conecte-se conosco


Barra do Bugres

Diagnósticos de tuberculose em Tangará da Serra são preocupantes

Publicado

Técnica de enfermagem e Enfermeira do setor de tuberculose

Apesar de ser uma doença considerada milenar, a tuberculose ainda é motivo de preocupação na saúde pública por se confundir com outras doenças mais comuns, como gripes e resfriados, o que pode tornar letal o diagnóstico tardio da patologia. Em Tangará da Serra o número é preocupante, sendo que somente neste ano dez pessoas estão em tratamento.

De acordo com enfermeira do setor de Tuberculose e Hanseníase do Município, Cristina Pereira, a estatística é considerada alta e serve como um alerta para população. “Considerando que cada caso pode contaminar de 10 a 15 pessoas por ano, a gente considera que é sim um índice alto”, afirmou a responsável, ao destacar que uma das barreiras em torno do assunto é o preconceito instalado na sociedade. “Pode ser que algumas pessoas não procurem o nosso setor para avaliação, mesmo com os sintomas, por medo das pessoas já acharem que ela está com tuberculose. A pulmonar, de 15 a 30 dias passados após o paciente iniciar o tratamento, a doença não é mais transmitida. Tem pacientes que não contam nem para a própria família e isso é ruim, porque a gente já poderia ir e fazer o bloqueio junto com os familiares e pessoas próximas”, alertou.

Veja Também:  Final de semana de muito glamour elege Miss e Mister 3ª Idade/2019

Segundo a técnica de enfermagem do setor de Tuberculose, Edna Maria, é importante que a população fique atenta a qualquer um dos sintomas para que possa promover o diagnóstico precoce através do exame de baciloscopia de escarro ou raio-x. “A tuberculose se pega por meio das secreções respiratórias. Doentes não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias ao tossir, falar ou respirar. Os sintomas são tosse por mais de três semanas, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço e mal estar”, alertou a profissional.

Por Rodrigo Soares / Redação DS 

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres

Conheça um pouco da história de Martinho Lemes de Moraes

Publicado

Dedinho de Prosa

No quadro “Dedinho de Prosa” desta semana, batemos um papo com seu Martinho Lemes de Moraes, que completa 83 anos de vida, no próximo dia 30 de janeiro.

Ele contou um pouco da sua historia, falou das dificuldades encontradas e da sua religiosidade.

Confira entrevista:

Comentários Facebook
Veja Também:  Jovem de 20 anos é atropelado na MT-480 e família faz apelo para identificar motorista que fugiu em Tangará
Continue lendo

Barra do Bugres

PM recupera 8 veículos em Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Lambari D’Oeste e Barra do Bugres

Publicado

Maricelle Lima Vieira | PMMT/Redação

– Foto por: PMMT

Policiais militares que atuam nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres de Lambari D’Oeste recuperaram entre sábado e domingo (25 e 26.01) oito veículos que tinham sido roubados.

Em Cuiabá, policiais da 6ª Companhia do Bosque da Saúde foram acionados para averiguar uma motocicleta que estaria estacionada de forma irregular. Quando chegaram no local, os militares consultaram a placa do veículo e constou queixa de roubo.

No bairro Terra Nova, a ocorrência também foi atendida por uma equipe do Bosque da Saúde. A denúncia apontava uma motocicleta XRE 300 amarela, que havia sido roubada minutos antes. Os policiais confirmaram a informação e entraram em contato com o proprietário, que esteve no local.

No bairro Ribeirão do Lipa, os policiais do 10º BPM foram informados do abandono de uma moto Honda Bros 160 preta. Na consulta foi encontrado registro de roubo do veículo. A proprietária esteve no local.

Em Rondonópolis, no bairro Jardim Guanabara, uma denúncia descrevia uma motocicleta Honda Biz, abandonada na rua. Na consulta, os agentes confirmaram registro de roubo.

Veja Também:  Vereadores recepcionam atleta de fisiculturismo de Nova Olímpia

Em Lambari D’Oeste, os militares foram informados do roubo de duas caminhonetes, uma Hillux branca e uma F-350 prata, por dois homens, que estariam armados com revólveres. Foi montado um cerco na rodovia MT-250, que dá acesso a cidade de Curvelândia. Os veículos passaram em alta velocidade e não pararam na barreira.

Durante o acompanhamento, o suspeito que conduzia a F-350 bateu em uma árvore. Na fuga, ele ainda atirou na direção dos policiais, porém, os agentes não foram atingidos. Diligências continuam na região em busca dos envolvidos e da segunda caminhonete.

Em Cáceres, dois veículos foram recuperados. O primeiro, um Renalt Uroch prata, no bairro Jardim Paraíso. A informação apontava que um homem teria estacionado o carro em uma rua movimentada e deixado a chave na ignição. Na consulta, foi constada rasura na numeração do chassis. Com o número correto, os policiais confirmaram queixa de roubo.

Ainda em Cáceres, no bairro Jardim Cidade Nova, uma equipe da Força Tática realizava ronda quando um homem correu para dentro de uma área de mata. Devido a atitude suspeita, os policiais percorreram o mesmo caminho quando localizaram a motocicleta Honda biz 125  prata, com queixa de furto. O suspeito não foi localizado.

Veja Também:  Nova Olímpia recebe dois veículos destinados para a Saúde

Em Barra do Bugres, na madrugada de domingo, por volta das 02h em abordagens na Ponte do Rio Paragua, durante a operação Rural II.

Um automóvel Toyota Corola foi recuperado pelos PMs, que ao efetuarem a checagem descobriram que o mesmo era produto de roubo na capital do estado.

Dois suspeitos que não tiveram as identidades divulgadas, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Barra do Bugres.

Serviço 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana