conecte-se conosco


Mato Grosso

Seduc comemora aniversário de Cuiabá com feira de artesanato e apresentações culturais

Publicados

em

Como parte das comemorações dos 300 anos de Cuiabá, servidores da sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram, nesta sexta-feira (05.04), de uma animada programação, que contou com a apresentação cultural de siriri e coral, feira de artesanato e culinária cuiabana.

O coral da Seduc apresentou várias músicas conhecidas dos cuiabanos. Entre elas, “Cuiabá muito prazer” e “Cuiabá, Cuiabá”. “São músicas ligadas a Cuiabá, que fazem sucesso porque são conhecidas de todos”, destaca o regente Adriano Bismarck. 

O grupo de Siriri formado por alunos, pais e profissionais da educação da Escola Estadual Especial Livre Aprender também fizeram uma linda apresentação, que arrancou aplausos dos presentes. A diretora Fátima Rosane Farias lembra que o grupo faz parte do projeto de escolarização com eixo temático curricular de arte e cultura cuiabana.

“Temos hoje um grupo de dança de siriri para alunos e comunidade. A participação dos pais é a melhor possível. Vamos apresentar ainda na Escola em comemoração aos 300 anos da Capital”, frisa.  

Veja Também:  Bombeiros resgatam cutia em interior de residência em Santo Antônio de Leverger

Os servidores da Seduc também puderam se deliciar com pratos típicos da cuiabania, que foram vendidos em barracas, como arroz com pacú seco, farofa de banana, paçoca de pilão, além de doces e bolos.    

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Proteção à pessoa idosa e como viver com longevidade são temas abordados no III Umanizzare

Publicados

em

Na manhã desta sexta-feira (19 de maio), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso Desembargador João Antônio Neto (Esmagis-MT) promoveu uma nova edição do “Umanizzare – Justiça e Alteridade”, desta vez tendo como foco a proteção à pessoa idosa e orientações sobre como viver cada vez mais, com qualidade de vida. Os palestrantes dessa terceira edição foram o promotor de justiça Wagner Cezar Fachone e o médico integrativo Paulo Salustiano.
 
A abertura do evento foi feita pela diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos. “Nós optamos por trazer ao debate um tema especialmente importante: o bem-estar, os direitos e as vulnerabilidade da pessoa idosa. Sim, pessoa idosa! Esse é o termo correto a ser utilizado para se referir a esse grupo, por possuir um caráter não discriminatório quanto às questões de gênero e que ressalta a centralidade do indivíduo, e não apenas uma característica temporal, no caso, a idade”, assinalou a magistrada em seu pronunciamento.
 
Conforme a desembargadora, as pessoas idosas merecem e precisam de mais atenção do poder público por diversas razões. Como representam um público em constante crescimento em todo o mundo, demandam políticas e serviços específicos para atender às suas necessidades. “Outro ponto importante vivenciado por muitos é a questão da inclusão social e do combate à discriminação etária. É notório que muitos sofrem com a exclusão e o preconceito, o que impacta negativamente em sua qualidade de vida. Temos consciência de que o poder público tem papel fundamental de promover a inclusão e garantir que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados em todas as esferas da sociedade”, enfatiza.
 
Em relação aos encontros do Umanizzare, a diretora-geral explica que a iniciativa tem a intenção de chamar o juiz a se colocar no lugar do outro, no caso, das partes. “Quero que o juiz conheça um pouquinho qual é a vivência de pessoas fora da realidade dele. Por exemplo, uma pessoa idosa. Às vezes, o juiz é jovem e não sabe realmente o que é ser idoso, como é ser desrespeitado em seus direitos, qual o sentimento que essa pessoa tem quanto a isso. Eu já sou idosa e até já vivenciei um jovem dizendo ‘ah, sai velha’. Porque, para ele, eu sou uma velha. Então, essa falta de humanidade de muitas pessoas, muitas vezes, a gente não sabe como refletir isso numa decisão judicial”, explica.
 
A meta, segundo ela, é promover cada vez mais a humanização dos magistrados e magistradas, “para que quando for decidir uma questão envolvendo pessoas com essas vulnerabilidades, ele possa decidir da melhor forma, não só com justiça, mas com caridade, com amor e, principalmente, com Deus no coração.”
 
Na oportunidade, a diretora agradeceu a presença dos dois palestrantes, a quem considera duas referências em suas respectivas áreas e que trouxeram grandes ensinamentos e reflexões ao público presente ao Umanizzare.
 
Também aproveitou a ocasião para parabenizar o desembargador João Antônio Neto, que completa 104 anos nesta sexta-feira. “Ele dá nome à nossa Escola e muito nos honra e nos inspira como ser humano e como magistrado. Com uma vida pautada pelo estudo, pelo trabalho, dedicação à justiça e amor à literatura, João Antônio Neto é uma pessoa com inteligência privilegiada, e formação humanística, cultural e jurídica exemplar. Que siga por muitos mais anos sendo exemplo de vida e longevidade para todos nós.”
 
Direitos – O primeiro palestrante foi o promotor de justiça Wagner Fachone, que abordou o processo de envelhecimento da sociedade, as consequências desse processo e quais são as políticas que poderão ser implementadas para que essa parcela da população também seja contemplada. “Estamos caminhando para nos tornarmos um país de idosos e isso é uma realidade baseada em números, em estatísticas. Então é importante que se faça uma reflexão sobre esse processo, esse índice de envelhecimento do nosso país, da nossa região, e que possamos desenvolver e até nos humanizar mais com relação a esta parcela da população”, afirma.
 
Conforme Fachone, conforme a legislação vigente, uma pessoa idosa tem prioridade especial nos julgamentos dos processos. “Pela lei, a pessoa idosa merece o respeito, a dignidade, a sua proteção. E nós todos temos, não apenas o Ministério Público, que tem a incumbência de propor medidas de proteção, mas o Judiciário também pode se sensibilizar com essa causa, dando prioridade nos tratamentos e, às vezes, saindo um pouco do protocolo e ajudando a pensar na comunidade onde ele está atuando, ajudando a contribuir com políticas públicas, porque a política pública não é apenas uma responsabilidade do Poder Executivo”, destaca.
 
O promotor assinala que todos os poderes devem contribuir também, com sugestões, na busca por melhorias a esse público. “Todos nós temos uma responsabilidade social com essa parcela da população. O Judiciário não seria diferente, ele tem poder, tem voz, e isso pode ser trabalhado em prol dessas pessoas.”
 
Longevidade – O médico Paulo Salustiano apresentou aos participantes recomendações para viver de forma mais saudável, inclusive expôs o seu livro ‘Viver saudável além dos 100 anos’. “Estamos vivendo um momento muito crítico de doenças e muitos já chegam aos 50, 60 anos, com aquele grande medo ‘como eu vou envelhecer?’. Envelhecer com doenças, com limitações, que chamam de natural envelhecer desta maneira? Existe um novo caminho e é esse caminho que eu vou mostrar hoje. É uma questão de escolha, de escolher viver mais. As doenças, na verdade, começam em média 20 a 30 anos antes de surgirem, mas infelizmente não se faz prevenção”, pontua o médico.
 
Na ocasião, Salustiano apresentou os chamados “os caminhos da longevidade”, ou seja, como envelhecer com vitalidade, aproveitando tudo que a vida pode nos oferecer. “Normalmente as pessoas trabalham demais, muito, o ano inteiro, a vida toda, para chegar no melhor momento da vida, aos 60, alguns aos 50, e viver com limitações. Aí que você tem que aproveitar a vida, e por isso que você precisa prevenir, fazer mudanças antes. ‘Ah, eu vou esperar uma doença chegar para fazer algo?’ Não, tem que fazer quando você está bem, aí que você tem que se cuidar mais ainda.”
 
Ele explica que existem os pilares da longevidade, como o equilíbrio do sono, a gestão emocional – equilíbrio emocional, estresse, ansiedade, depressão -, a alimentação, a atividade física, a reposição de nutrientes, a desintoxicação e o equilíbrio hormonal. “São os pilares para você chegar lá na frente melhor do que hoje”.
 
Conforme o palestrante, existem várias dicas em prol da longevidade saudável, mas se ele tivesse que escolher apenas uma, seria a alimentação. “É o que eu sempre falo, desembale menos e descasque mais. Qual o melhor alimento? Aquele que vem da natureza. Hoje, infelizmente, os alimentos ultraprocessados estão levando ao envelhecimento precoce. Na verdade, essa geração já está nascendo doente. As crianças, estava vendo estudos com uma pediatra essa semana, estão com doenças de adulto. Estão com placa de gordura na artéria carótida, no coração, doenças degenerativas crônicas, diabetes e outras. Então, quando iniciar a medicina da longevidade? Eu falo que hoje, com certeza, no berço. É do berço até o último dia você precisa mudar seus estilos de vida.”
 
Ainda durante o Umanizzare, a servidora do TJMT Ceila Mônica Alencar Silva Ferraz Alencastro apresentou a poesia cantada e instrumentalizada ‘Idoso-idosa, pessoas valorosas’ para melhor receber o público.
 
O evento contou com a participação do desembargador Lídio Modesto da Silva Filho, na ocasião representando a desembargadora presidente Clarice Claudino da Silva; magistrados(as) ativos(as) e aposentados(as) do Poder Judiciário mato-grossense; servidores também da Justiça Estadual, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, bem como população interessada no assunto.
 
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Fotografia colorida de participantes do Umanizzare reunidos, posando apra foto. Ao centro está a desembargadora Helena Maria, os palestrantes, magistrados, dentre outros. Imagem 2: Fotografia da desembargadora Helena Maria. Ela é uma mulher branca, de cabelos escuros, que usa óculos de grau e roupa estampada em tons de verde, branco e preto. Imagem 3: fotografia colorida do promotor Wagner Fachone. É um homem branco, de cabelos claros curtos, que usa óculos de grau e veste terno azul escuro. Imagem 4: fotografia colorida do médico Paulo Salustiano. É um homem de pele morena, cabelos e barba escuros, que usa óculos de grau e terno cinza escuro.
 
Lígia Saito / Fotos: Ednilson Aguiar
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Veja Também:  Idoso acusado de aplicar golpes em fraudes de cheques é preso em Barra do Garças

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

SES investiu R$ 2,8 milhões na reforma da nova sede do Escritório Regional de Saúde de Juara

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) investiu R$ 2,8 milhões na reforma da nova sede do Escritório Regional de Saúde de Juara, obra que ocorreu entre fevereiro de 2022 e setembro de 2023. Nesta sexta-feira (19.04), o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, visitaram a nova estrutura da unidade e oficializaram a entrega da modernização.

Na nova sede, foram realizados procedimentos de pintura, paisagismo, troca e restauração das esquadrias e bancadas, adequação elétrica e hidráulica e melhorias na fachada. O objetivo era proporcionar um local moderno e adequado para a realização das funções técnicas do Escritório Regional.

“Muito orgulho do trabalho desenvolvido pela SES. A nova sede do Escritório Regional de Saúde de Juara está muito moderna, com dignidade e qualidade para os profissionais que aqui vão trabalhar e para as pessoas que aqui vierem. Que essa organização do Escritório Regional possa colaborar para um sistema de saúde melhor e mais eficiente”, avaliou o governador Mauro Mendes.

Veja Também:  Dupla é presa em Várzea Grande por receptação e roubo em Cuiabá

Assim como o Escritório Regional de Saúde de Juara, também foram ou estão sendo modernizados outros 14 escritórios ligados à SES, são eles: o da Baixada Cuiabana, Alta Floresta, Sinop, Peixoto de Azevedo, Juara, Colíder, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, Água Boa, Barra do Garças, Tangará da Serra, Cáceres, Pontes e Lacerda e Diamantino. Desde 2019, a SES já investiu cerca de R$ 25 milhões na modernização dos Escritórios Regionais de Saúde em Mato Grosso. 

O secretário Gilberto Figueiredo destacou que essa é uma das dezenas de obras que ocorrem nas unidades de Saúde administradas pelo Estado. “A SES está modernizando todos os seus hospitais e suas unidades descentralizadas, além de também construir cinco grandes hospitais em Mato Grosso. O Escritório Regional de Juara agora tem um ambiente que vai cooperar com o brilhante trabalho que os servidores já desempenham”, acrescentou o secretário Gilberto Figueiredo.

O prefeito de Juara, Carlos Sirena, parabenizou a entrega feita pela atual gestão do Governo do Estado e reforçou que a estrutura do Escritório Regional já beneficia a população da região. “Esse é um governo forte, responsável e, acima de tudo, participativo. Um momento como hoje já reflete tudo: um governador que vem ao encontro do povo e que tem a concepção de inaugurar obra e não placa. Isso aqui (Escritório Regional de Saúde), assim como o asfalto do aeroporto, já está sendo utilizado pela nossa população. Essa é a missão do homem público”, concluiu. 

Veja Também:  Governo de MT investe R$ 210 milhões para construção de casas populares

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana