conecte-se conosco


Barra do Bugres e Região

Quase 50 novos casos de HIV são diagnosticados em Tangará da Serra em 2019

Publicado

por –

No último domingo, dia 1º de dezembro, foi lembrado o Dia Mundial Contra a Aids. A data relembra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, oportunidade em que estatísticas sobre o assunto foram divulgadas em todo o país.

Em Tangará da Serra, o número de diagnósticos positivos também ainda é preocupante. De acordo com dados repassados pela Vigilância Epidemiológica, somente nesse ano, 46 novos casos foram registrados. Apesar de ser considerado um número alto, a quantidade de diagnósticos positivos caiu em um comparativo com 2018, quando 50 casos foram confirmados.

Para a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atenção Especializado (CTA/SAE) de Tangará da Serra, Cláudia Cunha de Oliveira, para a luta contra a Aids ser efetiva é fundamental que haja o diagnóstico precoce. “Em Tangará da Serra não tivemos aumento dos casos se compararmos com o ano passado, mas a gente fica preocupado se essa diminuição aconteceu porque o paciente não foi até a unidade fazer o teste ou se o medo do preconceito afastou o paciente de fazer o exame”, comentou a coordenadora, destacando que ações para prevenção e diagnóstico estão acontecendo de forma intensificada. “Temos trabalhado tanto com qualificação nas USF’s de Tangará como também nos municípios vizinhos”, relatou a responsável.

Veja Também:  Assaltante é baleado em telhado de banco ao tentar invasão e outros dois suspeitos são presos em Cuiabá

O CTA/SAE está localizado na Rua Sebastião Barreto, 824 – Centro. Além da unidade, testes rápidos também são oferecidos nas USF’s do município.

DADOS

Conforme informativo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso registrou 718 casos de pessoas contaminadas pelo vírus HIV neste ano. Desse número, 37,2% foram detectados em jovens com a faixa etária de 20 a 29 anos. Se comparado a 2018, esse número diminuiu em Mato Grosso. No ano passado, foram 859 pessoas contaminadas pelo vírus

Fonte: Diário da Serra

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres e Região

Em bloqueio no Trevo de Assari, PM de Nova Olímpia e Denise detém dois acusados de transporte de substâncias proibidas

Publicado

Foto por: PMNO

Clikc Nova Olímpia

Dando continuidade a Operação ‘Final de Ano’, policiais de Nova Olímpia e Denise desencadearam uma ação exitosa prendendo duas pessoas transportando drogas na tarde  desta terça-feira (10), por volta das 15h00.

Os acusados V.I.M.L. (22 anos) e L.C (19 anos), o primeiro de Cuiabá e o segundo de Diamantino foram detidos duramente um bloqueio policial no trevo que liga o distrito de Assari a Nova Olímpia e Denise. Eles foram abordados em uma camioneta VW Amarok e no interior do veículo foram encontradas 13 porções de Teonanacatl (cogumelo-fungo substância alucinógena), dois cigarros e duas porções de substância análoga a maconha.

Na confecção do Boletim de Ocorrências, V.I.M.L. assumiu a propriedade de todas as substâncias. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Comentários Facebook
Veja Também:  Bandidos roubam e sequestram morador de Alto Paraguai
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Lojas já estão abertas à noite para compras de Natal em Tangará da Serra

Publicado

Bem Notícias – Larissa Ariane

A movimentação do primeiro dia do comércio aberto á noite foi na segunda-feira (09) e animou os comerciantes em Tangará da Serra.

A projeção de crescimento é de 5% nas vendas de fim de ano, e apesar de ser baixa, sempre tem os empresários mais confiantes, que esperam um crescimento muito maior.  A demanda aquecida  faz o comércio projetar receita de R$ 769 milhões em Mato Grosso, com as vendas no Natal de 2019. O valor é 3,1% maior que o resultado obtido em 2018. As estimativas são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e segundo a entidade, este será o 3º ano consecutivo de crescimento nas vendas natalinas em Mato Grosso.

Em Tangará da Serra, as lojas nesta semana, atendem até às 19h30. Na próxima semana que compreende ao período de 16 a 20 de dezembro, funcionam até às 21h00. Na segunda (23), o comércio também trabalha até as 21h00. Nos sábados, 14 e 21, assim como na terça, 24, véspera do Natal, o comércio da cidade, abre até as 18 horas.

Veja Também:  Jovem de 20 anos é atropelado na MT-480 e família faz apelo para identificar motorista que fugiu em Tangará

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana