conecte-se conosco


Barra do Bugres e Região

Repressão ao tráfico de drogas prende 191 traficantes no 1º semestre

Publicado

Resultado de imagem para Repressão ao tráfico de drogas prende 191 traficantes no 1º semestre

Intensificando as investigações e o cerco ao combate ao tráfico de drogas em Cuiabá e região, nos seis primeiros meses desde ano de 2019, a Polícia Judiciária Civil por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), prendeu 191 envolvidos no comércio, distribuição e fornecimento de drogas na região metropolitana.

Mês a mês foram presos: 21 suspeitos do mês de janeiro, 37 no mês de fevereiro, 28 no mês de março, 38 no mês de abril, 34 no mês de maio e finalizando o primeiro semestre, 33 presos em junho.

Com meta considerada ultrapassada, de janeiro a junho, a DRE instaurou 444 inquéritos policiais e concluiu 459 inquéritos, bem como as equipes cumpriram 212 mandados de busca e apreensão, 175 ordens de serviços, confeccionaram 103 autos de prisões em flagrante e 38 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Com relação a drogas, nos seis meses, foram apreendidos 800 quilos de drogas (cerca 700 kg de maconha e 100 kg de cocaína), 270 comprimidos de ecstasy, centenas de frascos de anabolizantes, além de 55 veículos e 34 armas de fogo aprendidas.

Para o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, os números são bastante satisfatórios, uma vez que os investigadores e escrivães de polícia estão se dedicando de forma intensa, realizando diligências visando apurar e checar todas as denúncias que chegam à delegacia, trazendo assim excelentes resultados.

“No mesmo período (janeiro a julho) do ano de 2018 a DRE efetuou 52 prisões. Nesse ano o número subiu para 191. Os mandados de busca e apreensão cumpridos também surpreenderam, pois no ano passado foram 88 ordens judiciais cumpridas e em 2019 as equipes cumpriram mais de 210 buscas em pontos alvos de investigações. Isso mostra o quanto temos nos esforçados para coibir o tráfico doméstico, para tranquilidade aos cidadãos com a redução de delitos conexos ao tráfico, como roubos e homicídios”, destacou.

Veja Também:  Ministério Público pede a perda do cargo público da prefeita de Denise/MT

Várias operações deflagradas tiveram excelentes resultados. No dia 01 de fevereiro houve uma grande apreensão de maconha e munições na cidade de Várzea Grande. No dia 06 de fevereiro foi feito um trabalho preventivo no beco do candeeiro, região central de Cuiabá.

Ainda no mesmo mês, a DRE fechou um empresa usada de fachada para venda de drogas, prendeu um delivery de cocaína, traficante de droga sintética, além dos gestos de solidariedade, ocasião que os policiais civis doaram sangue. Outros trabalhos também foram destaques como ações integradas com a Polícia Militar, apreensões de carregamentos de maconha, de armamento e cocaína.

 

Modalidades criminosas

A DRE vem combatendo as variadas modalidades de comércio de drogas, desde grandes fornecedores até pequenas “bocas de fumo” (conhecido como tráfico formiguinha). Os trabalhos têm como alvos todos os tipos de drogas (maconha, cocaína, drogas sintéticas e anabolizantes).

As investigações apontam que maioria dos carregamentos de maconha vem do Paraguai, e a cocaína é oriunda do país da Bolívia. Os dados apresentam aumento do tráfico de anabolizantes e das substâncias entorpecentes sintéticas, originárias de grandes centros para distribuição em festas raves.

Integração

Buscando efetividade nos resultados das ações e operações, a DRE conta com parceira de outras unidades da Polícia Civil, como Gerência de Operações Especiais (GOE) que auxilia nos cumprimentos de mandados, Delegacia do Consumidor (Decon) no combate ao tráfico de anabolizantes, Delegacia de Fronteira (Defron) com a troca de informações de inteligência.

Veja Também:  Tentativa de homicídio é registrado em Arenápolis

Além dos trabalhos desencadeados em conjunto com a Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Federal (PF), Prefeitura de Cuiabá através da Vigilância Sanitária Municipal (Semob) e da Secretaria de Ordem Pública, bem como com o Sistema Prisional visando inibir a entrada de drogas nos presídios.

A DRE destaca a importância do apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público, que têm sido parceiros na repressão ao tráfico de drogas, com agilidade nas manifestações e expedições de mandados de busca, de prisão, entre outros.

“Com uma filosofia de integração com outras delegacias e outros órgãos de Segurança Pública, e de fortalecimento das informações de inteligência policial, a DRE vem trabalhando para aumentar o número de operações, prisões e apreensões de droga”, afirma o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Planejamento

Para o segundo semestre de 2019, a DRE está preparando intensas operações com objetivo de desarticular e prender associações criminosas, combater o crime de lavagem de dinheiro assim descapitalizar as organizações, além de fortalecer o enfrentamento ao tráfico de drogas em Mato Grosso.

Aperfeiçoamento

A qualificação dos seus policiais civis também é um dos focos da DRE. Para tanto está sendo programando vários cursos de capacitação para os policiais civis da Especializada, e ainda ações solidárias de cunho social.

Denúncia

Além do disque-denúncia via 197, a Polícia Civil conta com um canal exclusivo via WhatsApp para recebimento de informações referentes ao tráfico de drogas. Pelo telefone (65) 9 9989-0071 qualquer pessoa pode auxiliar as investigações da DRE. As denúncias também podem ser encaminhadas pore-mail: denunciasdre@pjc.mt.gov.br. O sigilo é absoluto.

Assessoria PJC-MT/ Gazetafmtangara

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres e Região

Polícia recupera carros, objetos roubados e prende quadrilha que aterrorizou Família em Arenápolis

Publicado

O crime ocorreu por volta das 21:00 no bairro São Mateus, próximo ao estádio moca Bonita, em Arenápolis.

Segundo informações três bandidos armados de arma, faca e facão renderam a família e conseguiram roubar:
2 carros
1 tv 32″
2 notebooks
Vários celulares
Joias, perfumes e bebidas

Durante o roubo os bandidos agiram com extrema violência e um dos assaltantes chegou a agredir as vitimas batendo nelas com o facão.

A polícia militar com apoio da polícia civil realizou rondas na cidade conseguiu localizar e recuperar os veículos poucos minutos depois próximo ao cemitério do bairro bela vista.

Em continuidade as diligências a policia conseguiu localizar os objetos roubados, escondidos em um terreno baldio.

Próximo ao local onde foram encontrados os objetos a policia abordou alguns suspeitos e no bolso de uma das mulheres foi encontrado várias joias pertencentes a vítima.

Também foram encontrados em posse dos suspeitos um simulacro de arma de fogo, um facão e duas facas, que possivelmente era usado para praticar os assaltos.

Foram presos 2 mulheres, 3 homens e 5 menores suspeitos de envolvimento no roubo.

Veja Também:  Notícia falsa de acidente coloca família em desespero em Diamantino

Todos os suspeitos, carros e objetos recuperados foram encaminhados a delegacia de Arenápolis para as devidas providências.

Por Notícias de Arenápolis e Região

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
Nenhuma descrição de foto disponível.
A imagem pode conter: telefone

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Homem é assassinado as pedradas no bairro da ponte em Nortelândia

Publicado

Segundo informações preliminares, o crime ocorreu no inicio da tarde dessa segunda-feira, 22 de julho.

De acordo com testemunhas o corpo de um homem conhecido como “chicão” foi encontrado frente igreja Santa Luzia, no bairro da ponte em Nortelândia e a vitima foi morta a golpe de pedradas, sendo que o autor usou um paralelepípedo para cometer o crime

Polícia Civil já esta no local e politec esta a caminha para realização de perícia.

Mais notícias a qualquer momento.

Por Notícias de Arenápolis e Região

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, bebida e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Comentários Facebook
Veja Também:  Tentativa de assalto na fazenda Camargo Correia em Nortelândia
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana