conecte-se conosco


Mato Grosso

Secretaria de Saúde realiza Encontro Estadual de Cuidado Integral em Hanseníase

Publicados

em

Evento será na quarta e quinta-feira (29 e 30.01), na CGE; incapacidades físicas, ocasionadas pelo diagnóstico tardio da doença, será um dos temas da discussão

Fernanda Nazário | SES-MT

No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase – Foto por: Ministério da Saúde

No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará nas próximas quarta e quinta-feiras (29 e 30.01), das 8h às 12h, no Auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), o Encontro Estadual de Cuidado Integral em Hanseníase. O evento acontecerá em alusão ao Janeiro Roxo, mês de enfrentamento à hanseníase, e visa capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde.

Conforme a coordenadora de Atenção às Doenças Crônicas da SES, Ana Carolina Landgraf, o encontro abordará, entre outros assuntos, a avaliação das incapacidades físicas em hanseníase, ocasionadas pelo diagnóstico tardio da doença. “Uma vez que as deformidades e incapacidades físicas são comuns na hanseníase e representam a principal causa do estigma associado à enfermidade”, explica Ana Carolina

Veja Também:  Novos juízes debatem sobre Código Penal Militar em curso de formação

Com expectativa de receber cerca de 100 pessoas, a coordenadora informa que a inscrição para participar do encontro vai ser direcionada, pelo setor, ao público que atua diretamente com a hanseníase. Quem desenvolve um trabalho nessa área e tiver interesse em participar pode solicitar o link da inscrição por meio do e-mail [email protected] .

De acordo com Ana Carolina, o tema é importante porque, devido à enfermidade acometer os nervos, ela poderá causar danos neurais e alterações na capacidade sensitiva ou motora. “Esta característica da doença é a principal razão pela qual as equipes de saúde precisam atuar no diagnóstico precoce e tratamento garantidos pelo SUS”, pontua.

Programação

Quarta-feira
08h15 – Boas vindas;
08h30 – Apresentação do Encontro: proposta e objetivos;
08h40 – Perfil epidemiológico da Hanseníase no Estado de Mato Grosso: fortalezas e desafios;
09h10 – O enfrentamento da Hanseníase no contexto nacional: a condução do Ministério da Saúde, iniciativas e experiências de sucesso;
09h30 – Intervalo;
09h45 – Abordagem clínica integral em Hanseníase;
10h45 – Reabilitação em Hanseníase: a importância do cuidado integral na abordagem das neurites;
11h15 – Aspectos cirúrgicos no cuidado integral à Hanseníase;
12h00- Término das atividades do primeiro dia.

Veja Também:  TCE-MT aponta legalidade na prorrogação da vigência de atas de registro de preço

Quinta-feira
08h00 – Acolhimento dos participantes;
08h15 – Avaliação neurológica simplificada;
09h15 – Intervalo;
09h30 – Estudo dirigido com aula prática;
11h00 – Roda de conversa: avaliação do encontro e propostas para uma agenda de compromissos: “Todos Juntos Contra a Hanseníase”;
12h00 – Término das atividades.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Explicando Direito: Depoimento Especial como ferramenta para a Proteção da Infância e Adolescência

Publicados

em

 O depoimento especial é uma ferramenta que vem sendo utilizada no sistema judicial, garantindo a importância de proteger a integridade física e emocional de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes. Nesse contexto, o depoimento especial assume um papel fundamental na prevenção da revitimização e na garantia da escuta da criança e do adolescente como sujeitos de direitos em desenvolvimento, ou seja, seres humanos em formação que merecem ter sua dignidade plenamente respeitada.
 
A juíza Anna Paula Gomes de Freitas, da 14ª Vara Criminal de Cuiabá, participa nesta segunda (22 de abril) do Podcast Explicando Direito e detalha, de forma descomplicada, o que é essa ação.
 
“O depoimento especial não é destinado só para vítimas, mas também para testemunhas, desde que crianças e adolescentes. Durante as últimas décadas, no mundo todo, existe um movimento de transformar aquele conceito de que criança não tem direito, criança não conta, para um sujeito de direitos. Então, a criança hoje é concebida em nossa sociedade como um ser humano em desenvolvimento que precisa ter sua dignidade respeitada. E para isso foi criado o depoimento especial.”
 
Anna Paula explica ainda que a ferramenta é utilizada no Brasil desde 2003 e recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2010, em conformidade com a Resolução 33. Em 2017, foi criada a Lei 13.431, regulamentando o Depoimento Especial. “Desde então, ele é feito por meio de protocolo brasileiro. É uma forma diferente de se tomar depoimento de uma criança e de um adolescente. Uma forma não convencional, daquela feita em audiência, quando se questiona adultos, tendo em vista a situação peculiar da criança”, registra a magistrada.
 
Para saber mais, ouça aqui pela Rádio TJ.
 
 
Podcast – O programa “Explicando Direito” é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) em parceria com as rádios TJ e Assembleia 89,5 FM. O objetivo é levar informações sobre Direito de forma simples e descomplicada à população.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Peça publicitária retangular e colorida. Na lateral esquerda o texto ‘Ouça agora no Spotify!’. No canto superior direito a palavra Podcast. No centro, o nome do programa Explicando Direito, com foto e nome da convidada, Juíza Anna Paula Gomes, bem como o tema Depoimento Especial. Na parte inferior os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Esmagis-MT.
 
Com informações de Elaine Coimbra
Rádio TJ

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Veja Também:  Experiências educacionais de MT são destaques em livro digital do Consed

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Bombeiros resgatam vítimas de capotamento que ficaram presas às ferragens

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na tarde de domingo (21.04), para atender a um capotamento de veículo na BR-163, nas proximidades de Sorriso (390 km de Cuiabá).
 
Ao chegar ao local do acidente, a equipe da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar (10ª CIBM) constatou que haviam três pessoas presas entre as ferragens do veículo capotado.

Uma das vítimas apresentava uma lesão grave na região do crânio e outra estava com dificuldade respiratória.
 

O carro estava posicionado lateralmente e, para que o desencarceramento fosse possível, foi necessário realizar o rebatimento no teto do veículo.

Após o resgate seguro e bem-sucedido, as vítimas foram atendidas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas para uma unidade hospitalar.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Comarca de Nova Canaã realiza depoimento especial de menor em processo que apura suposto estupro
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana