conecte-se conosco


Sem categoria

Mais de 4.000 pessoas lotam arena Pantanal na abertura do 13º Encontro Nacional de Educação Matemática

Publicado

Reitor Rodrigo Zanin fala na abertura do evento
Reitor Rodrigo Zanin fala na abertura do evento

Mais de 4.000 professores da Educação Básica, estudantes de licenciaturas em Matemática e Pedagogia, de cursos de pós-graduação e pesquisadores participaram ontem (14/07), da abertura do 13º Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Pela primeira vez sediada no Centro-oeste, esta edição tem como temática central “Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica – Interfaces entre pesquisas e salas de aula”.

O coordenador da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional de Mato Grosso (Sebem-MT), e professor da Unemat, Márcio Urel, afirmou que o maior laboratório vivo para a pesquisa é a sala de aula. “Enquanto universidade, entendemos que a solução para este país passa pela Educação Básica, e principalmente as salas de aula lá da base. Do contrário, as nossas pesquisas servirão somente para entulhar bibliotecas e aumentar os currículos lattes dos próprios pesquisadores”.

Este é o mais importante evento da área no âmbito nacional. O reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, frisou a importância da relação da universidade, institutos e sociedades científicas com a Educação Básica. “É a universidade saindo dos seus muros e indo lá na ponta, mantendo estreito diálogo com os diferentes atores envolvidos nos processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Um evento como este mostra a importância do que está sendo pensado para a Educação”.

Veja Também:  Operação entre forças policiais resulta na apreensão de aproximadamente 7 kg de entorpecentes, menores apreendidos e maiores presos

Encontro de Matemática em números- Os números evidenciam o tamanho desse evento. São 1.684 trabalhos durante os quatro dias de Encontro, sendo 2 conferências, 30 palestras, 27 mesas redondas, 904 comunicações científicas, 446 relatos de experiências, 139 pôsteres e 138 minicursos.

Também estão expostos 74 experimentos na Feira de Matemática, trazidos por estudantes oriundos de oito estados brasileiros, de todas as modalidades de ensino. “É um espaço de democratização do ensino e publicização do trabalho realizado em sala de aula e também uma prestação de contas para a comunidade que olha para a Educação como um instrumento de transformação social”, declarou a representante da Comissão Nacional das Feiras de Matemática, Fátima Peres de Oliveira.

O 13º Encontro Nacional de Educação Matemática promove discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área. A Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regina Célia Grando, afirmou que há grande diversidade de contextos culturais, sociais e políticos, que marcam o exercício da profissão no País. Entretanto, os desafios experimentados são semelhantes.

“Os desafios diários dos professores e estudantes na sala de aula de Matemática podem ser compartilhados nos diferentes espaços na programação do evento, o que nos possibilita novas ideias e o sentimento de que o trabalho do professor não é solitário”.

Veja Também:  Polícia Militar de Barra do Bugres aprende menor e prende maior por tráfico de drogas, organização criminosa, posse ilegal de arma de fogo

A Secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, declarou que mesmo diante dos desafios, a Seduc está de portas abertas. “Às nossas universidades precisamos dizer que vocês são fundamentais no processo de mudança da educação, ao fazerem o papel de formadores”.

Programação- Os trabalhos serão apresentados em três eixos: Práticas Escolares, Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores. Espera-se que as discussões possam contribuir, dentre outras esferas, com os processos de ensinar e de aprender matemática nas Escolas da Educação Básica do Brasil.

Nos dias 15, 16 e 17 de julho (de segunda a quarta- feira), das 7h30 às 18h00, haverá mesas redondas, palestras, pôsteres, minicursos, sessão de comunicações científicas e relatos de experiências. A conferência de encerramento será dia 17/07, às 17h00, com o professor Dr. Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA), sobre “Perspectivas e desafios nas relações entre os conhecimentos produzidos na universidade e na escola básica”. Saiba mais: https://www.xiiienem.com.br/programacao.php.

Organização: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sebem) e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sebem), regional Mato Grosso (Sebem-MT). Apoio: Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de mato Grosso (IFMT), CNPq, Capes.–

por Danielle Tavares
Foto por: Moisés Bandeira

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

PM de Barra do Bugres fecha boca de fumo e prende três suspeitos próximo a Unemat

Publicado

Celso Dornellas

Vídeo e fotos no Final da Matéria

Na noite de sexta-feira (13) por volta das 21h30, o Grupo CAR em Ação, obteve êxito em localizar e desativar um local que segundo informações, funcionava como “Boca de Fumo” próximo a Unemat em Barra do Bugres.

No local foral localizados e encontrados, várias porções já embalada para venda, além de uma porção de aproximadamente 100 gramas de maconha. Também foi encontrado, comprimidos de ecxstasy, cadernos de anotações, balanças de precisão, celulares, notebook, materiais usados para embalar a droga e R$ 2,510,00 em dinheiro.

Os suspeitos, J.L.Z.S, 20 anos, R.C.O., 24 anos e N.G.N., 29 anos, foram detidos e encaminhados para a delegacia de Polícia Judiciária Civil de Barra do Bugre, onde serão ouvidos pelo delegado e estarão à disposição da justiça.

Esta é mais uma Ação da Operação Final de Ano desencadeada, pela Polícia Militar de Mato Grosso, que vai continuar até o final do mês.

No dia 06 de dezembro, foram presos dois suspeitos no bairro Jardim Alvorecer.  Já no dia 11, um outro suspeito foi preso também por comercializar drogas perto da Universidade. Com essa é a terceira apreensão em apenas oito dias.

Veja Também:  Sorteio da Abelhinha da Sorte será no próximo sábado, Vídeo

Segundo o comandante da 12º Companhia de Polícia Militar de Barra do Bugres Major Sávio, juntamente com Tenente Muniz e toda corporação a Ação de PM será contínua durante todo este período, sempre com o objetivo de levar segurança redobrada as pessoas de bem.

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

Jovens são raptadas em assalto em Barra do Bugres e liberadas em Tangará da Serra

Publicado

Vítimas foram levadas para um motel e sequestro movimentou a madrugada no setor de segurança pública

Polícia

Diário da Serra

Um crime que começou em Barra do Bugres teve seu desfecho em Tangará da Serra na madrugada desta sexta-feira, 13. Um quarteto armado invadiu uma casa na cidade vizinha, onde estava uma família. Ao fugirem, dois deles sequestraram duas adolescentes, filhas do casal, e as levaram para um motel próximo à Tangará. Outros dois, se dispersaram com um veículo para Cáceres, região de fronteira com a Bolívia.

A Polícia Militar foi acionada e mobilizou homens para trabalharem na negociação, a fim de que as vítimas fossem liberadas pelos criminosos. Após muita conversa, por volta das 04h00 da manhã, a dupla de sequestradores se entregou e libertou as jovens, sem nenhum ferimento.

Os dois foram presos e conduzidos para a Delegacia de Polícia de Tangará da Serra para que fossem tomadas as devidas providências. Segundo a PM, um dos elementos possui passagens pela polícia e já residiu em Tangará da Serra.

Veja Também:  Polícia Militar de Barra do Bugres aprende menor e prende maior por tráfico de drogas, organização criminosa, posse ilegal de arma de fogo

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana