conecte-se conosco


Barra do Bugres e Região

Repressão ao tráfico de drogas prende 191 traficantes no 1º semestre

Publicado

Resultado de imagem para Repressão ao tráfico de drogas prende 191 traficantes no 1º semestre

Intensificando as investigações e o cerco ao combate ao tráfico de drogas em Cuiabá e região, nos seis primeiros meses desde ano de 2019, a Polícia Judiciária Civil por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), prendeu 191 envolvidos no comércio, distribuição e fornecimento de drogas na região metropolitana.

Mês a mês foram presos: 21 suspeitos do mês de janeiro, 37 no mês de fevereiro, 28 no mês de março, 38 no mês de abril, 34 no mês de maio e finalizando o primeiro semestre, 33 presos em junho.

Com meta considerada ultrapassada, de janeiro a junho, a DRE instaurou 444 inquéritos policiais e concluiu 459 inquéritos, bem como as equipes cumpriram 212 mandados de busca e apreensão, 175 ordens de serviços, confeccionaram 103 autos de prisões em flagrante e 38 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Com relação a drogas, nos seis meses, foram apreendidos 800 quilos de drogas (cerca 700 kg de maconha e 100 kg de cocaína), 270 comprimidos de ecstasy, centenas de frascos de anabolizantes, além de 55 veículos e 34 armas de fogo aprendidas.

Para o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, os números são bastante satisfatórios, uma vez que os investigadores e escrivães de polícia estão se dedicando de forma intensa, realizando diligências visando apurar e checar todas as denúncias que chegam à delegacia, trazendo assim excelentes resultados.

“No mesmo período (janeiro a julho) do ano de 2018 a DRE efetuou 52 prisões. Nesse ano o número subiu para 191. Os mandados de busca e apreensão cumpridos também surpreenderam, pois no ano passado foram 88 ordens judiciais cumpridas e em 2019 as equipes cumpriram mais de 210 buscas em pontos alvos de investigações. Isso mostra o quanto temos nos esforçados para coibir o tráfico doméstico, para tranquilidade aos cidadãos com a redução de delitos conexos ao tráfico, como roubos e homicídios”, destacou.

Veja Também:  Jovem de 18 anos é morta com tiro na testa pelo ex-namorado na frente da filha de 4 anos em Diamantino

Várias operações deflagradas tiveram excelentes resultados. No dia 01 de fevereiro houve uma grande apreensão de maconha e munições na cidade de Várzea Grande. No dia 06 de fevereiro foi feito um trabalho preventivo no beco do candeeiro, região central de Cuiabá.

Ainda no mesmo mês, a DRE fechou um empresa usada de fachada para venda de drogas, prendeu um delivery de cocaína, traficante de droga sintética, além dos gestos de solidariedade, ocasião que os policiais civis doaram sangue. Outros trabalhos também foram destaques como ações integradas com a Polícia Militar, apreensões de carregamentos de maconha, de armamento e cocaína.

 

Modalidades criminosas

A DRE vem combatendo as variadas modalidades de comércio de drogas, desde grandes fornecedores até pequenas “bocas de fumo” (conhecido como tráfico formiguinha). Os trabalhos têm como alvos todos os tipos de drogas (maconha, cocaína, drogas sintéticas e anabolizantes).

As investigações apontam que maioria dos carregamentos de maconha vem do Paraguai, e a cocaína é oriunda do país da Bolívia. Os dados apresentam aumento do tráfico de anabolizantes e das substâncias entorpecentes sintéticas, originárias de grandes centros para distribuição em festas raves.

Integração

Buscando efetividade nos resultados das ações e operações, a DRE conta com parceira de outras unidades da Polícia Civil, como Gerência de Operações Especiais (GOE) que auxilia nos cumprimentos de mandados, Delegacia do Consumidor (Decon) no combate ao tráfico de anabolizantes, Delegacia de Fronteira (Defron) com a troca de informações de inteligência.

Veja Também:  Menor de Arenápolis é preso em Denise por tráfico de drogas

Além dos trabalhos desencadeados em conjunto com a Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Federal (PF), Prefeitura de Cuiabá através da Vigilância Sanitária Municipal (Semob) e da Secretaria de Ordem Pública, bem como com o Sistema Prisional visando inibir a entrada de drogas nos presídios.

A DRE destaca a importância do apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público, que têm sido parceiros na repressão ao tráfico de drogas, com agilidade nas manifestações e expedições de mandados de busca, de prisão, entre outros.

“Com uma filosofia de integração com outras delegacias e outros órgãos de Segurança Pública, e de fortalecimento das informações de inteligência policial, a DRE vem trabalhando para aumentar o número de operações, prisões e apreensões de droga”, afirma o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Planejamento

Para o segundo semestre de 2019, a DRE está preparando intensas operações com objetivo de desarticular e prender associações criminosas, combater o crime de lavagem de dinheiro assim descapitalizar as organizações, além de fortalecer o enfrentamento ao tráfico de drogas em Mato Grosso.

Aperfeiçoamento

A qualificação dos seus policiais civis também é um dos focos da DRE. Para tanto está sendo programando vários cursos de capacitação para os policiais civis da Especializada, e ainda ações solidárias de cunho social.

Denúncia

Além do disque-denúncia via 197, a Polícia Civil conta com um canal exclusivo via WhatsApp para recebimento de informações referentes ao tráfico de drogas. Pelo telefone (65) 9 9989-0071 qualquer pessoa pode auxiliar as investigações da DRE. As denúncias também podem ser encaminhadas pore-mail: denunciasdre@pjc.mt.gov.br. O sigilo é absoluto.

Assessoria PJC-MT/ Gazetafmtangara

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres e Região

Cinco homens armados invadem residência e fazem família refém

Publicado

Uma família foi alvo de cinco bandidos armados na noite deste sábado (19), por volta das 22h07, a Polícia Militar tomou conhecimento do fato por volta das 23h55, através da equipe do Corpo de Bombeiros, que retornava de uma ocorrência pela MT-249 e se deparou com as vítimas, ao conduzir as mesmas para o quartel da 5ª CIBM, foi comunicado a Polícia Militar, que rapidamente se deslocaram até os Corpo de Bombeiros, no local tomaram conhecimento do roubo ocorrido na residência da família, localizada na Rua dos Jacarandás, bairro Res. Vitória, em Nova Mutum-MT.

Segundo uma das vítimas, a mesma foi abordada e rendida na porta de sua casa, e posteriormente levada para o interior, e dentro da residência foi violentamente agredida com murros, chutes e coronhadas.

Eram cinco meliantes, todos armados e com camisetas cobrindo o rosto, as duas vítimas foram levadas e amarraram as margens da rodovia MT-249.

A Polícia Militar se deslocou com as vítimas até a residência, e durante o trajeto a guarnição tomou conhecimento que havia sido subtraído quatro veículos, sendo uma caminhonete VW Amarok de cor branca, uma L200 prata, um Ford Ka prata e uma motocicleta Honda XRE 300, vermelha, além de uma espingarda calibre .28.

Um dos veículos, a Mitsubishi L200 prata, foi encontrado capotado no Km 583 da BR-163 sentido Cuiabá, por volta das 05h00 deste domingo (20), a Rota do Oeste tomou conhecimento do acidente e deslocou com a equipe de resgate ao local, mas ninguém foi localizado, apenas se encontrava o veículo, no local foi localizado alguns pertences como documento de veículos e uma espingarda calibre .28 que havia sido roubada na residência.

Enquanto uma equipe da PM estava no Pedágio colhendo informações, foi avistado uma caminhonete VW Amarok, de cor branca, com os faróis apagados vindo em direção ao pedágio. O condutor da caminhonete ao perceber a presença da Polícia manobrou a caminhonete bruscamente e seguiu sentido Posto Gil.

Diante da Situação a equipe iniciou o acompanhamento do veículo, que em um determinado momento entrou em uma estrada vicinal, foi efetuado disparos de arma de fogo em direção a guarnição que realizava o acompanhamento, por sorte nenhum policial ficou ferido. Após percorrer aproximadamente 12 km, a caminhonete foi abandonada e os suspeitos conseguiram fugir para uma área de lavoura e mata.

Na manhã deste domingo a equipe da força foi informada de uma motocicleta Honda XRE300 abandonada na Av. dos Uirapurus, em um terreno baldio. E próximo das 11h00 foi localizado o veículo Ford Ka também abandonado na Rua das Aroeiras.

Todos os veículos e materiais roubados foram recuperados e encaminhados a Delegacia Judiciária Civil para as devidas providências,

Até o momento ninguém foi preso, a Polícia Civil Investiga o caso.

Por atualmt

Comentários Facebook
Veja Também:  Homem leva tiro na perna após bater na esposa e tentar agredir Policiais com uma faca em Arenápolis
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Aberta visitação aos lotes do 5º leilão do Detran-MT

Publicado

Resultado de imagem para Aberta visitação aos lotes do 5º leilão do Detran-MTO Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) abriu na ultima sexta-feira (18.10) os pátios das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) dos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Mirassol D’Oeste, Jauru, Rio Branco e Cáceres para a visitação dos veículos incluídos no 5º leilão realizado pela autarquia em 2019.

Os interessados podem comparecer aos pátios, das 8h às 12h, nos dias 18 e 21 de outubro (sexta-feira e segunda-feira), para conferir as condições dos 775 veículos disponíveis.

O certame foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou no dia 1º de outubro de 2019, e tem encerramento previsto para a próxima terça-feira (22.10), às 8h30 (horário local). Os lances deverão ser ofertados somente pelo portal www.superbid.net.

A Gerência Especial de Leilões do Detran-MT informa que as fotos divulgadas no site da leiloeira são meramente ilustrativas, não servindo de parâmetro para demonstrar o estado dos veículos.

Os bens serão vendidos e entregues no estado e condições em que se encontram, não cabendo ao leiloeiro e ao Detran-MT a responsabilidade por qualquer modificação ou alteração que venha a ser constatada na constituição, composição ou funcionamento dos bens leiloados.

Veja Também:  Mais de 120 motoristas foram presos em operações da lei seca no 1º semestre de 2019 em MT

O leilão é realizado com os veículos que foram retidos, abandonados e não reclamados por seus respectivos proprietários por mais de 60 dias, conforme Resolução 623/2016 do Contran.

A realização de leilões de veículos é uma das ações prioritárias da atual gestão. Somente este ano, o Detran-MT já realizou quatro leilões em diversos municípios do Estado, somando 2.694 veículos ofertados. A arrecadação estimada deste quinto certame é de R$ 1,2 milhão.

Por gazetafmtangara

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana