conecte-se conosco


Barra do Bugres e Região

Porto Estrela ganha agência e projetos sociais do Sicredi

Publicado

Sicredi Sudoeste MT/PA inaugura a 1ª agência do município e a 36ª da cooperativa, levando produtos e serviços financeiros aos associados e programas sociais para toda a comunidade

Sicredi chega à cidade de Porto Estrela (a 191 km de Cuiabá) para mudar a realidade da pequena comunidade, de cerca de três mil habitantes. A cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA inaugura nesta segunda-feira (03.08) a primeira agência do município, em uma cerimônia simbólica. A cidade passa a ser incluída financeiramente, fazendo com que os moradores não precisem mais se deslocar até a cidade de Barra do Bugres, distante 41 km, para realizar suas operações financeiras.

Esta é a 38ª agência da cooperativa, que agora atua em 19 cidades de Mato Grosso e em outras 11 do Pará. Com uma agência em Porto Estrela, o comércio e os serviços locais serão beneficiados, pois a população poderá fazer suas operações financeiras na própria cidade, inclusive as compras, que antes eram feitas no município vizinho. Dessa forma, vai contribuir com o desenvolvimento econômico local.

A chegada do Sicredi à cidade não traz apenas benefícios econômicos. A área social também é contemplada e vários projetos da instituição começaram a ser desenvolvidos junto à comunidade. Um dos fatores que contribui para isso é o formato da nova agência, que não opera numerário em espécie – o que estimula a realização de negócios de outras formas, com uso de cartões e transações digitais.

Esse conceito beneficia diretamente a comunidade, como consequência dos investimentos realizados para a operacionalização da agência nesse formato. Entre eles está a disponibilização de wi-fi gratuito para a comunidade na Praça Central, para que os associados realizem suas operações financeiras pelo aplicativo do Sicredi, bem como use a internet para outras finalidades, como a educação. Nesse sentido, uma escola de informática está em fase de implantação, em parceria com a prefeitura.

Veja Também:  Frente fria chega sábado e temperatura mínima deverá ser de 10ºC na região

Outra frente social atendida inclui a educação. Também está em fase de implantação o Programa A União Faz a Vida, principal projeto de responsabilidade social do Sicredi, que beneficia alunos e educadores através de uma metodologia de ensino voltada para o desenvolvimento da cidadania e da cooperação, com a participação da comunidade. Os alunos passam a ser protagonistas do processo de aprendizagem, tornando o conhecimento mais prazeroso e envolvente.

A comunidade será beneficiada ainda por um programa que disponibiliza bicicletas para uso comum, o Use e Devolva. Além disso, serão oferecidas formações de Educação Financeira para quem tiver interesse. O presidente da cooperativa, Antonio Geraldo Wrobel, afirma que chegar ao município levando tantos benefícios é uma satisfação para a cooperativa e materializa sua missão, que é oferecer produtos e serviços financeiros e promover o desenvolvimento local. “É uma comunidade pequena, cujos moradores tinham que ir para a cidade vizinha para fazer suas operações financeiras e compras. Agora, economizarão tempo e dinheiro tendo uma agência na cidade, de uma instituição que também se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas”.

O diretor-executivo da cooperativa, João Coelho, acrescenta que ter uma agência também melhora a atratividade do município para os investidores, inclusive parceiros do Sicredi, que possuem convênios para implantação de energia solar, móveis e utensílios, empresas de agropecuária, fortalecendo a economia da região.

É justamente essa a consequência esperada pelo prefeito de Porto Estrela, Eugênio Pelachim. “Termos uma agência do Sicredi em nossa cidade vai facilitar a vida das pessoas, das empresas e dos agricultores familiares. Teremos acesso aos recursos para financiar a agricultura familiar. Os empresários terão crédito para suas empresas e os servidores públicos serão beneficiados, com a prefeitura podendo fazer o pagamento da folha através cooperativa. Todo mundo ganha”, comenta ao se dizer otimista com a perspectiva de crescimento da cidade.

Veja Também:  Prefeitura de Porto Estrela está construindo capela mortuária

Diferenciais e impactos

A agência de Porto Estrela está localizada na avenida José Antônio de Faria, no Centro, e já entra em funcionamento oferecendo benefícios aos associados. Disponibiliza cartão sem anuidade para pessoas físicas e máquina de cartão sem o custo do aluguel para as empresas. As linhas de crédito consignado estão com taxas mais acessíveis.

Entre os benefícios econômicos esperados está o incremento das vendas do comércio local com meios alternativos de pagamentos, como as máquinas de cartões; aumento na arrecadação de impostos como consequência do aumento nas vendas e da abertura de uma instituição financeira como contribuinte de imposto sobre prestação de serviços; e a geração de empregos de forma direta e indireta.

Sobre a Cooperativa

A Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA tem 31 anos de fundação. É uma das 110 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Sua área de atuação abrange 97 municípios nos estados de Mato Grosso e no Pará. A sede administrativa fica em Tangará da Serra. São 36 agências, distribuídas em 30 cidades, que reúnem mais de 81 mil associados nesses dois estados.

As agências estão localizadas em Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Curvelândia, Denise, Glória d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Poconé, Porto Esperidião, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal, Tangará da Serra e Várzea Grande em Mato Grosso. No Pará está presente nos municípios de Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Tucumã , Xinguara, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Paragominas e Tomé-Açu.

Mábia Cristine – Assessora de Comunicação e Marketing

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres

Policiais PM´s de Barra do Bugres salvam homem que tentava suicídio

Publicado

Plug News

Por volta das 19 horas da noite do dia 21, uma informação inusitada chegou até a 12ª Companhia Independente de Polícia Militar de Barra do Bugres. Tal informação levava a ocorrência de tentativa de suicídio que estaria acontecendo na ponte sobre o rio Paraguai em Barra do Bugres.

A Guarnição composta pelo 3º Sargento PM Juliano e pelo Soldado Carneiro partiram de imediato até o local. Ao chegar depararam com o indivíduo ameaçando se jogar da ponte. O sujeito já se segurava na parte externa da proteção lateral da ponte.

Com habilidade emocional e psicológica os policiais estabeleceram um diálogo com intuito de fazê-lo desistir do suicídio, porém ele se mantinha irredutível. Num determinado momento de distração do jovem, os dois policiais conseguiram imobilizar e resgatar o cidadão e em seguida conduzi-lo para o Pronto Socorro onde recebeu atendimento médico, ficando em observação.

Para os policiais, o período em que o planeta passa, leva algumas pessoas ao desespero, ao desânimo e consequentemente pode chegar a depressão o que, na maioria dos casos é a consequência desse tipo de atitude. Os PM´s observaram ainda que caso o indivíduo chegasse a pular, seria fatal, pois o rio Paraguai se encontra em período de seca com apenas meio metro de profundidade ou menos, dependendo do local.

Veja Também:  Governo investe R$ 8,4 milhões em obras de escolas em Barra do Bugres

Fonte: Plug News

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres

Após anunciar reforma e ampliação, governo estadual inicia processo para assumir Hospital Regional de Barra do Bugres

Publicado

Foi dado o primeiro passo para que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estadual de Saúde (SES-MT), dê início aos trâmites necessários para assumir a gestão direta do Hospital Regional de Barra do Bugres.

Na última sexta-feira, a prefeitura de Barra do Bugres assinou Termo de Cessão de uso de imóvel do hospital, que era gerido até 60 dias atrás pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde.

A regionalização do hospital já era prevista na Lei Estadual nº. 7.492, de 22 de agosto de 2001, que autorizou o Poder Executivo Estadual a criar e instalar o Hospital Regional em Barra do Bugres, o que já vinha sendo realizado pela SES por meio do consórcio intermunicipal. Porém, após a cessão do imóvel, a SES passará a gerir o hospital de forma direta, assim como faz com outros Hospitais Regionais.

O documento de cessão de uso possui cláusula de doação definitiva do imóvel  e foi assinado nesta semana pelo prefeito de Barra do Bugres, Raimundo Nonato de Abreu Sobrinho. De acordo com o Termo, o Governo poderá utilizar a unidade por 20 anos ou até que o processo de doação definitiva seja concluído pela gestão municipal.

Veja Também:  Delegado Claudinei articula aquisição de viaturas para atender as Delegacias de Fronteiras

A previsão é de que o prédio passe por adequações estruturais e também haja investimento em equipamentos necessários aos serviços que serão ofertados ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). (Com informações de Olhar Direto)

Reforma e ampliação

Segundo publicado pelo Enfoque Business no final de julho, o Governo do Estado, em parceria com o Consórcio de Saúde do Médio-Norte, anunciara a reforma do Hospital Regional. Além da modernização de toda a estrutura do hospital, a Secretaria de Estado de Saúde ampliará a unidade para a construção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A previsão é de que os investimentos somente na reforma da unidade alcancem o montante de R$ 3 milhões, uma vez que toda a estrutura do hospital passará por melhorias. Já o projeto de construção dos leitos de UTI será feito e apresentado pela Secretaria de Saúde 60 dias.

Atualmente, o hospital regional conta com 66 leitos de enfermaria e os pacientes internados já foram transferidos para outros hospitais. A SES também deverá contratualizar serviços em outras unidades de saúde para a manutenção do tratamento dos pacientes atendidos no local.

Veja Também:  Sema disponibiliza imagens de satélite para auxiliar na elaboração do CAR

Fonte: Enfoque Business

 

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

COM OS NOMES QUE SURGEM COMO PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO EM BARRA DO BUGRES VEJO QUE...

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana