conecte-se conosco


Últimas Noticias

Tangará e Barra do Bugres representam região na fase estadual

Publicado

A grande dimensão territorial de Mato Grosso não impediu a participação de nenhum município mato-grossense na abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2019, realizada na noite de domingo (28), no ginásio de esportes Domingos Zandoná, em Água Boa.

Para representar suas escolas na fase estadual, algumas equipes percorreram mais de mil quilômetros, como é o caso das que vieram de Apiacás (1.700 km), Juína (1.500 km) ou Vila Bela da Santíssima Trindade (1.260 km). Independente da distância, o que importava ali eram a celebração e a emoção de estar entre as melhores equipes escolares de Mato Grosso, com a possibilidade de representar o Estado nas fases nacionais da competição.

Entrada da equipe de Apiacás na abertura da competição – Foto por: João Felipe-Secel/MT

Realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os Jogos Escolares contam com o apoio do município-sede responsável por providenciar os instrumentos locais para viabilização do evento, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e organização do cerimonial de abertura. Durante a solenidade, o prefeito municipal de Água Boa, Mauro Rosa da Silva, falou sobre a importância de sediar o evento.

“Para nós é uma alegria muito grande sediar os Jogos Escolares. Agradeço o secretário Allan Kardec e ao Governo do Estado pela confiança de terem possibilitado que o município sediasse esse importante evento esportivo escolar. Água Boa é uma cidade receptiva, a comunidade vai fazer de tudo para bem receber. Que todos os atletas e professores representando suas escolas sejam bem-vindos, até sábado a cidade é de vocês”, pronunciou o prefeito.

Veja Também:  Energisa garante que valores excedentes são de maio

Para o secretário municipal de Educação, Esporte e Cultura de Água Boa, Agnaldo Lansoni, a realização dos Jogos Escolares traz benefícios ao futuro dos jovens estudantes.

“Parabéns à Secel por revitalizar e incentivar o esporte no Estado de Mato grosso. É uma ótima maneira que incluir, oportunizar e colocar crianças e jovens no caminho certo. E quando isso se faz em parceria com a educação é melhor ainda, pois criamos possibilidades de aprendizado para um futuro promissor de nossos estudantes”, ressaltou o secretário municipal na abertura do evento.

Até o próximo sábado (03.08), quase 1.200 alunos atletas da categoria A, de 15 a 17 anos, de 63 diferentes instituições de ensino competem pelos títulos de campeões mato-grossenses nas modalidades de basquete, handebol, vôlei e futsal. Todas as 97 equipes participantes venceram suas respectivas etapas regionais realizadas nas 10 regiões esportivas do Estado.

Na última semana foi disputada em Sorriso a etapa estadual com as equipes da categoria B, com jovens de 12 a 14 anos. As equipes campeãs nas fases estaduais garantem vagas para representar Mato Grosso nas etapas nacionais dos Jogos Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

De acordo com o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, a etapa estadual realizada em Água Boa coroa conquistas da Secretaria e das equipes que participam da competição escolar.

Veja Também:  Municípios de Mato Grosso vão receber R$ 78 milhões do repasse extra de FPM

“Começamos a construir esse evento no início de janeiro deste ano. Para a Secretaria foi sempre um evento prioritário e, apesar das dificuldades financeiras pelas quais passa o Estado, só temos que comemorar e agradecer a sensibilidade do Governo por sua realização. Já rodamos o Estado inteiro realizando as etapas regionais e conseguimos chegar até aqui sempre com o apoio das gestões municipais, dos secretários de esporte locais, da população e dos professores de educação física. Parabéns a todas as equipes que chegaram até aqui. Vocês já mostraram a força que possuem, já foram campeãs regionais. Mas ainda falta um degrau, que começa hoje a ser alcançado. Excelentes jogos para todos e todas!”.

Jefferson Carvalho ao lado de servidores da Secel e do prefeito Mauro Rosa da Silva – Foto por: João Felipe-Secel/MT

Municípios representados na etapa estadual – categoria A:

Acorizal, Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Apiacás, Barra do Garças, Barra do Bugres,Cáceres, Campo Verde,  Confresa, Cuiabá, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Juína, Matupá, Nobres, Paranaíta, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Paranatinga, Querência, São José do Rio Claro, Sorriso, Sinop, Santo Antonio de Leverger Tapurah, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Torixoréu, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Por: Gazeta FM Tangará com Assessoria

Foto por: Assessoria

Comentários Facebook
publicidade

Carros e Motos

Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

Publicado

Categoria: Dicas/Auto

Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

Veja Também:  Pai e filha salvadorenhos morrem ao atravessar rio na tentativa de chegar aos EUA

Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

Veja Também:  Alunos podem participar do concurso de redação da Defensoria Pública da União

4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

Comentários Facebook
Continue lendo

Últimas Noticias

Confira aqui o resultado oficial das eleições para conselheiro tutelar de Barra do Bugres

Publicado

Resultado de imagem para eleiçoes conselho tutelar

CONFIRA O RESULTADO:

MARIA MADALENA 351
LENIL ARAÚJO 336
LORRAYNE AMORIM 230
MEYRE SANTOS 216
GLAUCIA FONTE 199
RAQUEL ARRUDA 188
ROSANA ARRUDA 160
ANA PAULA GREGOLIM 121
EVANILDO RAMOS 117
JUCILENE MATOS 57
ÉRICA VIEIRA 39
Número de eleitores = 18.966
Número de votantes = 2.181
Votos em Branco = 05
Votos Nulos = 20

Resultados fornecidos pela CMDA Barra do Bugres.

Fonte: CMDCA

Comentários Facebook
Veja Também:  Alunos podem participar do concurso de redação da Defensoria Pública da União
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana