conecte-se conosco


Últimas Noticias

Melasma: tratamentos para eliminar as manchas escuras da pele

Publicado

O melasma pode ser definido como o aparecimento de manchas escuras na pele, causando uma diferença perceptível a olho nu.

Por ser uma condição que acontece, geralmente, em mulheres entre os 20 a 50 anos e, principalmente, durante a gravidez, muito se discute em salas e consultórios médicos.

Então, se você está sofrendo com isso ou quer saber como o tratamento do melasma pode ser feito, vem comigo que vou explicar direitinho.

Vamos lá?

Melasma: qual é a causa?

Figura 1 Photo by Caroline Hernandez on Unsplash

Em princípio, você precisa saber que é mais comum que o melasma aconteça na região da face, mas nada impede que ocorra em outras áreas, como braços e colo.

Entretanto, existe um desafio: as possíveis causas para essa condição ainda não podem ser definidas ou cientificamente comprovadas.

De maneira geral, os médicos sabem as seguintes informações sobre essas manchas:

  • Existe sim uma predisposição genética;
  • É mais comum durante a gravidez;
  • Pode estar relacionada a alterações ou desequilíbrios hormonais;
  • É possível que o uso de medicamentos contribua para o aparecimento de manchas;
  • A exposição ao sol pode ter uma relação com o aparecimento ou volta do melasma;
  • Alguns tratamentos de pele podem deixar a pele mais sensível ou irritada e aumentar as chances de aparecimento de manchas.

Além disso, vale ressaltar que essas manchas são mais comuns no verão ou em locais tropicais, devido a temperatura elevada.

Ao mesmo tempo, tons de pele mais escuros possuem mais melanina na pele, o que pode contribuir para o aparecimento dessas manchas.

Tratamento do melasma: o que pode ser feito?

Depois de conhecer as possiblidades de causas dessa condição, pode ser que você esteja curiosa quanto ao tratamento do melasma.

Tendo isso em mente, existem x maneiras realmente eficazes de lidar, amenizar ou reduzir essas manchas.

Importante: qualquer que seja o tratamento de melasma que você vai seguir, é essencial ter em mente que a recomendação médica é essencial para um caso de sucesso.

Uso de cremes clareadores

Figura 2 Photo by ANDI WHISKEY on Unsplash

Uma das principais formas de tratamento de melasma é através do uso de cremes que têm ação clareadora.

Veja Também:  Seduc orienta escolas a tomarem medidas para reduzir os efeitos do calor e baixa umidade

Esses cremes seguem um tratamento de longo prazo e são realmente eficazes, garantindo resultados que durem por mais tempo.

Afinal, as manchas sempre podem voltar.

Uma vantagem, de acordo com a recomendação médica, é que esses cremes podem ser utilizados em qualquer região do corpo.

Um dos produtos mais conhecidos é a Hidroquinona e o Corticóide Tópico.

Entretanto, existem alguns cuidados referente ao tempo e quantidade de vezes diárias que esses cremes podem ser passados sob a pele.

Outras opções para tratamento de melasma com creme incluem os Retinoides, Ácido Azeláico, entre outros.

Atenção: a automedicação nunca é uma atividade que segue uma recomendação médica e o uso de cremes errados pode trazer complicações. Então, procure um médico.

Dermoabrasão

Um tratamento de melasma que vem chamando a atenção é a dermoabrasão, que pode ser considerado como um mini procedimento cirúrgico.

Diferentemente de outros procedimentos, a dermoabrasão funciona através de um tipo de raspagem de pele.

Este procedimento é muito utilizado para a eliminação de cicatrizes de acne, rugas ou mesmo tatuagens, sendo bastante eficaz para manchas na pele.

Entretanto, todo o procedimento é feito sempre em pequenas áreas e de maneira isolada.

Justamente por isso, a dermoabrasão não é indicada para pacientes que tenham muitas manchas.

Por outro lado, esse tratamento de melasma pode ser a solução para aquelas manchinhas que não saíram com outros tratamentos ou para casos pequenos.

Figura 3 Photo by Sarah Comeau on Unsplash

Importante: existem versões micro e convencionais para a dermoabrasão e o procedimento é realizado após uma análise da pele do paciente.

– Tratamentos estéticos

Fora a dermoabrasão, existem outros tratamentos estéticos que podem eliminar ou reduzir as manchas na pele, sendo consideradas saídas eficazes.

Assim, o tratamento do melasma pode envolvem as seguintes técnicas:

  • Peeling químico;
  • Microagulhamento;
  • Luz intensa pulsada;
  • Tratamentos a laser.

Vale ressaltar que todos os procedimentos estéticos podem envolver algum tipo de microcirurgia, como a utilização de agulhas que estimulam a produção de colágeno ou que fazem uma esfoliação na pele.

Veja Também:  Ministério da Saúde confirma 123 casos de sarampo no Brasil em 2019

Por isso, a recomendação médica é sempre seguir um tratamento que um profissional realmente qualificado indicou.

Além do mais, cada indivíduo que inicia o tratamento do melasma pode ter uma condição de saúde que exige cuidados específicos.

Portanto, se necessário, procura uma segunda opinião médica e nunca realize nenhum procedimento sem consultar um especialista.

– Alimentação para o tratamento do melasma

Do mesmo modo que outras condições podem exigir um cardápio específico, o tratamento do melasma também pode envolver uma mudança alimentar.

Geralmente, mesmo optando por uma dermoabrasão ou mesmo com o uso de cremes, a dica é fornecer aquilo que o seu corpo precisa.

Assim, a recomendação médica é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais importantes, como legumes e verduras.

Do mesmo modo, pode ser necessário reduzir o consumo de alimentos que podem contribuir para o aumento de manchas, aumentando o consumo de antioxidantes naturais.

A dica é consultar um especialista, ou seja, um nutricionista. Para definir um cardápio que ajude no processo de tratamento do melasma.

Protetor solar

Figura 4 Photo by Joanna Nix on Unsplash

Mesmo que você invista muito em um tratamento para reduzir ou eliminar as manchas na pele, a verdade é que o protetor solar nunca deve ficar de fora da rotina.

Além de proteger a pele contra os raios, atuando como uma prevenção do melasma, o protetor solar também reduz as chances de reincidência ou piora das manchas.

Segundo a recomendação médica, o ideal é optar por protetores com, no mínimo, proteção de 15 FPS, todos os dias.

Em outras palavras, faça chuva ou sol em ambientes abertos ou fechados, o protetor deve estar na pele.

Além do mais, caso você fique mais exposto ao sol ou em locais mais abertos, a dica é repor o protetor solar a cada duas horas.

Conclusão

O tratamento do melasma pode envolver dermoabrasão, tratamentos estéticos, mudança alimentar e uso de cremes clareadores.

A recomendação médica é fazer com que o protetor solar esteja sempre na pele e na bolsa, atuando como tratamento, bem como a prevenção.

Comentários Facebook
publicidade

Carros e Motos

Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

Publicado

Categoria: Dicas/Auto

Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

Veja Também:  Corte para IFMT de Tangará da Serra chega a R$ 323 mil

Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

Veja Também:  Jovem de Tangará da Serra com câncer de laringe necessita de ajuda

4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

Comentários Facebook
Continue lendo

Últimas Noticias

Confira aqui o resultado oficial das eleições para conselheiro tutelar de Barra do Bugres

Publicado

Resultado de imagem para eleiçoes conselho tutelar

CONFIRA O RESULTADO:

MARIA MADALENA 351
LENIL ARAÚJO 336
LORRAYNE AMORIM 230
MEYRE SANTOS 216
GLAUCIA FONTE 199
RAQUEL ARRUDA 188
ROSANA ARRUDA 160
ANA PAULA GREGOLIM 121
EVANILDO RAMOS 117
JUCILENE MATOS 57
ÉRICA VIEIRA 39
Número de eleitores = 18.966
Número de votantes = 2.181
Votos em Branco = 05
Votos Nulos = 20

Resultados fornecidos pela CMDA Barra do Bugres.

Fonte: CMDCA

Comentários Facebook
Veja Também:  Inaugurada em Tangará da Serra a primeira clínica de reabilitação do médio-norte
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana