conecte-se conosco


Sem categoria

Número de focos de calor aumentou 41,57% em Mato Grosso em 2019

Publicado

Número de focos de calor aumentou 41,57% em Mato Grosso em 2019

Segundo os dados de satélites, sistematizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de calor aumentou 41,57% em Mato Grosso em 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados estão no Informativo do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), publicado nesta sexta-feira (09.08). A comparação toma por base o período de 1º de janeiro até o dia 31 do mês de julho de cada ano. Com esses dados a população precisa ficar em alerta para evitar o agravamento desse quadro.

O CBMMT já atendeu a 660 incêndios em vegetação (terrenos urbanos e incêndios florestais) somente neste mês de julho. Para comparar com meses fora da temporada de incêndios florestais, de janeiro até abril foram 136 incêndios em vegetação em todo o estado. Os atendimentos a incêndios em vegetação de julho são quase 20 vezes maiores que a média dos quatro primeiros meses.

Mato Grosso não está sozinho nesse crescimento. Na Amazônia Legal houve um acréscimo de 41,77%, no mesmo período (0,2% a mais que MT). O Brasil também apresenta uma elevação na quantidade de focos de calor, chegando a e 27,91% de crescimento em relação a 2018.

Veja Também:  Assembléia Anual do Sicredi foi um sucesso em Barra do Bugres, Vídeo

Desde quinta-feira (08.08) o Batalhão de Emergências Ambientais está combatendo um incêndio no Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela. A unidade de conservação estadual se localiza na fronteira com a Bolívia e possui duas das mais altas cachoeiras do estado. Sem previsão de chuva ou de redução da temperatura até o final de agosto, a população precisa colaborar com os órgãos de fiscalização e controle para que não se repita o quadro dos anos de 2007 e 2010, anos mais lembrados pela fumaça intensa.

Por clicknovaolimpia

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres prende um suspeito com mandado de prisão em aberto

Publicado

A guarnição da Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres ao realizar abordagem a dois indivíduos em fundada suspeita, foi constatado em desfavor de um deles um mandado de prisão em aberto.

 Ao realizar a checagem de um dos indivíduos, constatou que havia em seu desfavor um mandado de prisão pelo crime de roubo, de imediato foi feita a prisão e encaminhado o suspeito para delegacia de policia civil de Barra do Bugres para devidas providencias.

Comentários Facebook
Veja Também:  Prefeitura de Barra do Bugres realiza Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Continue lendo

Sem categoria

Premiação da Olimpíada de Matemática do Município de Porto Estrela

Publicado

Imagem indisponível

Aconteceu no último sábado, 09/11/2019,  o evento “Premiação da Olimpíada de Matemática do Município de Porto Estrela”.  O evento proposto é uma atividade complementar das ações realizadas em prol da Olimpíada de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Coordenado pela professora Mestra Luciana Bertholdi Machado, o projeto de extensão “Olimpíada de Matemática do Município de Porto Estrela” busca diagnosticar a atual situação do ensino de matemática do município, bem como realizar reflexões norteadoras para o ensino da mesma, além disso, ser fonte motivadora para revelação de talentos na Matemática.

O projeto é resultado de uma parceria da UNEMAT (campus de Barra do Bugres) com a Prefeitura Municipal, na figura do prefeito Eugênio Pelachim, e a Secretaria de Educação na figura da secretária Tânia Papa, juntamente com as escolas Estadual e Municipal. A Olimpíada deu-se em três fases, onde cada fase compreendia quatro níveis: Nível I  corresponde ao 5º ano, Nível II 6º e 7º anos, Nível III 8º e 9º anos e Nível IV Ensino Médio, de forma que a classficação final em cada um dos níveis ficou da seguinte forma:

Veja Também:  Prefeitura de Barra do Bugres realiza Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência

NÍVEL I

CLASSIFICAÇÃO

ESCOLA

Natalia Xavier

Izabel dos Santos Faria

Paulo Sérgio Corrêa

Alan Silva Sene

NÍVEL II

CLASSIFICAÇÃO

ESCOLA

Geovan de Almeida

Izabel dos Santos Faria

Tamiris Vitória

Giovana Cristina

NÍVEL III

CLASSIFICAÇÃO

ESCOLA

Matheus Landes

Regina Tenório de Oliveira

Sidelly Miranda

Victor Hugo França

NÍVEL IV

CLASSIFICAÇÃO

ESCOLA

Matheus Landes

Regina Tenório de Oliveira

Sidelly Miranda

Victor Hugo França

Para a realização do evento também tivemos o apoio do IMPA –Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

Autor: Luciana B. Machado

Fonte: Coordenação do Curso de Matemática

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana