conecte-se conosco


Barra do Bugres e Região

Nortelandense tem pesquisa de doutorado publicada em revista Americana

Publicado

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã.

Segundo estudo, produto usado para aumentar tempo de conservação da fruta acaba, ao longo dos dias, invadindo sua polpa. Tese foi concebida em parceriao com universidade dos EUA.

Pesquisa da UFG comprova que agrotóxico penetra em frutas

Um pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) concluiu que um tipo de agrotóxico usado para aumentar o tempo de conservação da maçã, acaba, com o decorrer do tempo, penetrando no fruto, não ficando restrito à casca.

O trabalho foi realizado em parceria com uma universidade da Louisiana, nos EUA.
A pesquisa foi realizada como tese de doutorado de IGOR PEREIRA. Ele explica que o produto é usado nas maçãs para evitar seu apodrecimento durante o transporte entre as cidades.

“O objetivo da pesquisa foi aplicar um fungicida na pós-colheita, chamado imazaliu, na casca da maçã e verificar se esse composto penetra a casca da maçã”, explica.

Para fazer o experimento, foi retirada uma fatia fina da fruta. A análise foi realizada em um aparelho normalmente usado para rastrear células cancerígenas.

Veja Também:  'Dinheiro é mal aplicado', diz procurador sobre problemas na saúde e educação em MT

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã — Foto: Reprodução/ Anhanguera

Os resultados apontaram que a penetração do agrotóxico na fruta aumenta com o passar do tempo: nos primeiros 30 minutos, somente na casca; em um dia, avançou um milímetro na polpa da fruta; no quarto dia, três milímetros.

Segundo a UFG, o estudo foi publicado na revista americana Analytical Chemistry. O orientador da tese e professor do Instituto de Química da UFG, Boniek Gontijo, explicou a importância da pesquisa.

“Infelizmente a gente está consumindo, por tabela, uma grande quantidade de agroquímico. Essa pesquisa sendo um alerta, para que seja um argumento para balizar essa liberação exacerbada de agroquímico”, afirma

Por Notícias de Arenápolis e Região
Fonte G1

Nenhuma descrição de foto disponível.

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres e Região

Adolescente com mais de 60 passagens pela polícia e cunhado são assassinados dentro de casa em Tangará da Serra

Publicado

Por Willian Gomes, TV Centro América

Cunhados foram assassinados dentro de casa — Foto: Facebook/Reprodução

Cunhados foram assassinados dentro de casa — Foto: Facebook/Reprodução

Um adolescente de 17 anos e o cunhado dele foram mortos a tiros dentro da casa onde moravam, no Bairro Vila Alta, em Tangará da Serra, na noite dessa quinta-feira (16).

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas disseram que dois homens encapuzados e vestidos de roupas pretas chegaram na casa em uma moto, invadiram o local e atiraram várias vezes contra as vítimas.

Além dos cunhados, outra pessoa estava na casa, mas conseguiu fugir.

Suspeitos fugiram do local após o crime — Foto: Willian Gomes/TVCA

Suspeitos fugiram do local após o crime — Foto: Willian Gomes/TVCA

A polícia informou que o adolescente João Vitor tem mais de 60 passagens pela polícia por vários crimes. O cunhado dele, Jorge Mendes, que não teve a idade divulgada, também possui passagens pela polícia.

Até agora nenhum suspeito do crime foi preso ou identificado. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Sobram vagas nas escolas estaduais de Tangará da Serra

Publicado

29 de Novembro tem mais de 180 vagas abertas no período da tarde

Fabíola Tormes / Redação DS 

Aulas iniciam em fevereiroAs aulas na rede estadual de ensino em Tangará da Serra iniciarão no dia 10 de fevereiro. Para o início de mais um ano letivo, as unidades educacionais estão trabalhando diariamente, recebendo presencialmente os novos alunos para matrículas.

Na Escola Estadual 29 de Novembro, que a partir deste ano passa a ofertar somente o Ensino Médio, os profissionais estão trabalhando de segunda a sexta-feira, das 7h as 17h, para atender pais e alunos que buscam vaga. Àqueles que ainda não se matricularam, a coordenadora Anaclei de Almeida afirma que ainda há muitas vagas nos períodos vespertino e noturno. “Temos muitas vagas no vespertino e noturno”, garante, ao pedir que os interessados procurem diretamente a unidade, munidos de documentos pessoais e escolares. A escola, que tem capacidade para atender cerca de 540 alunos por período, tem mais de 180 vagas abertas no período da tarde.

Veja Também:  Horário de verão perdeu razão de existir no Brasil ou ainda vale a pena?

Na Escola Estadual 13 de Maio, que também atende exclusivamente o Ensino Médio, há vagas no 1º Ano e 2º Ano, ambos nos períodos vespertino e noturno, e 3º Ano noturno. Para se matricular, basta procurar a escola, tendo em mãos os seguintes documentos: cópia do RG e CPF do aluno e do responsável, cópia de uma conta de energia, cópia da certidão de nascimento do aluno, atestado de transferência ou histórico escolar.

Assim como nas escolas 29 de Novembro e 13 de Maio, na maioria das escolas da rede estadual estão sobrando vagas. Na Escola Vereador Bento Muniz há vagas para o 7º ano (período da manhã) e 4º ano (no período da tarde). Já na Escola Estadual Plena Ramon Sanches Marques, em que o ensino é integral, das 7h as 16h30, restam vagas no 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, e ainda no 1º ano e 3º do ensino médio. Em todas elas as matrículas devem ser feitas diretamente na escola.

Veja Também:  Homem chega embriagado em casa e bate na própria mãe

MUNICIPAL – Assim como no Estado, na rede municipal ainda há vagas. , Segundo o secretário Gilmar Utzig, nos próximos dias será divulgado, em forma de edital, as informações das vagas em cada escola.

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana