conecte-se conosco


Barra do Bugres

Prefeito Raimundo Nonato apresenta relatório de ações executadas para conter o COVID-19 em Barra do Bugres

Publicado

No início do mês de março, o prefeito Raimundo Nonato convocou todo seu staff para uma reunião que resultou na decisão de baixar o decreto 025/2020, onde começaram a tomar medidas necessárias para a prevenção da transmissão do COVID-19, o CORONAVIRUS.

Durante essa reunião foi criado o Comitê Municipal de Resposta Rápida ao COVID-19, composto pelos seguintes membros Prefeito e vice-prefeito Municipal, secretária Municipal de Saúde, secretária Municipal de Educação Cultura e Esporte, secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, secretário Municipal de Finanças, secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços públicos e Procuradoria Geral do Município.

Uma das primeiras medidas, orientadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado, foi sobre os horários de visitas na unidade hospitalar do município, com a diminuição de horários de visitas e pessoas por paciente.

Por determinação do prefeito Raimundo Nonato e Comitê Municipal de Resposta Rápida ao COVID-19, todos os profissionais de saúde foram capacitados e orientados conforme novos procedimentos de como lidar com os pacientes, de acordo com o Ministério da Saúde divulgava.

O Comitê divulga constantemente em banner no site da Prefeitura, imprensa, audio para carros de som e redes sociais, acerca de como as pessoas devem se proceder para evitar o contágio, transmissão do coronavírus. Além das informações via número de celular (65) 9 9632-8676. As orientações são de como as pessoas podem garantir sua segurança, caso apresentem tosse, febre e dificuldade de respirar.

Ainda por determinação do decreto foi suspenso de forma temporário, a partir de 23/03/2020, o atendimento presencial da Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, exceto atendimento nos Programas de Saúde e Família – PSF, Hospital Municipal – Pronto Atendimento – PA e Banco de  Sangue,  porém,  com atendimento para coletas somente através de agendamento pelo telefone (65) 3361-2702.

Veja Também:  Bandidos de nossa região dão golpe em policial, desafiam a vítima e são presos pela polícia militar

A partir do dia 30/03, a Prefeitura começou a ter expediente interno e liberar os servidores públicos acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes/lactantes, e pessoas com doenças respiratórias, e ainda, aqueles que convivam com pessoas que se estejam enquadradas com “grupo de risco”;

Para proteger a população da disseminação do COVID-19 no município, o prefeito Raimundo Nonato, em seu decreto, suspendeu, pelo prazo de 30 (trinta) dias:

– as atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal direta e indireta que impliquem a aglomeração de pessoas;
– a participação de servidores ou de empregados no exercício de suas funções em eventos ou viagens interestaduais e intermunicipais, excetuando-se casos de extrema necessidade e, situações onde possam ser comprovadamente resguardada a saúde dos mesmos;
– eventos culturais, atividades esportivas e de recreação promovidas pelo Município de Barra do Bugres que impliquem em aglomeração de pessoas;
– eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público Municipal, com público superior a 100 (cem) pessoas em local aberto e superior a 50 (cinquenta) pessoas em local fechado.

Por diversos dias, servidores de diversas secretarias municipais e carro de som, com apoio da Polícia Militar, percorreram ruas e avenidas de diversos bairros de Barra do Bugres alertando os moradores para não sair de suas casas, no período de quarentena, atendendo uma orientação da Secretaria Municipal de Saúde.

Uma parceria da Prefeitura com o grupo Barralcool, durante dois dias, promoveu o trabalho de assepsia durante o período noturno, em todos locais de maior fluxo de pessoas no município, a aplicação de calda de cloro a 3%.

Veja Também:  Polícia prende homem com armas, agrotóxicos e carretas roubadas em Diamantino

PROVIDÊNCIAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

•    17/03/2020 – criação da comissão da Secretaria Municipal de Saúde do enfrentamento do COVID-19 elaboração do fluxograma de atendimento plano de ação e levantamento dos EPIs na saúde do município de Barra do Bugres;
•    18/03/2020 – capacitação para todos os coordenadores para enfrentamento do COVID-19 do município;
•    Levantamento de estoque e insumos e medicação para município;
•    20/03/2020 – elaboração da nota técnica do município e novas ações a serem implementadas Instituído canal de informação e esclarecimento de dúvidas via telefone para população,
•    22/03/2020 – panfletagem e fixação de cartazes informativo em todos os comércios local e agências bancárias;
•    23/03/2020 – distribuição da nota técnica em todos os setores da secretaria de saúde, aquisição de EPIs, possibilidades de horário estendido em uma unidade nesse período emergencial de combate ao COVID-19;
•    Avaliação da atual situação das ações implementadas no município, implantação horário estendido na Unidade Primavera, Capacitação da equipe do PA (Pronto Atendimento) e hospital municipal, instituído novo local para coleta do SWAB ORAL dos CASOS SUSPEITOS do COVID-19,
•    Recrutamento dos odontólogos para coleta SWAB Oral no município, orientações norma de proteção treinamento para realização da coleta SWAB, distribuição dos EPIs para unidades, início do horário estendido na UNIDADE PRIMAVERA, a unidade conta com horário especial para atendimento sendo das 07h as 22h ininterrupto para atendimento de segunda a sexta-feira.

 Fonte: Assecom – João Menezes

GALERIA DE FOTO

www.barranews.com.br – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres

Governo do Estado vai reformar Hospital Regional de Barra do Bugres

Publicado

Anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes nesta segunda-feira (25.05)

Lucas Rodrigues | Secom-MT

Hospital Regional Barra do Bugres – Foto por: Reprodução

Hospital Regional Barra do Bugres

O Governo do Estado vai reformar a estrutura física do Hospital Regional de Barra do Bugres (165 km de Cuiabá), que atende pacientes de pelo menos dez municípios da região Oeste de Mato Grosso.

O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes, na tarde desta segunda-feira (25.05), após reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta; o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo; e os prefeitos Raimundo Nonato (Barra do Bugres), Eliane Lins (Denise) e Rafael Machado (Campo Novo do Parecis).

“Decidimos que o Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Consórcio Intermunicipal da região, fará uma grande reforma no Hospital Regional de Barra do Bugres. Nos próximos 60 dias, faremos um grande planejamento e todo o projeto, que vai ficar a cargo da Secretaria de Estado de Saúde e da nossa equipe de engenharia”, explicou o governador.

Mendes agradeceu aos prefeitos das localidades e aos deputados da base na Assembleia Legislativa pela articulação constante em concretizar a ação.

Veja Também:  Homem foi detido com drogas em Alto Paraguai

“Faremos uma grande reforma naquela unidade, com dignidade e qualidade, para fornecer um serviço de saúde de qualidade para aquela importante região”, afirmou.

De acordo com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, todo o planejamento para a obra deve ser finalizado em até 60 dias, e vai englobar não só a melhoria da estrutura física, mas também a aquisição de equipamentos mais modernos para atendimento à população.

“O que vamos fazer agora é o planejamento de como podemos fazer esse investimento na modernização, sem necessariamente paralisar as atividades. Nossa equipe vai fazer o projeto junto com o Consórcio para tornar o hospital mais moderno, no nível de requinte que estamos fazendo nos demais hospitais do Governo do Estado”, reforçou Figueiredo.

Para o prefeito de Barra do Bugres, Raimundo Nonato, a obra é “um sonho” da população de toda a região que é atendida pelo hospital.

“Essa obra é de uma importância muito grande para nós. Barra do Bugres todinha está na expectativa. Esse hospital é um sonho de todo mundo e esse sonho a gente sente que será realizado. E estamos muito contentes com o governador, porque não é só esse projeto. Muitas outras coisas estão sendo realizadas no município. Em tão pouco tempo já fez muito e tenho certeza que vai fazer muito mais”, destacou.

Veja Também:  Saques do FGTS: adesão ao saque-aniversário começa nesta terça-feira

O Hospital Regional de Barra do Bugres atende pacientes de ao menos outros dez municípios: Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Arenápolis, Denise, Nortelândia e Porto Estrela.

Desde o ano passado, o Governo de Mato Grosso tem investido em reformas em diversas unidades hospitalares em todas as regiões do Estado. Há obras em andamento nos hospitais regionais de Sorriso, Sinop, Alta Floresta e Colíder.

Além disso, foram criados 147 novos leitos exclusivos para o coronavírus na Santa Casa, em Cuiabá, e a reforma e ampliação do Metropolitano, em Várzea Grande, que agora possui 278 leitos para o atendimento de pacientes com Covid-19.

Fonte: Assesom

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres

TCE-MT julga auditoria de conformidade na Prefeitura de Barra do Bugres

Publicado

Na primeira sessão por videoconferência da 2ª Câmara Temática de Julgamento do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), realizada no dia 19 de maio,foi julgada uma auditoria de conformidade que analisou a legalidade e legitimidade dos atos de gestão relacionados à utilização do cartão magnético para abastecimento da frota de veículos da Prefeitura de Barra do Bugres, durante o exercício de 2017.

Relator do processo administrativo, o conselheiro Isaias Lopes da Cunha votou pelo afastamento de todas as irregularidades apontadas na auditoria instaurada pela Secretaria de Controle Externo da Corte de Contas, sendo acompanhado por unanimidade dos conselheiros que compõem a 2ª Câmara.

“No caso sob exame, embora tenham sido detectadas falhas na execução do contrato, relativas à utilização de requisições manuais, em detrimento da utilização de cartões magnéticos, restou comprovado nos autos que o objeto do contrato foi cumprindo e a prestação dos serviços foi acompanhada pelos fiscais de contrato, mediante a emissão de relatórios de acompanhamento e fiscalização da execução contratual”, sustentou o relator em trecho da decisão.

Veja Também:  Jovem promessa de Tangará ingressa em time do interior de São Paulo

Em seu voto, o conselheiro ressaltou ainda que a auditoria de conformidade é um instrumento utilizado pelo Tribunal de Contas para o exame objetivo e sistemático das operações contábeis, orçamentárias, financeiras, operacionais e patrimoniais dos órgãos jurisdicionados.

A 2ª Câmara Temática de Julgamento do TCE-MT é presidida pelo conselheiro João Batista Camargo e composta ainda pelo conselheiro Ronaldo Ribeiro de Oliveira.

Clique aqui e confira o vídeo completo do julgamento

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
(65) 3613 7559

Fonte: TCE MT

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana