conecte-se conosco


Geral

Papa Francisco descarta ordenar homens casados na Amazônia

Publicado

A recomendação, apresentada por bispos latino-americanos em 2019, assustou os conservadores da Igreja

Reprodução / Instagram)

DO TERRA NOTICIAS

O papa Francisco, em uma das decisões mais significativas de seu pontificado, descartou nesta quarta-feira uma proposta de permitir que alguns homens casados fossem ordenados padres na região amazônica para aliviar uma escassez aguda de sacerdotes no local. A recomendação, apresentada por bispos latino-americanos em 2019, assustou os conservadores da Igreja Católica Romana, profundamente polarizada entre seus 1,3 bilhão de fiéis, que temia que isso pudesse levar a uma mudança no compromisso secular de celibato entre os padres.

O papa deu sua resposta em uma exortação apostólica, três meses após ela ser aprovada por 128 votos a 41 em um sínodo de bispos católicos romanos.

O documento de 32 páginas desta quarta-feira nem sequer mencionou a proposta, que era para diáconos mais velhos casados que são líderes comprovados de comunidades católicas remotas e têm famílias estáveis para serem ordenados como sacerdotes.

Veja Também:  TCE-MT vai doar cerca de 500 computadores para escolas municipais com Ideb abaixo da média

Hesitantes, os conservadores temiam que, apesar de limitada, a mudança fosse um caminho que conduziria toda a Igreja a um sacerdócio passível a casamentos, motivo pelo qual classificaram a proposta como heresia.

Na exortação, o argentino de 82 anos escreveu que novos caminhos devem ser encontrados para encorajar mais padres a trabalhar na região remota e permitir papéis expandidos para leigos e diáconos permanentes, dos quais a Amazônia precisa “muito mais”.

Como apenas os padres podem celebrar a missa, pessoas em ao menos 85% das aldeias amazônicas não podem participar da liturgia todas as semanas e algumas não o fazem há anos.

“Essa necessidade urgente me leva a exortar todos os bispos, especialmente os da América Latina…a serem mais generosos em incentivar aqueles que demonstram uma vocação missionária a optar pela região amazônica”, escreveu ele.

O pontífice usou os três primeiros capítulos do documento para defender os direitos e legados dos povos indígenas e o meio ambiente na Amazônia, que têm que ser protegidos por seu papel vital na mitigação do aquecimento global.

Veja Também:  Comerciantes devem retomar negociações com a Sefaz-MT, com o apoio da ALMT

Os conservadores temiam que, se Francisco aceitasse a proposta, outros locais com escassez de padres seguiriam o modelo, mesmo em países desenvolvidos como a Alemanha, onde a questão está sendo discutida.

Fonte: Terra

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT.

Comentários Facebook
publicidade

Geral

Reflexão de Boa Vontade

Publicado

Solução ideal

Paiva Netto

O problema do mundo não é primordialmente o pecado, mas a carência de Amor que o gera. “Deus é Amor”, inspirado em Jesus definiu João, Evangelista e Profeta, o Discípulo Amado do Divino Mestre, em sua Primeira Epístola, 4:16: “E nós temos reconhecido o Amor de Deus por nós, e Nele cremos. Deus é Amor: aquele que permanece no Amor permanece em Deus, e Deus, nele”.

No filme Irmão Sol, Irmã Lua (1972), do renomado cineasta italiano Franco Zeffirelli (1923-2019)cena impressionante é projetada: na ocasião em que recebeu a Francisco de Assis (1181-1226), em Roma, o papa Inocêncio III (1160-1216), profundamente comovido pela presença e pelas palavras de Il Poverello, quase que em êxtase, ao beijar-lhe os pés, exclamou: “Erros podem ser perdoados. Nossa obsessão com o pecado original nos faz muitas vezes esquecer nossa inocência original!” (O destaque é meu.)

Jesus trouxe aos povos elevada e abrangente visão a respeito do Pai Celeste: Caridade (isto é, Amor), Fraternidade, Generosidade, Compaixão e também a perfeita Justiça, porque, sem ela, vigora a impunidade, fomentadora da corrupção que estabelece o caos.

Veja Também:  Sebrae MT realizará série de webinars gratuito sobre o mercado de games

No livro Os Mensageiros, do Espírito André Luiz, pela psicografia do Legionário da Boa Vontade no 15.353, Chico Xavier, lemos explicação de Alfredo, administrador de um Posto de Socorro no Mundo Espiritual, que diz: “Enquanto não imperar a lei universal do amor, é indispensável persevere o reinado da justiça”.

É evidente que, quando me refiro à Justiça, não estou tratando de vingança, porquanto esta é a mais completa negação daquela. Nesse sentido, o respeitado escritor e libretista italiano Pietro Metastasio (1698-1782) sentenciou: “Sem piedade, a justiça é crueldade. E é fraqueza a piedade sem justiça”.

De minha parte, tantas vezes tenho ponderado que premiar quem não merece é crime.

A mensagem do Cristo Ecumênico, o Celeste Estadista, é eterna: “Passará o Céu, passará a Terra, mas as minhas palavras não passarão” (Evangelho, segundo Lucas, 21:33), pois Ele divinamente apregoa o Amor do Seu Novo Mandamento como a definitiva solução para os infortúnios que afligem a humanidade: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos. Não há maior Amor do que doar a própria vida pelos seus amigos” (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35; e 15:13).

Veja Também:  Edital de Incentivo a Ações Culturais nos Municípios sugere diversas áreas temáticas

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br ― www.boavontade.com

 

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Mãe faz apelo para ajudar filho com atrofia muscular espinhal (AME)

Publicado

Medicamento para o tratamento custa 12 milhões de reais

(Crédito: Arquivo família)

Por Rodolfo Milone

Rayane Brito, mãe do pequeno Vinícius Brito, de apenas sete meses, está há alguns meses em uma campanha para arrecadar dinheiro para seu filho e ajudar no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME), uma doença neuromuscular rara, genética e com manifestações clínicas variáveis. A doença pode causar a disfunção e a morte de neurônios motores inferiores, que controlam os músculos responsáveis por atividades como respirar, alimentar-se e andar. O AME atinge um em cada dez mil bebês e Vinicius foi diagnosticado com o AME tipo 1. Para o tratamento desta doença, ele precisa do medicamento conhecido como Zolgensma, que custa 12 milhões de reais.

“ Eu abri uma conta para arrecadar recursos para pagar a fisioterapia e fonoaudiologia, mas nós vimos que há algo que pode ajudar ele ainda mais. O sonho com a cura,  tenho essa esperança e o nome dela se chama Zolgensma. Nós sabemos que a medicação é cara, porém eu e minha família acreditamos que vamos conseguir. Hoje, vejo mais de 20 crianças lutando pelo mesmo direito à vida que meu filho. A AME não espera, ela avança de forma avassaladora sobre os neurônios”, disse Rayana.

Veja Também:  IBGE: devolução da taxa de inscrição para Censo 2020 começa em 19/5 via aplicativo

Os pais de Vinicius criaram um Instagram (@ameviniciusbrito) onde eles falam mais sobre a doença, mostram as condições do filho e de outras crianças portadoras do AME, explicam como as pessoas podem contribuir para ajudar no tratamento do menino e prestam contas dos valores arrecadados. Além de depósito direto na conta em nome de Vinicius, os pais também disponibilizaram outras plataformas para ajudar arrecadar o dinheiro para o tratamento. Veja abaixo como doar:

VINICIUS DE BRITO SAMSEL

CPF:153.989.019-82

✅VAKINHA

htpp://vaka.me/1093838

✅BANCO DO BRASIL

AGÊNCIA:0789-7

C/P: 22802-8

VARIAÇÃO:51

✅BANCO SICREDI

AGÊNCIA: 0726

C/P:61.675-2

✅BANCO SICOOB

AGÊNCIA:0001

C/P:63.532.402-2

✅CAIXA ECONOMICA

AGÊNCIA:3734

OP:013

C/P: 10267-0

✅PIC PAY

@AMEVINICIUSBRITO

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana