conecte-se conosco


Sem categoria

Mato Grosso tem 5 praias impróprias para banhistas, Barra do Bugres esta na lista

Publicado

Mato Grosso tem cinco praias consideradas impróprias para banho. Boletim de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), revela que de 27 amostragens analisadas, cinco foram classificadas como impróprias por oferecerem risco à saúde e proliferação de doenças como hepatite. Destes, dois pontos estão no rio Cuiabá, sendo um na Comunidade São Gonçalo, no município de Cuiabá; e outro na Comunidade Bonsucesso, na cidade de Várzea Grande; outro na praia do Rio Paraguai, no município de Barra do Bugres; e dois em Cáceres, no Córrego Peraputanga (cachoeira) e na praia da Carne Seca.

Apesar de reduzir os trechos de análise em relação ao levantamento feito no ano passado, o número de praias impróprias aumentou. A diminuição ocorreu por fatores como falta de acessibilidade ao ponto de coleta ou ainda por não serem mais frequentados por banhistas. Em 2018 foram 30 pontos analisados sendo quatro impróprios, neste ano 27, com cinco impróprios. Praias como a de Bonsucesso e São Gonçalo Beira Rio figuram como impróprias há mais de 10 anos. Para o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Batista de Figueiredo, a repetição destes resultados constata que a área urbana não está tendo o tratamento adequado do esgoto. “Isso significa que as ações destes municípios não tem sido eficazes e a poluição não está sendo contida”, destaca.

Veja Também:  Temperatura altíssima em Barra do Bugres sem previsão de chuva para os próximos diasA

Sérgio explica que o estudo de balneabilidade avalia as condições dos locais usados para banho. São monitorados anualmente os lugares que têm fluxo de banhistas. O levantamento é realizado no período de estiagem, quando o rio baixa e as praias começam a aparecer. Das cinco coletas, há um limite de coliformes que vai determinar se a água está própria ou não para banho. Um dos critérios para as águas serem consideradas próprias é quando em 80% ou mais do conjunto de coletas houver no máximo 800 NMP (número mais provável) de Escherichia coli por 100 mililitros. Também poderá ser considerado impróprio quando no trecho avaliado for verificado que na última amostragem foi superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mililitros; e quando houver incidência elevada ou anormal, na região, de enfermidades transmissíveis por via hídrica; presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas e outras substâncias, capazes de oferecer riscos à saúde ou tornar desagradável a recreação, entre outros.

Os dados divulgados pela Sema além de provocar os municípios à mudanças, servem de alerta a população para evitar os locais considerados impróprios.José Aparecido da Costa, 68, é morador da comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Ele diz que o rio era considerado uma fonte de vida para a comunidade, mas que aos poucos está vendo as águas que serviram a tantas famílias serem afetadas por poluição. “Criei meus filhos todos aqui, a gente vivia na beira do rio, banhava, lavava as roupas. Mas, com o passar do tempo o rio vem sendo destruído, nenhum dos meus cinco netos tomaram banho aqui, não deixamos. Hoje nós não temos nem coragem de comer o peixe daqui”, diz.

Veja Também:  Procon orienta consumidores que questionam faturas de energia elétrica

Os prejuízos também são destacados pela moradora Helena Assis, 44. A dona de casa confirma que há alguns anos o rio tem sido alvo do despejo de esgoto. Também destaca a grande presença de lixo acumulada na água. Helena alega que a situação afasta até mesmo visitantes. “Muita gente que mora aqui nunca nem foi na beira do rio. Ninguém se arrisca a tomar banho. O que deveria ser espaço de lazer para os moradores está sendo tomado pela poluição. É um mau cheiro, lixo, esgoto. Nosso rio não merece isso”, avalia.

A Gazeta

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Assembleia entrega Certificados de Responsabilidade Social, Usina Barralcool em Barra do Bugres é contemplada

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou sessão solene para entrega dos Certificados de Responsabilidade Social na noite desta quinta (14). Esta é a 14ª edição da concessão do selo criado pela Assembleia Legislativa em 2002, por meio da Lei nº 7.687.

Cinquenta e cinco empresas, associações e cooperativas, da capital e do interior, foram aprovadas para receber o certificado. O coordenador da Comissão Mista de Responsabilidade Social de Mato Grosso, Sérgio Ricardo Inui (Fiemt), explica que para serem certificadas, as instituições tiveram de enviar um relatório social dentro do prazo estabelecido em edital para então ser verificado se as ações presentes no balanço realmente são realizadas e se as empresas cumprem todos os requisitos exigidos.

No balanço social, são apresentadas informações que dizem respeito à qualidade das relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, além da forma de interação com a comunidade e a relação com o meio ambiente.

“As empresas fazem um sem número de atividades. Algumas na área educacional dos funcionários, das suas comunidades. Temos diversos exemplos disso tanto aqui, como em Barra do Garças, Tangará da Serra, em diversos municípios, que a empresa investe principalmente em educação. É uma coisa que ela não precisaria fazer, mas elas fazem além de suas obrigações sociais”, ilustra Sérgio Ricardo Inui.

Instalada em Barra do Bugres, a Usina Barralcool é um exemplo disso. Certificada pela 11ª vez, a instituição oferece aulas de música. “O projeto Doce Vida tem 500 alunos mantidos pela empresa, com alimentação, material escolar. São alunos de 8 a 15 anos, pegamos as pessoas mais humildes da cidade. Nos sentimos muito satisfeitos”, explica o diretor-presidente da empresa, Agostinho Sansão.

Para o diretor da Imagens Medicina Diagnóstica Ltda José Geraldo Favalesso, receber o selo pela 2ª vez é uma grande honra. “Nós temos na nossa empresa postos de coleta de alimentos, roupas e outros utensílios que vão para a população que precisa. Nós também atendemos [em mutirões], fazendo exames de algumas especialidades em todos os bairros de Cuiabá e Várzea Grande”, conta Favalesso.

A sessão solene foi presidida pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) e pelo deputado Wilson Santos (PSDB). “É uma importância muito grande nós valorizarmos essas empresas. A responsabilidade social é a empresa não visar só lucro, mas também ter responsabilidade com o meio ambiente, com as pessoas que vivem em sua comunidade. Essas empresas vêm contribuindo para termos uma sociedade mais justa e mais humana para todos”, destacou Eduardo Botelho.

Veja Também:  Procon orienta consumidores que questionam faturas de energia elétrica

Veja abaixo as instituições contempladas na 14º Edição do Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso:

1 – Associação União de Saúde e Vida de Tangará da Serra – MT Tangará da Serra

2 – Biopar Produção de Biodiesel Parecis Ltda Nova Brasilândia

3 – Condomínio Civil Pantanal Shopping Cuiabá

4 – Instituto Vale do Sepotuba de Responsabilidade Social – Pró Vale Tangará da Serra

5 – Parecis Serviços Funerários EIRELI Tangara da Serra

6 – Sociedade Medica Vida & Saúde Tangará da Serra

7 – Via Fértil Produtos Agropecuários Ltda Sapezal

8 – Associação Espirita Wantuil de Freitas Cuiabá

9 – Clinemat Nefrológica de Mato Grosso Ltda Cuiabá

10 – Imagens Medicina Diagnostica Ltda Cuiabá

11 – Instituto Diagnostico em Anatomia Patologica Sociedade Medica Doyon Medicina

Laboratorial Tangará da Serra

12 – Serviço Social do Comércio – Sesc Pantanal Várzea Grande

13 – Açobett Industria Metálica e Comércio Ltda Cuiabá

14 – Médicos Associados Sociedade Médica Hospital e Maternidade Santa Angela

Tangará da Serra

15 – Sociedade Hípica Cuiabana Cuiabá

16 – Univida Plano de Auxilio Funeral Eireli Nova razão Univida Plano de Assistência Funerária

Tangará da Serra

17 – Rodricouros Indústria e Comercio de Couros Eireli Várzea Grande

18 – Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores – AMAD Varzea Grande

19 – Associação Matogrossense de Combate ao Câncer Hospital do Câncer de Mato Grosso

Cuiabá

20 – Caramuru Alimentos S.A. Sorriso

21 – Fundação André e Lucia Maggi Cuiabá

22 – Instituto Assistencial de Desenvolvimento – IAD Cuiabá

23 – Instituto Unificado de Educação e Pesquisa – UNIDEP Nova Lacerda

24 – Plastibras Indústria e Comércio Ltda Cuiabá

25 – SENAC AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração Regional do

Mato Grosso Cuiabá

26 – IROMAT – Instituto dos Rodoviários do Estado de Mato Grosso Cuiabá

Veja Também:  Projeto Voto Consciente realiza votação em Barra do Bugres, conheça o partido que conquistou mais votos

27 – APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso Cuiabá

28 – Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso –

APDM-MT Cuiabá

29 – Data Med Ltda – Medicina Diagnóstica Doyon Tangara da Serra

30 – FAMATO – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso Cuiabá

31 – Hospital Santa Rosa – Hospital de Medicina Especializada Ltda Cuiabá

32 – Instituto Canopus – IC Cuiabá

33 – Inviolável Tangara Ltda Tangara da Serra

34 – Minerva Processamento de Dados Contábeis Ltda Mudança razão social: Minerva Serviços

de Contabilidade Tangara da Serra

35 – Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária Quadro de Cuiabá – MT Cuiabá

36 – Áster Máquinas e Soluções Integradas Ltda Tangará da Serra

37 – Instituto Desportivo da Criança Cuiabá

38 – Senar AR/MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional do Mato

Grosso Cuiabá

39 – Usina Barralcool S/A Barra do Bugres

40 – Vitória Régia Água Mineral Ltda Puríssima Água Mineral Natural Dom Aquino

41 – Açofer Indústria Comércio Ltda Cuiabá

42 – Agro Amazônia Produtos Agropecuários S.A. Cuiabá

43 – BPW Cuiabá – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais Cuiabá

44 – CRC-MT – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso Cuiabá

45 – SENAI / MT – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Cuiabá

46 – SESC / MT – Serviço Social do Comércio Cuiabá

47 – SESI – MT – Serviço Social da Indústria de Mato Grosso Cuiabá

48 – AMAGGI Rondonópolis e Cuiabá

49 – Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato grosso S.A. Cuiabá

50 – Grupo Cometa Motos Mato Grosso Ltda Cáceres

51 – O Boticário Matos Comércio de Perfumes e Cosméticos Ltda Cuiabá

52 – Refrigerantes Marajá S/A Várzea Grande

53 – Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico Cuiabá

54 – Unimed Vale do Sepotuba Cooperativa de Trabalho Médico Tangara da Serra

55 – Usinas Itamarati S/A Nova Olímpia.

Por cenariomt

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

UNEMAT abre seletivo para Campus Universitário de Barra do Bugres

Publicado

A Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), através do Edital N° 039/2019, abriu inscrições de processo seletivo no âmbito do Campus Universitário de Barra do Bugres. O objetivo é formar cadastro reserva de Professor para atuar na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas.

O certame é na área de Interdisciplinar (Metodologia Científica), devendo o interessado possuir Graduação em qualquer área do conhecimento.

As inscrições devem ser efetivadas através do http://seletivos.unemat.br/, com prazo final marcado para 27 de novembro de 2019. A inscrição é gratuita.

Este Processo Seletivo Simplificado contará com três etapas de seleção: Avaliação de Inscrição, Prova de Desempenho Didático e Avaliação de Títulos. A data de 06/12/2019 é reservada para divulgação do local de realização da Prova de Desempenho Didático,
ordem de apresentação dos candidatos e tema sorteado. A aplicação da prova ocorrerá no dia 09/12/2019. O resultado final deve ser lançado no dia 13/12/2019.

É responsabilidade do candidato conferir a íntegra do edital e acompanhar possíveis mudanças nas datas e demais itens do edital de abertura.

Veja Também:  Temperatura altíssima em Barra do Bugres sem previsão de chuva para os próximos diasA

O edital tem prazo de validade de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período à critério da administração. edital processo seletivo UNEMAT Barra do Bugres

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana