conecte-se conosco


Sem categoria

Dicas do Procon-MT para quem vai às compras esta semana das crianças

Publicado

Resultado de imagem para Dicas do Procon-MT para quem vai às compras esta semana das crianças

O dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro e deve ser aproveitado bem de perto com o pequeno que a gente gosta. Pode ser filho, afilhado, sobrinho, neto, o que vale é se divertir. E para garantir que a diversão aconteça, o Procon-MT dá dicas para que nós possamos consumir com consciência e responsabilidade. Dessa forma muitos sorrisos virão, não só neste sábado.

Todos os brinquedos destinados a crianças de até 14 anos, nacionais ou importados, devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O selo do Inmetro é a garantia de que o produto foi testado e é adequado para a faixa etária indicada na embalagem. Ainda sobre a idade, é importante observar a indicação do brinquedo, especialmente para crianças muito novas ou bebês.

Alguns produtos podem conter pequenas peças que colocam em risco a saúde e a segurança da criança. Engasgamento, intoxicação, queimaduras e cortes podem ser evitados seguindo a recomendação do fabricante. Por isso, verifique se na embalagem ou etiqueta há instruções de uso e dados sobre o fabricante e importador, sempre em português.

Veja Também:  Idoso de 67 anos é preso por tentar aplicar golpe com cheque falso de R$ 42 mil em MT

A concorrência comercial resulta em promoções, aproveite para pesquisar e comprar na loja que oferece as melhores condições. O ideal, lembra a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz, é se planejar para não comprometer a programação financeira, evitando assim o endividamento. “Se optar por ir às compras junto com a criança, a dica é combinar previamente um valor máximo para a despesa”.

E atenção aos produtos falsificados. Tintas e materiais tóxicos, bordas cortantes e ruídos acima do permitido são alguns dos problemas encontrados em produtos contrabandeados, que colocam em risco a saúde das crianças. “O comércio formal garante a procedência do produto e que todas as informações prestadas na embalagem são verdadeiras. Portanto, exija sempre a nota fiscal, pois é ela que comprova a relação de consumo”.

Com a nota o consumidor tem prazo de garantia para reclamar de defeitos na fabricação, sendo 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem com seu uso, como alimentos) e 90 dias para os bens duráveis (que tem consumo prolongado, como os brinquedos).

Veja Também:  Prefeitura e SENAR realizam mutirão em distrito de Barra do Bugres

“E lembre-se, o Dia das Crianças é muito mais que brinquedo. Dar a presença talvez seja o maior presente”.

Por: Gazeta FM Tangará

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Cão desaparecido no Bairro Maracanã

Publicado

Desapareceu na noite de ontem, no Bairro Maracanã, um cachorro de porte médio. Foi visto pela última vez, nas imediações da Av. das Nações. A Proprietária está muito abalada com seu desaparecimento. Qualquer informação ligue (65) 99935 3578

Comentários Facebook
Veja Também:  Barralcool realiza início da 36ª Safra com Celebração Ecumênica
Continue lendo

Sem categoria

Sicredi tira marca da camiseta do Operário após contratação do goleiro Bruno

Publicado

O Sicredi segue apoiando financeiramente o Mato-grossense 2020

Allan Pereira / RD News 

A Cooperativa Sicredi exigiu que a marca da empresa não seja utilizada pelo Clube Esportivo Operário Várzea-grandense durante o campeonato estadual deste ano. A decisão leva em consideração a contratação do goleiro Bruno Fernandes, de 35 anos, condenado a mais de 20 anos de prisão pelo sequestro, homicídio e ocultação de cadáver da ex-namorada Elizia Samudio, em 2010.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cooperativa. O Sicredi segue apoiando financeiramente a Federação Mato-Grossense de Futebol e o campeonato de 2020.

Bruno tem que esperar aval da Justiça de Minas Gerais para vir para Várzea Grande. Só depois disso é que ele será apresentado ao time. A contratação do goleiro no Boa Esporte, em 2017, um dos times pelo qual jogou após passar a cumprir pena em regime semiaberto, fez com que o clube perdesse quatro patrocinadores, segundo reportagem do Globo Esporte.

Protesto contra a contratação – Um grupo de mulheres chamado “Bloco das Meninas” também irá protestar, na noite desta terça, 21, na Arena Pantanal. O local, no entanto, pode ser alterado, já que as manifestantes souberam que o Operário vai organizar um evento no Estádio Dito Souza, em Várzea Grande, no mesmo horário.

Veja Também:  Atletas de tangará e sapezal se destacam no open de tênis

O protesto receberá apoio também do Núcleo Feminino da Força Jovem Operário, que já se manifestou contra a contratação. Em nota, afirma que “aceitar a contratação dele de forma tranquila é naturalizar e ser conivente com as opressões que lutamos. Nós, mulheres que frequentamos a arquibancada que lidamos diariamente com o machismo dentro dos estádios e torcidas não podemos aceitar de forma natural”.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso, que já se posicionou contra a contratação por meio de nota, também vai participar.

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana