conecte-se conosco


Barra do Bugres e Região

Três a cada cinco meninas são vítimas de abuso de acordo com MPE

Publicado

Por diariodaserraCasos foram descobertos durante a caravana

De acordo com um levantamento apresentado pela Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente do Ministério Público Estadual (MPE), três a cada cinco meninas já sofreram algum tipo de abuso, em Mato Grosso. Os dados apontam ainda que dois em cada seis meninos também já foram abusados de alguma forma. Ainda segundo o MPE, Mato Grosso acompanha a média nacional.

“Os abusos podem ser traduzidos como um beijo forçado, alisar, passar a mão nas partes íntimas ou mesmo um abraço muito apertado que a criança não quer e até o estupro consumado”, destaca o promotor Paulo Prado, coordenador da Procuradoria.

Para tentar mudar essa realidade, o MPE, por meio do projeto “Prevenção começa na escola”, tem visitado escolas de vários municípios, para alertar professores e estudantes sobre as formas de abuso.

Uma companhia de teatro acompanha a caravana do MPE e, por meio de cenas que ilustram abuso, bullying e preconceito, as crianças são conscientizadas de comportamentos incoerentes. De acordo com o procurador Paulo Prado, muitos casos foram descobertos após a passagem da caravana nas escolas.

Veja Também:  Vídeo: Rio Paraguai se torna atração após chuvas em Barra do Bugres

A caravana já passou por Cuiabá, onde visitou 40 escolas, Várzea Grande, onde 16 unidades foram visitadas. O grupo também esteve em Cáceres, Diamantino, Alta Floresta, Sinop e Sorriso. A partir de abril a caravana vai percorrer municípios das regiões Sul, Norte e Araguaia.

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres e Região

Profissionais da educação de MT param para cobrar aumento e contra a Reforma da Previdência

Publicado

Os profissionais da educação de Mato Grosso fazem, nesta quarta-feira (24), uma paralisação de 24 horas para cobrar valorização salarial e uma mobilização contra a Reforma da Previdência. Com o movimento, as aulas estão suspensas em 128 escolas do estado, que corresponde a 30% do total de 368 unidades.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT), que representa a categoria, a paralisação integra um ato nacional, que marca a 20ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.

Além da pauta salarial, os profissionais pedem valorização da carreira e respeito do governo estadual, que “não cumpre com as políticas de estado, que asseguram o direito à educação com qualidade e valorização profissional”.

No estado, a pauta dos trabalhadores também cobra:

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

PRF apreende cerca de 160 Kg de entorpecentes e casal é detido

Publicado

Entorpecentes apreendidos – Foto: PRFA Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 160 Kg de maconha durante fiscalização de rotina na BR-163, nesta desta terça-feira (23), em Rondonópolis (MT). Um casal foi detido pelo crime de tráfico de drogas. Os entorpecentes estavam escondidos na bagagem de uma caminhonete S10.

Conforme informações da PRF, o motorista recebeu ordem de parada, mas fugiu. Após perseguição policial, o condutor abandou a caminhonete e os dois suspeitos fugiram pelo matagal, mas foram detidos.

Ainda conforme a PRF, os dois indivíduos possuem passagem pela Polícia pelo mesmo crime.

A dupla e o material apreendido foram encaminhados par a Polícia Federal (PF) para as providências cabíveis.

Agora MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Jovens são detidos com drogas e munições em Denise
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana