conecte-se conosco


Sem categoria

Professora assina capítulo de obra internacional baseado em pesquisa junto ao Pibid de Alto Araguaia

Publicado

Ana Carolina de Laurentiis Brandão, professora de Língua Inglesa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), participa de obra internacional na qual foram compiladas pesquisas realizadas ao redor do mundo que se valem de métodos visuais, como desenhos e fotografias, com a temática de vidas multilíngues.

Ana Brandão assina o décimo primeiro capítulo do livro ‘Visualising multilingual lives: More than words’, que em português se chama “Visualizando vidas multilíngues: Mais do que palavras”. O livro é organizado pelas professoras e pesquisadoras Paula Kalaja, da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, e Sílvia Melo-Pfeifer, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha.

De acordo com a autora, seu capítulo, ‘Imagining second language teacing in Brazil: What stories do student teachers draw?’, com título em português ‘Imaginando o ensino de segunda língua no Brasil: Que histórias desenham os professores em formação?’, baseia-se em sua pesquisa de doutorado realizada no câmpus de Alto Araguaia, com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Unemat.

Veja Também:  Seduc-MT lança edital para contrato temporário para escolas estaduais

“Minha pesquisa trata do impacto do programa na formação docente. Meu trabalho explorou a formação da identidade profissional das bolsistas a partir  de desenhos de professores de língua inglesa por elas produzidos. E o capítulo evidencia a importância do Pibid para o desenvolvimento profissional de professores de línguas em nossa Instituição, e relevância de métodos visuais para se entender melhor o processo de formação de professores”, explicou a professora, que atualmente desenvolve suas atividades como assessora de Gestão de Políticas Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Unemat e como coordenadora institucional do Pibid 2018-2020.

O livro traz três seções: a identidade multilíngue, o aprendiz multilíngue e a formação de professores multilíngue. Seus capítulos focam as identidades de participantes multilíngues e as formas como elas são discursivamente ou visualmente construídas. Para Ana Brandão, a obra é um marco para pesquisadores que tenham interesse em explorar métodos de pesquisa inovadores.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail anabrandao@unemat.br

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Exportação de bovinos vivos diminui em 2019

Publicado

Exportação de bovinos vivos diminui em 2019Em 2019, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, foram exportadas pelo Brasil, 557 mil cabeças de bovinos vivos, 250 mil cabeças a menos na comparação com 2018.

Os principais países compradores do gado brasileiro foram a Turquia, o Iraque e o Egito, na sequência de importância.

Figura 1.
Principais países importadores de bovinos vivos brasileiro, em mil cabeças, em 2019.


Fonte: MDIC / Elaborado por Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

O faturamento com as exportações foram US$354,64 milhões, 35,7% menos que o registrado em 2018.

Os principais estados exportadores foram o Pará, o Rio Grande do Sul e São Paulo.

Data de Publicação: 04/02/2020 às 13:30hs
Fonte: Scot Consultoria

Comentários Facebook
Veja Também:  Painel da Produção será realizado em Tangará da Serra com participação da Unemat de Barra do Bugres
Continue lendo

Sem categoria

Câmara aprova projeto de pavimentação urbana de 20 km em Barra do Bugres

Publicado

Assecom: João Menezes

Na seção extraordinária na última quarta-feira, 22/01, a Câmara Municipal aprovou, por 12 a 1, o projeto de pavimentação asfáltica urbana para mais de 20 km, orçado em R$ 10 mi. O projeto, de autoria do Executivo, passou pela última etapa.

O projeto foi amplamente debatido na reunião das comissões que contou com a participação de todos os vereadores, do vice-prefeito Gustavo Abi Rached Cruz, Vanderson Vitor da Silva, Secretário de Governo e o assessor Jurídico Reinaldo Lorençoni Filho.

Os representantes do Executivo explicaram aos edis, todos os detalhes dos investimentos. O vice-prefeito Gustavo Abi Rached Cruz por sua vez, parabenizou a todos os vereadores por entender essa necessidade. “Esse é um projeto que estamos há mais de um ano trabalhando nele e essa é uma etapa a ser vencida e estamos satisfeitos que os vereadores entenderam a grandiosa ação que estamos pleiteando em busca de melhoria da qualidade de vida de toda Barra do Bugres” destacou Gustavo Abi Rached Cruz, enaltecendo todos os colaboradores e funcionários que sempre estão imbuídos na melhoria da Gestão 2017/2020.

Veja Também:  Unemat de Barra do Bugres realizará Simpósio de Direitos Humanos e Justiça sobre Consciência Negra

Já presidente do Legislativo Municipal, disse ser favorável ao projeto que tem sido cobrado há meses pela população. “Sou favorável a esse projeto e ele havia passado na Câmara no ano passado e nos autorizando para sua conclusão e que seja feito a pavimento asfáltico nas ruas da nossa cidade”, ressaltou ele destacando que o projeto é de grande importância para a população de Barra do Bugres.

O prefeito Raimundo Nonato agradeceu o empenho de cada vereador por entender a necessidade de provar um projeto que irá melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que moram em ruas que não são pavimentadas. O prefeito agradeceu também seu staff, em nome de seu vice-prefeito, que vem conduzindo os trabalhos de forma majestosa durante sua ausência, devido o período de recuperação de uma fratura na perna.

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana