conecte-se conosco


Sem categoria

João Nicolau Petroni pode dar nome a trecho da rodovia MT-246 entre Jangada e Barra do Bugres

Publicado

Foto: Helder Faria

O estadual deputado Paulo Araújo (PP) apresentou o Projeto de Lei n° 1102/19, que denomina João Nicolau Petroni a rodovia MT-246, no trecho compreendido entre os municípios de Jangada e Barra do Bugres (distante 164 km de Cuiabá).  O autor do projeto disse que se trata de um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo agraciado, ao longo de sua vida, e que resultou em melhorias para o estado. Petroni chegou a Barra do Bugres em 1980, participou da fundação da Barralcool, sendo eleito diretor-presidente da empresa até este ano. O empresário faleceu no dia 17 de agosto de 2019.

O parlamentar lembrou que João Nicolau Petroni foi fundador e primeiro presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool-MT) por 17 anos. “Um homem respeitado nacionalmente pelo seu trabalho incansável em prol do desenvolvimento do setor sucroenergético. Ele foi fundador do Sindalcool-MT e da Barralcool, ajudando no crescimento do estado”, citou.

Petroni também assumiu os cargos de diretor no período de (1988 a 1994) e de vice-presidente no período de (1994 a 2003) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), entre outras iniciativas. “Era incansável na luta pela melhoria da atividade sucroalcooleira, lembrou o deputado”.

A proposta apresentada pelo parlamentar está respaldada por uma solicitação do  presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira. Ele destacou que “a homenagem consolida o reconhecimento dos profissionais da indústria e da diretoria da Fiemt a um homem que muito fez pelo estado de Mato Grosso”, ressaltou o presidente.

Veja Também:  Quadrilha pousa com 400 kg de cocaína em avião e é presa ao tentar transportar droga em barco

Na avaliação de Oliveira, “os mato-grossenses ainda colherão, por muitos anos, os frutos dos trabalhos desempenhados por ele. João Petroni, um visionário, um empreendedor que abriu muitos caminhos, batalhou pelo desenvolvimento social e econômico. Por isso, nada mais justo que, a partir de agora, o caminho que dá acesso à cidade leve o nome dele. É um simbolismo poderoso e adequado”, concluiu o presidente da Fiemt.

Para o prefeito de Barra do Bugres, Raimundo Nonato (PSB), o projeto de lei apresentado pelo deputado Paulo Araújo é iniciativa muito importante e merecida. “João Nicolau Petroni fez muito pelo município de Barra do Bugres, contribuindo não somente para o desenvolvimento da cidade, mas do estado de Mato Grosso, sem dúvida uma justa homenagem”, pontuou o prefeito.

História – Nascido e criado na roça, em Birigui (SP), João Nicolau Petroni desde muito cedo teve que ajudar os pais na lavoura de café que possuíam. Essa necessidade o fez abandonar a escola antes de iniciar o segundo ano. Em 1943, já morando em um sítio na localidade de Murutinga, distrito de Andradina, a família constrói um pequeno engenho de rapadura. O menino de 12 anos não poderia imaginar o quanto a experiência de transformar a cana-de-açúcar seria decisiva no futuro dele. Pouco depois, junto do irmão Reinaldo, assume os negócios da família e passam a investir em pecuária.

Em 1969, mudou-se para Cuiabá, iniciando suas atividades empresariais em Mato Grosso, com a criação de gado. Sem abandonar a pecuária, João Nicolau Petroni viria a se tonar um dos grandes expoentes da região, com a criação da Usina Barralcool e o cultivo da cana-de-açúcar. Em 1980, João Nicolau Petroni participa da fundação da Barralcool, sendo eleito diretor-presidente da empresa. Com uma atuação diferenciada, foi responsável pela manutenção da empresa mesmo em períodos de crise, quando na década de 90, várias usinas fecharam as portas.

Veja Também:  Sicredi está entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil

Visionário, decidiu distribuir os lucros da empresa aos associados em forma de insumos, para incentivar o plantio e garantir a matéria-prima, o que era essencial para a competitividade dos negócios. Também foi um dos responsáveis por fazer da Barralcool a primeira exportadora para o mercado andino, pioneira, também no aproveitamento do bagaço de cana para geração de energia, cujo excedente passou a abastecer a cidade de Barra do Bugres. A produção da usina marcou um divisor histórico na economia e no desenvolvimento social da cidade.

Sua preocupação com os funcionários e comunidade sempre foi um dos diferenciais da empresa, que tem entre as preocupações, doar o material escolar para os filhos dos trabalhadores, como forma de incentivo aos estudos. Há 12 anos, a Barralcool mantém o projeto Doce Vida, que atende 200 crianças e adolescentes (em contraturno escolar) matriculadas; e oferece em torno de 16 oficinas, atendendo nesse sistema mais 480 frequentadores. Tem como objetivo fortalecer as relações familiares, construir laços de amor com a arte, o esporte, a culinária e a leitura, vislumbrando perspectivas futuras.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Secretaria de Agricultura faz manutenção em propriedades de assentamentos

Publicado

Foto Por: Marcos Parada

A Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, continua com os trabalhos de manutenção e atendimento às necessidades urgentes da agricultura familiar no município.

Desta vez, a equipe se encontra no assentamento Antônio Conselheiro, mais especificamente dentro das propriedades e, nestas, os trabalhos de cascalhamento nas estradas, aterramento de curral e pequenos tanques vêm recebendo manutenção e também, em algumas, tanques vem sendo construídos.

Toda essa movimentação já vem seguindo um planejamento desenvolvido pela equipe de dentro da secretaria que, através de estudos, determinaram as ações principais à serem feitas de imediato, ajudando os agricultores para que não parem os trabalhos ou que esses sejam interrompidos.

“O Zé Viana e sua equipe da Secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo um trabalho muito bom junto aos pequenos agricultores no município. Eu só tenho a agradecer o empenho daquela secretaria”, disse Raimundo Nonato, pelo telefone. Raimundo frisou que sem o agricultor o município para.

Comentários Facebook
Veja Também:  Prefeito prestigia solenidade de apresentação do Projeto Nova Integração em Barra do Bugres
Continue lendo

Sem categoria

Problema de décadas na grande Maracanã está perto do fim

Publicado

Assecom: Marcos Parada

Em pouco tempo, um dos problemas que vinham perdurando por décadas e dificultando a vida de moradores dos bairros da grande Maracanã chegará ao fim.

A Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, responsável pela execução e fiscalização, caminha para a conclusão da obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) que irá abastecer toda a grande a Maracanã.

A canalização que levará a água do rio Paraguai até a nova ETA já está pronta, faltando a conclusão apenas da estrutura onde funcionará o motor que irá bombear a água. A estrutura estará localizada do outro lado da ponte, a canalização passa pela própria estrutura interna da ponte, segue pela rua Voluntários da Pátria até chegar a ETA, aos fundos do antigo hospital municipal.

Comentários Facebook
Veja Também:  Iara dos Santos é contemplada com o quinto prêmio da Abelhinha da Sorte em Barra do Bugres
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana