conecte-se conosco


Sem categoria

MT: Batalhão Ambiental resgata mais de mil animais silvestres; 344 voltaram para a natureza

Publicados

em

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental atua desde o ano de 1983 em Mato Grosso

Portal da Amzônia

Policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental realizaram, de 1º de janeiro a 26 de dezembro de 2019, 1.050 resgates de animais silvestres. Desse total, 344 já foram devolvidos ao meio ambiente. Durante o ano, a unidade confeccionou 1,8 mil boletins de ocorrência, 963 autos de inspeção, 509 autos de infração, 478 termos de apreensão, 63 de notificações e 106 de embargos e interdições.

Da intensificação do policiamento ambiental, patrulhamento terrestre e barreiras policiais, foram abordados e orientados 51.807 cidadãos, revistados 20.904 veículos e 1.635 embarcações. Desse trabalho resultou a apreensão de 129 veículos automotores empregados na prática de crimes e ou infrações ambientais e de 76 armas de fogo e 1.116 munições intactas, destinadas à captura e abate de animais silvestres.

Foto: Divulgação 

O patrulhamento fluvial, com o objetivo de combater a pesca predatória e proteger a fauna mato-grossense, conseguiu apreender 447 materiais de pesca que estavam sendo empregados em situação irregular, 19 embarcações, 3 motores de popa. Foram ainda apreendidos 108 espinheis, 208 redes, 90 tarrafas empregados para pesca predatória, além de 18 toneladas de pescado irregular e mais 341 peças de peixes, fruto de pesca predatória que resultaram em crimes e ou infrações ambientais.

Veja Também:  Prefeitura de Barra do Bugres promove semana do Bebê 2019

O comandante do batalhão, tenente-coronel Rodrigo Eduardo Costa, afirma que grande parte das ações da unidade são provocadas pelo trabalho ostensivo e através de denúncias. Para o comandante, as armas e munições apreendidas representam menos animais abatidos em ações de caçadores. Ele ainda destacou as 572 palestras realizadas durante o ano.
“Conscientizar crianças e adolescentes é prevenir possíveis agressores da natureza. Vamos continuar fomentando essa atividade, pois acreditamos que mostrar a importância de preservar é garantir o equilíbrio da natureza”.

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental atua desde o ano de 1983 em Mato Grosso, nas atividades de policiamento e fiscalização ambiental, na proteção da fauna, flora, recursos hídricos e florestais, das águas e mananciais, na repressão da poluição, caça e pesca ilegal, queimadas e desmatamento não autorizados.
O efetivo é distribuído nas unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Bugres, municípios que abrangem diversidades de rios, áreas do Pantanal mato-grossense e áreas de fronteira propensa ao tráfico de animais silvestres.

A unidade realiza operações próprias e em apoio a outros órgãos, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

Veja Também:  Força-tarefa tenta evitar mais transtornos na saúde de Barra do Bugres

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres e Região

PDT oficializa chapa para disputa das eleições 2022 em Diamantino

Publicados

em

O PDT realizou na última semana, o lançamento oficial da Campanha 2022, na cidade de Diamantino. Na ocasião esteve presente o presidente do partido e vereador por Cuiabá, Lilo Pinheiro, Secretário Geral do Partido, Diogo Botelho entre outras lideranças partidárias.

 

Não poderia ser em outro local para darmos a largada, frisou o presidente, referindo-se ao jovem militante que faleceu em um trágico acidente automobilístico, ex-prefeito de diamantino Eduardo Capitrano de Oliveira e de sua esposa, a servidora pública Suzana Dalmolin ocorrido em 30 de setembro 2021, num acidente de moto no interior de Mato Grosso do Sul.

 

Na ocasião foram citados vários nomes que estarão na disputa, dentre eles a jovem Barrabugrese, Wellen Cistina Costa Noberto, filha do atual vereador, Laércio Noberto Júnior “Júnior Chaveiro” e da comerciante Benedita Costa.

 

Wellen tem 21 anos, é natural de Barra do Bugres, hoje é universitária no curso de enfermagem no campus da Unemat em Tangará da Serra e participante ativa da vida religiosa de uma conceituada igreja de nossa cidade.

Veja Também:  Prefeitura de Barra do Bugres promove semana do Bebê 2019

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

Prefeitura promoverá “Mutirão Limpa Rio” em Barra do Bugres

Publicados

em

A Prefeitura de Barra do Bugres estará realizando no próximo dia 19 de setembro, o “Mutirão Limpa Rio”. A ação tem como objetivo de conscientizar a população do município sobre a necessidade de manter a limpeza e a preservação dos rios que cortam o município.

De acordo com o secretário de governo Antônio Toscano, todos os moradores estão convidados a fazer sua parte no mutirão de limpeza. “Estivemos na Marinha do Brasil, na cidade de Cáceres, visitando a instituição e, ao mesmo tempo, convidando os militares naval para vir a Barra do Bugres para regularizar as documentações dos pilotos e embarcações que há anos estão pendentes, bem como; participar do evento “Mutirão Limpa Rio”, disse Toscano agradecendo a Marinha e todos os envolvidos no evento de conscientização.

O trecho margeado pela coordenação, foram escolhidos pela alta incidência de pontos de descarte indevido do lixo. Além de ser levado pelas correntezas, contribui para assoreamento dos rios, o lixo também pode atrair animais e insetos transmissores de doenças.

Veja Também:  Cerca de 40% dos alunos que terminaram o curso de direito em Barra do Bugres já passaram na OAB

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, João Sérgio Oenning disse que a limpeza dos rios são atividades organizada pelo Poder Público e com a participação de diversas pessoas que de forma voluntária e contribuem com o intuito maior de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“Estas ações contribuem para que os moradores reflitam sobre o maior motivo da catástrofe, que é a quantidade de lixo jogada nos rios que a cada dia está secando mais”, observou.

A seca que atinge o Centro-Oeste do Brasil tem preocupado os habitantes da Região. O rio Paraguai registrou a maior seca dos últimos anos.

O “Mutirão Limpa Rio” sempre foi realizado pela Prefeitura de Barra do Bugres em conjunto com iniciativa privada, instituição de educação, Polícia Militar Ambiental e sociedade civil organizada.

Fonte: ASSECOM

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana