conecte-se conosco


Sem categoria

Especialista recomenda 7 hábitos diários para combater o estresse

Publicado

Saiba quais são as atitudes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e depressão

Tremores, aumento da pressão arterial, insônia, dor de cabeça, irritabilidade e aceleração do ritmo cardíaco. Esses são alguns dos sintomas mais frequentes de um episódio de estresse, problema que afeta mais de 90% da população no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Dia Mundial de Combate ao Estresse, celebrado nesta quarta-feira (23), a psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo Rita Calegari reforça a importância de inserir hábitos mais saudáveis na rotina diária para evitar problemas graves, como doenças cardiovasculares e depressão, entre outros transtornos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estresse é um dos responsáveis por mais de 130 milhões de infartos no Brasil.

“Apesar de ser uma resposta natural do corpo diante de uma situação de perigo ou de tensão, a manutenção desse estado por longos períodos pode causar danos sérios à saúde, à produtividade e, consequentemente, à qualidade de vida das pessoas”, alerta a especialista.

Como evitar o estresse?

Segundo Rita, é aí que está o problema. “Atualmente, com os estímulos da vida moderna e a rotina acelerada, é muito difícil conseguir escapar de situações que nos deixam estressados”, frisa.

O que as pessoas podem fazer, de acordo com a especialista do Hospital São Camilo, é avaliar o que pode ser modificado em suas rotinas para reduzir o estresse e fortalecer seu organismo para enfrentar as situações estressoras que não podem ser alteradas.

A seguir, a psicóloga destaca sete hábitos simples que ajudam a combater o estresse:

Se afaste quando sentir raiva

Segundo Rita, sentir raiva é normal, mas a frequência dessa emoção pode ser um sintoma negativo. Podemos evitar que ela atinja picos e que nos coloquem em níveis elevados de estresse, mudando o cenário quando isso acontecer. “Saia de perto da situação ou da pessoa que despertou esse sentimento em você, tente respirar profundamente algumas vezes e refletir com empatia sobre o que causou esse sentimento. Se possível, retorne só quando se sentir mais calmo”, sugere.

Veja Também:  Comissão 'SOS MT-343' recebe apoio do Deputado Dr. João

Faça momentos de silêncio

A especialista comenta que, sobretudo para quem vive nas áreas urbanas, o barulho pode ser um gatilho para o estresse. “O som dos carros, máquinas e equipamentos eletrônicos, entre outros, que mal percebemos no nosso dia-a-dia, nos mantêm em alerta permanente, a ponto que fica difícil relaxar”, frisa.

A dica neste caso é reservar alguns minutos para ficar em silêncio. “Feche os olhos, sente-se em uma posição confortável, longe de qualquer barulho e concentre-se apenas na sua respiração, antes de retomar as tarefas diárias. E tente conter os ruídos que surgirão de dentro de sua mente: os pensamentos”, destaca Rita.

Presenteie-se com pequenos prazeres

A psicóloga reforça que, diante de uma rotina exaustiva, uma dica para aliviar o estresse é fazer algo que desperte sensações de prazer e relaxamento. “Receber uma massagem de 15 minutos, almoçar com uma boa companhia, se permitir um mimo, uma sobremesa especial ou um cineminha no meio da semana são atividades simples, porém, com a consciência de que são intencionalmente gestos de autocuidado, podem contribuir com a nossa saúde mental”, ressalta.

Repense a regra do “agora”

Avalie suas atividades e responsabilidades diárias e pense: tudo precisa ser resolvido agora? A especialista do Hospital São Camilo lembra que é saudável estabelecer prioridades na realização das tarefas, sejam elas pessoais ou profissionais. A recomendação é avaliar o que é necessário e o que é desejável. “Negocie prazos possíveis, que você consiga atender com qualidade ou deixe claro o impacto da pressa na sua entrega. Sem pelo menos a tentativa de negociar acerca das expectativas dos outros e de si mesmo, as chances de desenvolver um quadro de estresse aumentam”.

Veja Também:  Unemat de Tangará da Serra estuda prejuízos causados por queixadas nas lavouras de milho e soja

Valorize ambientes saudáveis para o trabalho

Se o seu trabalho é entendido como a sua fonte de sofrimento, a profissional recomenda fazer uma sincera avaliação dos motivos pelos quais você continua nele. “A crise econômica e a falta de emprego não devem tirar a expectativa das pessoas de procurar um ambiente profissional melhor para elas”, diz Rita, fazendo referência à Síndrome de Burnout, que atinge mais de 30% dos brasileiros segundo dados da International Stress Management Association (Isma). “Especialmente, porque as empresas já estão atentas a necessidade de desenvolver boas políticas internas de RH para reter os seus talentos”, lembra a psicóloga.

Peça ajuda

“Nós somos seres coletivos, não precisamos fazer tudo sozinhos”, afirma. Ela explica que o hábito de pedir ajuda reduz a pressão e traz sensações de conforto, o que aumenta o bem-estar. Para quase todas as situações de crise intensas (doenças, mortes, separações, acidentes entre outras) a rede de apoio de uma pessoa é fator decisivo na sua superação. O mesmo ocorre para as situações de estresse diária. Ao nos isolarmos, além de perder a perspectiva do nosso sofrimento (possivelmente intensificando-o) impedimos que o fluxo de amor, de atenção, de solidariedade das pessoas nos atinja, contagiando-nos positivamente.

Pratique atividades físicas e ou artísticas

O nosso cérebro é estimulado em áreas diferentes quando estamos praticando esportes ou realizando atividades artísticas. Essa mudança na estimulação de hemisfério cerebral, pode produzir efeitos positivos para reduzir o estresse. Portanto, a psicóloga do Hospital São Camilo recomenda caminhar ou praticar esportes (que também libera endorfinas) e cantar, dançar, fotografar, cozinhar ou pintar. “Descubra o seu talento e explore coisas que goste de fazer”, finaliza.

Rede de Hospitais São Camilo

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Assembleia entrega Certificados de Responsabilidade Social, Usina Barralcool em Barra do Bugres é contemplada

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou sessão solene para entrega dos Certificados de Responsabilidade Social na noite desta quinta (14). Esta é a 14ª edição da concessão do selo criado pela Assembleia Legislativa em 2002, por meio da Lei nº 7.687.

Cinquenta e cinco empresas, associações e cooperativas, da capital e do interior, foram aprovadas para receber o certificado. O coordenador da Comissão Mista de Responsabilidade Social de Mato Grosso, Sérgio Ricardo Inui (Fiemt), explica que para serem certificadas, as instituições tiveram de enviar um relatório social dentro do prazo estabelecido em edital para então ser verificado se as ações presentes no balanço realmente são realizadas e se as empresas cumprem todos os requisitos exigidos.

No balanço social, são apresentadas informações que dizem respeito à qualidade das relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, além da forma de interação com a comunidade e a relação com o meio ambiente.

“As empresas fazem um sem número de atividades. Algumas na área educacional dos funcionários, das suas comunidades. Temos diversos exemplos disso tanto aqui, como em Barra do Garças, Tangará da Serra, em diversos municípios, que a empresa investe principalmente em educação. É uma coisa que ela não precisaria fazer, mas elas fazem além de suas obrigações sociais”, ilustra Sérgio Ricardo Inui.

Instalada em Barra do Bugres, a Usina Barralcool é um exemplo disso. Certificada pela 11ª vez, a instituição oferece aulas de música. “O projeto Doce Vida tem 500 alunos mantidos pela empresa, com alimentação, material escolar. São alunos de 8 a 15 anos, pegamos as pessoas mais humildes da cidade. Nos sentimos muito satisfeitos”, explica o diretor-presidente da empresa, Agostinho Sansão.

Para o diretor da Imagens Medicina Diagnóstica Ltda José Geraldo Favalesso, receber o selo pela 2ª vez é uma grande honra. “Nós temos na nossa empresa postos de coleta de alimentos, roupas e outros utensílios que vão para a população que precisa. Nós também atendemos [em mutirões], fazendo exames de algumas especialidades em todos os bairros de Cuiabá e Várzea Grande”, conta Favalesso.

A sessão solene foi presidida pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) e pelo deputado Wilson Santos (PSDB). “É uma importância muito grande nós valorizarmos essas empresas. A responsabilidade social é a empresa não visar só lucro, mas também ter responsabilidade com o meio ambiente, com as pessoas que vivem em sua comunidade. Essas empresas vêm contribuindo para termos uma sociedade mais justa e mais humana para todos”, destacou Eduardo Botelho.

Veja Também:  Prefeitura realiza reforma em Posto de Saúde que atende seis bairros

Veja abaixo as instituições contempladas na 14º Edição do Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso:

1 – Associação União de Saúde e Vida de Tangará da Serra – MT Tangará da Serra

2 – Biopar Produção de Biodiesel Parecis Ltda Nova Brasilândia

3 – Condomínio Civil Pantanal Shopping Cuiabá

4 – Instituto Vale do Sepotuba de Responsabilidade Social – Pró Vale Tangará da Serra

5 – Parecis Serviços Funerários EIRELI Tangara da Serra

6 – Sociedade Medica Vida & Saúde Tangará da Serra

7 – Via Fértil Produtos Agropecuários Ltda Sapezal

8 – Associação Espirita Wantuil de Freitas Cuiabá

9 – Clinemat Nefrológica de Mato Grosso Ltda Cuiabá

10 – Imagens Medicina Diagnostica Ltda Cuiabá

11 – Instituto Diagnostico em Anatomia Patologica Sociedade Medica Doyon Medicina

Laboratorial Tangará da Serra

12 – Serviço Social do Comércio – Sesc Pantanal Várzea Grande

13 – Açobett Industria Metálica e Comércio Ltda Cuiabá

14 – Médicos Associados Sociedade Médica Hospital e Maternidade Santa Angela

Tangará da Serra

15 – Sociedade Hípica Cuiabana Cuiabá

16 – Univida Plano de Auxilio Funeral Eireli Nova razão Univida Plano de Assistência Funerária

Tangará da Serra

17 – Rodricouros Indústria e Comercio de Couros Eireli Várzea Grande

18 – Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores – AMAD Varzea Grande

19 – Associação Matogrossense de Combate ao Câncer Hospital do Câncer de Mato Grosso

Cuiabá

20 – Caramuru Alimentos S.A. Sorriso

21 – Fundação André e Lucia Maggi Cuiabá

22 – Instituto Assistencial de Desenvolvimento – IAD Cuiabá

23 – Instituto Unificado de Educação e Pesquisa – UNIDEP Nova Lacerda

24 – Plastibras Indústria e Comércio Ltda Cuiabá

25 – SENAC AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração Regional do

Mato Grosso Cuiabá

26 – IROMAT – Instituto dos Rodoviários do Estado de Mato Grosso Cuiabá

Veja Também:  Iara dos Santos é contemplada com o quinto prêmio da Abelhinha da Sorte em Barra do Bugres

27 – APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso Cuiabá

28 – Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso –

APDM-MT Cuiabá

29 – Data Med Ltda – Medicina Diagnóstica Doyon Tangara da Serra

30 – FAMATO – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso Cuiabá

31 – Hospital Santa Rosa – Hospital de Medicina Especializada Ltda Cuiabá

32 – Instituto Canopus – IC Cuiabá

33 – Inviolável Tangara Ltda Tangara da Serra

34 – Minerva Processamento de Dados Contábeis Ltda Mudança razão social: Minerva Serviços

de Contabilidade Tangara da Serra

35 – Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária Quadro de Cuiabá – MT Cuiabá

36 – Áster Máquinas e Soluções Integradas Ltda Tangará da Serra

37 – Instituto Desportivo da Criança Cuiabá

38 – Senar AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional do Mato

Grosso Cuiabá

39 – Usina Barralcool S/A Barra do Bugres

40 – Vitória Régia Água Mineral Ltda Puríssima Água Mineral Natural Dom Aquino

41 – Açofer Indústria Comércio Ltda Cuiabá

42 – Agro Amazônia Produtos Agropecuários S.A. Cuiabá

43 – BPW Cuiabá – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais Cuiabá

44 – CRC-MT – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso Cuiabá

45 – SENAI / MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Cuiabá

46 – SESC / MT – Serviço Social do Comércio Cuiabá

47 – SESI – MT – Serviço Social da Indústria de Mato Grosso Cuiabá

48 – AMAGGI Rondonópolis e Cuiabá

49 – Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato grosso S.A. Cuiabá

50 – Grupo Cometa Motos Mato Grosso Ltda Cáceres

51 – O Boticário Matos Comércio de Perfumes e Cosméticos Ltda Cuiabá

52 – Refrigerantes Marajá S/A Várzea Grande

53 – Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico Cuiabá

54 – Unimed Vale do Sepotuba Cooperativa de Trabalho Médico Tangara da Serra

55 – Usinas Itamarati S/A Nova Olímpia.

Por cenariomt

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

UNEMAT abre seletivo para Campus Universitário de Barra do Bugres

Publicado

A Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), através do Edital N° 039/2019, abriu inscrições de processo seletivo no âmbito do Campus Universitário de Barra do Bugres. O objetivo é formar cadastro reserva de Professor para atuar na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas.

O certame é na área de Interdisciplinar (Metodologia Científica), devendo o interessado possuir Graduação em qualquer área do conhecimento.

As inscrições devem ser efetivadas através do http://seletivos.unemat.br/, com prazo final marcado para 27 de novembro de 2019. A inscrição é gratuita.

Este Processo Seletivo Simplificado contará com três etapas de seleção: Avaliação de Inscrição, Prova de Desempenho Didático e Avaliação de Títulos. A data de 06/12/2019 é reservada para divulgação do local de realização da Prova de Desempenho Didático,
ordem de apresentação dos candidatos e tema sorteado. A aplicação da prova ocorrerá no dia 09/12/2019. O resultado final deve ser lançado no dia 13/12/2019.

É responsabilidade do candidato conferir a íntegra do edital e acompanhar possíveis mudanças nas datas e demais itens do edital de abertura.

Veja Também:  Prefeitura realiza reforma em Posto de Saúde que atende seis bairros

O edital tem prazo de validade de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período à critério da administração. edital processo seletivo UNEMAT Barra do Bugres

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana