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Participação familiar é maior desafio enfrentado por gestores escolares

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O Dia do Diretor foi criado para reflexão sobre o importante papel daquele que é responsável pela administração e gestão da unidade escolar.

Rosane Brandão e Adilson Rosa | Seduc-MT

Diretora da escola Fernando Leite, Leyde Laura, com alunos – Foto por: Divulgação

Diretora da escola Fernando Leite, Leyde Laura, com alunos

O Dia do Diretor Escolar, comemorado nesta terça-feira (12.11), é uma oportunidade para refletir sobre o papel deste profissional que é responsável pela administração e gestão da unidade escolar.

Eleitos pela comunidade escolar, os diretores das escolas estaduais de Mato Grosso têm, entre seus maiores desafios, trazer os pais para para dentro da escola. Para a maior parte dos gestores, esta é uma tarefa difícil, mas compensadora e, principalmente, necessária.

Na concepção da maioria dos diretores, a participação dos pais no dia a dia da escola é fundamental para um ensino de qualidade e ter a escola como referência.

A diretora da Escola Estadual Fernando Leite de Campos, Leyde Laura de Sousa, em Várzea Grande, elencou como prioridade a participação dos pais nas atividades escolares. “Desde a elaboração de meu plano de trabalho, uma das prioridades é buscar o envolvimento da família na escola”, assegura.

Ela considera os resultados excelentes, pois os pais participam das reuniões e vão à escola não apenas para buscar os boletins escolares, eles se envolvem com todas as atividades.

Leyde Laura frisa que na maioria das vezes em que liga para os pais para falar sobre os alunos eles são atenciosos e, ao final, sempre agradecem pela preocupação que a escola tem com os seus filhos.

O maior desafio é justamente com os pais ausentes, cujos filhos encontram-se com desafazem na aprendizagem e na disciplina. “Infelizmente são pais em que ligamos duas, três vezes e não conseguimos contato. Então, acionamos o Conselho Tutelar para tomar as providências. Temos uma porcentagem de pais que não participam. Esse é o nosso alvo, porque a família na escola faz a diferença”, assinala.

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A escola, que está localizada na região central de Várzea Grande, atende 1.240 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Para Conceição Aparecida Bastos, que há dez meses está à frente da Escola Estadual Nova Chance, que atende 2.800 alunos privados de liberdade, o maior desafio nesse período em que está como gestora foi promover uma gestão participativa e democrática, pautada em uma escola transformadora e libertadora, onde o aluno é parte específica e protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Professora da rede estadual há 28 anos, a diretora destaca que sempre acreditou que a educação é realmente o instrumento mais eficaz de transformação social, de qualificação e inserção, tanto na estruturação de vida quanto no mercado de trabalho.

“Justamente por crer na humanidade, é que vejo o estudo para os alunos privados de liberdade como um novo caminho, uma nova chance para ressocialização, construção e reconstrução de uma nova vida ao se reintegrarem na sociedade. Uma das funções da escola, como um todo, é dar a este aluno, uma chance de mudar e ter um futuro melhor. Estou convencida de que as opções de vida nessas circunstâncias específicas só podem ser melhores por meio da educação, portanto, o papel do gestor nesse processo é imprescindível”, observa.

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O diretor da Escola Estadual Marcio Schabtt Souza, localizada em Lucas do Rio Verde (a 354 quilômetros de Cuiabá), Wellington José Gobi Zarelli, concorda que ser gestor não é uma tarefa fácil, mas é imprescindível para a melhoria das condições de vida das pessoas que passam pela unidade escolar.

“Para mim, o mais prazeroso em ser diretor é servir à comunidade e fazer o possível para garantir as melhorias para esse espaço educacional, ou seja, é fazer o possível para melhorar a condição de vida de quem passa pela escola, mudando tanto a questão cognitiva quanto o contexto social. Ser diretor é dedicar-se ao máximo e mostrar-se à comunidade com respeito e de maneira democrática”.

Em seu segundo ano de gestão como diretor, Wellington Zarelli, que também foi coordenador por oito anos, acredita que a escola é protagonista quando se refere à mudança do contexto social. Por isso, o gestor deve trabalhar para fazer desse espaço um ambiente mais atrativo aos alunos para que os mesmos se integrem cada vez mais à escola e não fiquem em meios vulneráveis.

“A escola é o refúgio para nossas crianças e esse refúgio além de acolher é um espaço que vai moldar esse cidadão para ter desenvoltura tanto na sua vida social quanto nas questões financeiras, ou seja, a escola é um meio para alavancar a vida de qualquer ser que passe por esse espaço”, observa.

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Jovens são raptadas em assalto em Barra do Bugres e liberadas em Tangará da Serra

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Vítimas foram levadas para um motel e sequestro movimentou a madrugada no setor de segurança pública

Polícia

Diário da Serra

Um crime que começou em Barra do Bugres teve seu desfecho em Tangará da Serra na madrugada desta sexta-feira, 13. Um quarteto armado invadiu uma casa na cidade vizinha, onde estava uma família. Ao fugirem, dois deles sequestraram duas adolescentes, filhas do casal, e as levaram para um motel próximo à Tangará. Outros dois, se dispersaram com um veículo para Cáceres, região de fronteira com a Bolívia.

A Polícia Militar foi acionada e mobilizou homens para trabalharem na negociação, a fim de que as vítimas fossem liberadas pelos criminosos. Após muita conversa, por volta das 04h00 da manhã, a dupla de sequestradores se entregou e libertou as jovens, sem nenhum ferimento.

Os dois foram presos e conduzidos para a Delegacia de Polícia de Tangará da Serra para que fossem tomadas as devidas providências. Segundo a PM, um dos elementos possui passagens pela polícia e já residiu em Tangará da Serra.

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Mais de 2,4 mil vagas são ofertadas pela Unemat incluinndo Barra do Bugres

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Por: O Bom da Notícia

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A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está oferecendo 2.420 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2020 para os candidatos que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano. São 60 cursos de graduação presencial.

A seleção para as vagas é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que utiliza as notas do Enem. As inscrições ocorrerão de 21 a 24 de janeiro.

De acordo com a universidade, o resultado da primeira chamada será publicado no dia 28 de janeiro, e os aprovados devem realizar a matrícula nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e nos dias 3 e 4 de fevereiro.

O procedimento de verificação para estudantes negros e estudantes com deficiência será nos dias 3 e 4 de fevereiro, com divulgação do resultado do procedimento já no dia 5.

A segunda chamada do curso de medicina ocorrerá no dia 4 de março.

Para os interessados em participar da lista de espera para a terceira chamada e chamadas subsequentes devem manifestar interesse pessoalmente no dia 18 de fevereiro na universidade.

Segundo a Unemat, as aulas iniciam no dia 10 de fevereiro, com exceção do curso de medicina, que inicia o período letivo no dia 16 de março.

Cursos ofertados

  • Administração: Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop, Tangará da Serra/Matutino e Tangará da Serra/Noturno
  • Agronomia: Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra
  • Arquitetura e Urbanismo: Barra do Bugres
  • Ciência da Computação: Alto Araguaia, Barra do Bugres e Cáceres
  • Ciências Biológicas: Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra
  • Ciências Contábeis: Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
  • Ciências Econômicas: Sinop
  • Direito: Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino e Pontes e Lacerda
  • Educação Física: Cáceres e Diamantino
  • Enfermagem: Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra
  • Engenharia Civil: Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra
  • Engenharia de Alimentos: Barra do Bugres
  • Engenharia de Produção Agroindustrial: Barra do Bugres
  • Engenharia Elétrica: Sinop
  • Engenharia Florestal: Alta Floresta
  • Geografia: Cáceres e Sinop
  • História: Cáceres
  • Jornalismo: Tangará da Serra
  • Letras: Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra
  • Matemática: Barra do Bugres, Cáceres e Sinop
  • Medicina: Cáceres
  • Pedagogia: Cáceres, Juara e Sinop
  • Sistemas de Informação: Sinop
  • Turismo: Nova Xavantina
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