação de documentos

Publicado

Resultado de imagem para Detran-MT capacita agentes para o combate à falsificação de documentosPelo menos 100 profissionais de segurança do Estado passam por capacitação sobre fiscalização e controle de fraudes em documentos de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A formação está sendo realizada desde segunda-feira (22.04) e continua nesta terça e quarta-feira (23 e 24.04), na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

O workshop tem parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá e Guarda Municipal de Várzea Grande.

O encontro busca alertar os profissionais sobre as irregularidades que ocorrem nas CNHs e, principalmente, nas fraudes em documentos veiculares, que tem ocorrido com frequência no Estado. O objetivo é capacitar os profissionais dos órgãos de segurança pública do Estado sobre os procedimentos de detecção de fraudes em documentos correlatos aos processos de veículos e de habilitação de condutores, além de fortalecer a ética profissional e a qualidade do serviço prestada a sociedade.

Veja Também:  Duplas classificadas para as Olímpiadas de Tóquio jogam em Cuiabá

A gerente da Escola Pública de Trânsito, Martinha Melgar, comentou que a capacitação é realizada pela terceira vez, como um projeto de aperfeiçoamento aos profissionais que lidam com situações de fraudes no dia-a-dia.

“Esperamos destes profissionais da área de segurança pública o conhecimento e a intensificação da fiscalização, assim como o recolhimento de documentos e veículos irregulares e ilícitos”, afirmou ela.

Dentre os temas abordados durante os três dias de curso estão segurança documental na CNH, documentação de veículos, sistema Detrannet, identificação de documentação adulterada, procedimentos criminais na apuração de fraudes em documentos e veículos, noções básicas de documentos cópia e vistoria e fiscalização de veículos adulterados.

O presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos, acredita que o curso vai fortalecer a segurança pública, trazendo avanços ao setor no Estado. “Hoje o foco é preparar esses profissionais da segurança para todas situações irregulares no trânsito e nas estradas”, pontuou.

Os palestrantes são o diretor de veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro, Marcio Godoy, da Politec, Arnon Mendes Osny da Polícia Judiciária Civil, Leonardo Ramos, da Policia Rodoviária Federal, e Ademar Schultz, da Fiscalização do Detran.

Veja Também:  De tocaia, polícia flagra traficante vendendo e escondendo droga em Tangará

Por odocumento

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres

Fórum de Barra do Bugres publica Edital Seletivo para Assistente Social e Psicólogo

Publicado

Fórum de Barra do Bugres publica Edital Seletivo para Assistente Social e Psicólogo
O Excelentíssimo Doutor Silvio Mendonça Ribeiro Filho, Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Barra do Bugres, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Provimento n. 6/2014/CM, de 07.03.2014, torna público, para ciência dos interessados, a abertura de processo seletivo com a finalidade de credenciar Pessoas Físicas nas áreas de Assistência Social e Psicologia, cujo procedimento obedecerá as regras estabelecidas neste edital.

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Veja Também:  De tocaia, polícia flagra traficante vendendo e escondendo droga em Tangará
Continue lendo

Barra do Bugres

Ações de fiscalização do CAU/MT continuam durante período de isolamento social entre elas Barra do Bugres

Publicado

As atividades de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso continuam em andamento, mesmo durante o período de isolamento social. A Gestão 2018-2020 entende que as ações não podem ser suspensas já que são indispensáveis na defesa da legalidade profissional, coibindo irregularidades e assim contribuindo para valorização da profissão e bem-estar da sociedade. O trabalho continua a ser desempenhado, mas considerando todas as precauções necessárias para garantir a segurança dos servidores e demais pessoas envolvidas.

Desde janeiro de 2020 o Conselho contabilizou 38 denúncias cadastradas, sendo 16 delas somente no período de isolamento social, e todas já foram devidamente analisadas. Foram realizadas impugnações de dois editais de licitação referentes ao cumprimento do salário mínimo profissional e inclusão da profissão arquiteto e urbanista em serviços para os quais ele tem habilitação técnica. Nesse ano o Conselho registrou um total de 537 documentos de fiscalização.

Nesse período em que se faz necessário o distanciamento social, o Conselho tem intensificação as fiscalizações em páginas na internet no intuito de identificar leigos exercendo a profissão de arquiteto e urbanista. Também estão sendo verificadas empresas que prestam serviços de arquitetura e urbanismo, assim como recém-formados e estudantes, que estão atuando sem possuir o devido registro no Conselho.

Veja Também:  Orientações técnicas da Empaer auxiliam na produção de 20 toneladas de melancia em Nova Olímpia

No início desse ano foram intensificadas as ações de fiscalização in loco, de modo que 17 municípios foram visitados. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Sinop, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Cláudia, Marcelândia, Itaúba, Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã do Norte, Alta Floresta, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.

Em Cuiabá diversos bairros também foram fiscalizados, entre eles estão os bairros Quilombo, Duque de Caxias, Santa Rosa, Ribeirão da Ponte, Jardim Mariana, Goiabeiras, Jardim Cuiabá, Popular, Bosque da Saúde e Jardins das Américas. Todas essas ações foram possíveis devido a contratação de novos agentes de fiscalização por meio do concurso público nº 01/2019.

“O trabalho do Conselho é fundamental para garantir a sociedade serviços de arquitetura e urbanismo de qualidade, com a devida segurança, por serem prestados por profissionais habilitados com a devida formação acadêmica e qualificação técnica, em conformidade com as legislações vigentes”, declaro o Presidente do CAU/MT, André Nör.

Está previsto ainda para esse ano a abertura do escritório descentralizado do CAU/MT em Primavera do Leste. Esse novo espaço, com a convocação de mais um agente de fiscalização, permitirão intensificar a presença e ações do Conselho na região leste do Estado, abarcando municípios como Campo Verde, Rondonópolis, Paranatinga, Pedra Preta, Água Boa, entre outros.

Veja Também:  Alunos do Rede Cidadã de Nova Olímpia e Cuiabá participaram de integração esportiva

Gestão 2018-2020

Nos dois primeiros anos de gestão o Conselho contabilizou 1.934 documentos de fiscalização emitidos, entre relatórios de fiscalização, notificações preventivas e autos de infrações. Foram 217 denúncias apuradas e 31 editais impugnados. Ao total 52 municípios foram fiscalizados nesse período, são eles: Água Boa, Alta Floresta, Apiacás, Araputanga, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Canarana, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Carlinda, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jangada, Jauru, Juara, Juruena, Lucas do Rio Verde, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Xavantina, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santa Terezinha São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Novo do Norte, Várzea Grande e Vila Rica

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana