conecte-se conosco


Sem categoria

Procon orienta consumidores que questionam faturas de energia elétrica

Publicado

É preciso ficar atento à fatura, alerta o Procon

A estação da seca acabou, as temperaturas baixaram e as contas de energia elétrica começaram a chegar, assim como as reclamações dos consumidores, que ficaram assustados com o aumento na fatura.

Com o calor excessivo de setembro, que resultou em aumento na conta de energia, é preciso ficar atento à fatura, alerta o Procon estadual. O primeiro passo é observar se a leitura foi de fato realizada ou se foi por média de consumo.

Tal informação deve constar na fatura de energia. Em um segundo momento, o consumidor precisa analisar seu histórico de consumo dos últimos meses, inclusive do mesmo período do ano anterior. Essas informações também estão nas contas. Outra dica é observar o número de dias faturados, que deve ser de 27 a 33 dias, no máximo.

Da mesma forma, o consumidor deve analisar a faixa de ICMS correspondente ao consumo do mês. Em Mato Grosso o ICMS é escalonado, ou seja, quanto mais quilowatts-hora são consumidos maior é a alíquota de imposto. Além disso, há o custo da bandeira tarifária, que em setembro deste ano foi a vermelha, patamar 1 (R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora).

Veja Também:  O que significa Corpus Christi? Padre de Barra do Bugres explica, Vídeo

Se a leitura foi estimada, se o consumo está muito fora do normal para aquele período ou se houve acúmulo de leitura, o consumidor deve acionar a concessionária e o Procon, caso a empresa não apresente uma solução. “Uma conta fora do normal para determinado período, se não questionada, vai impactar no histórico de consumo daquela unidade consumidora e, consequentemente, em possíveis faturamentos por média que forem realizados”, alerta a secretária adjunta do Procon-MT, Gisela Simona.

De acordo com o engenheiro eletricista Teomar Estevão Magri, de forma geral, o calor excessivo influencia em cerca de 20% o consumo de energia – isso com os aparelhos de ar-condicionado sendo utilizados dentro da mesma quantidade de horas de dias normais. O mesmo acontece com as geladeiras, que também consomem mais energia para manter a temperatura programada em dias muito quentes.

Redação DS / Assessoria Procon-MT

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Secretaria de Agricultura faz manutenção em propriedades de assentamentos

Publicado

Foto Por: Marcos Parada

A Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, continua com os trabalhos de manutenção e atendimento às necessidades urgentes da agricultura familiar no município.

Desta vez, a equipe se encontra no assentamento Antônio Conselheiro, mais especificamente dentro das propriedades e, nestas, os trabalhos de cascalhamento nas estradas, aterramento de curral e pequenos tanques vêm recebendo manutenção e também, em algumas, tanques vem sendo construídos.

Toda essa movimentação já vem seguindo um planejamento desenvolvido pela equipe de dentro da secretaria que, através de estudos, determinaram as ações principais à serem feitas de imediato, ajudando os agricultores para que não parem os trabalhos ou que esses sejam interrompidos.

“O Zé Viana e sua equipe da Secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo um trabalho muito bom junto aos pequenos agricultores no município. Eu só tenho a agradecer o empenho daquela secretaria”, disse Raimundo Nonato, pelo telefone. Raimundo frisou que sem o agricultor o município para.

Comentários Facebook
Veja Também:  Perícia não encontra riscos no restante da estrutura e autoriza desinterdição de shopping, Vídeo do dia do acidente
Continue lendo

Sem categoria

Problema de décadas na grande Maracanã está perto do fim

Publicado

Assecom: Marcos Parada

Em pouco tempo, um dos problemas que vinham perdurando por décadas e dificultando a vida de moradores dos bairros da grande Maracanã chegará ao fim.

A Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, responsável pela execução e fiscalização, caminha para a conclusão da obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) que irá abastecer toda a grande a Maracanã.

A canalização que levará a água do rio Paraguai até a nova ETA já está pronta, faltando a conclusão apenas da estrutura onde funcionará o motor que irá bombear a água. A estrutura estará localizada do outro lado da ponte, a canalização passa pela própria estrutura interna da ponte, segue pela rua Voluntários da Pátria até chegar a ETA, aos fundos do antigo hospital municipal.

Comentários Facebook
Veja Também:  É hoje o grandioso sorteio da Abelhinha da Sorte, não fique de fora
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana