conecte-se conosco


Sem categoria

UnB oferece 85 vagas em vestibular indígena-provas ocorrerão na Aldeia Umutina em Barra do Bugres

Publicado

Imagem relacionadaEstão abertas até a próxima segunda-feira (11.11), as inscrições para vestibular indígena da Universidade Nacional de Brasília (UNB), destinado a selecionar candidatos indígenas para ingresso em cursos de graduação no primeiro e segundo semestre de 2020. As inscrições serão feitas pelo site da seleção e não haverá taxa de inscrição.

São 85 vagas no total, distribuídas entre 38 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina. Somente podem concorrer às vagas candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública, ou da rede particular desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

A avaliação será feita por meio da aplicação de prova objetiva e de redação em língua portuguesa, além de uma fase de entrevista pessoal.

As provas ocorrerão na data provável de 14 de dezembro, na Escola Estadual Jula Pare, na Aldeia Umutina, em Barra do Bugres (cidade a 168 quilômetros a médio-norte da capital). Os aprovados irão estudar em Brasília, na sede da UnB.

Leia Também:  Secretário de Saúde mostra condições dos hospitais de Alta Floresta e Colíder a deputados

A UnB oferece vagas para os cursos de licenciatura em ciências sociais, educação física, geografia, história, computação, português do Brasil como segunda língua, artes cênicas e letras com tradução em espanhol.

Veja Também:  Nesta quarta começa a capacitação dos novos conselheiros em Barra do Bugres

Para o coordenador de Educação Escolar Indígena da Seduc, Sebastião Ferreira de Souza, é uma grande oportunidade para os professores indígenas das 43 etnias de Mato Grosso. “Toda oportunidade é sempre bem vinda. Embora a Seduc venha investindo em educação superior, nem todos os professores têm curso superior”, destaca.

Haverá inscrições também nos polos regionais de Brasília (DF), Caucaia(CE) Aldeia Trilho), Palmeira dos Índios(AL), Santa Isabel(AM), Tabatinga(AM) e Tarauacá(AC).

O vestibular indígena é realizado graças um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Exportação de bovinos vivos diminui em 2019

Publicado

Exportação de bovinos vivos diminui em 2019Em 2019, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, foram exportadas pelo Brasil, 557 mil cabeças de bovinos vivos, 250 mil cabeças a menos na comparação com 2018.

Os principais países compradores do gado brasileiro foram a Turquia, o Iraque e o Egito, na sequência de importância.

Figura 1.
Principais países importadores de bovinos vivos brasileiro, em mil cabeças, em 2019.


Fonte: MDIC / Elaborado por Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

O faturamento com as exportações foram US$354,64 milhões, 35,7% menos que o registrado em 2018.

Os principais estados exportadores foram o Pará, o Rio Grande do Sul e São Paulo.

Data de Publicação: 04/02/2020 às 13:30hs
Fonte: Scot Consultoria

Comentários Facebook
Veja Também:  A cada 36 horas uma pessoa tira a própria vida em MT, Psicóloga de Barra do Bugres fala sobre o assunto
Continue lendo

Sem categoria

Câmara aprova projeto de pavimentação urbana de 20 km em Barra do Bugres

Publicado

Assecom: João Menezes

Na seção extraordinária na última quarta-feira, 22/01, a Câmara Municipal aprovou, por 12 a 1, o projeto de pavimentação asfáltica urbana para mais de 20 km, orçado em R$ 10 mi. O projeto, de autoria do Executivo, passou pela última etapa.

O projeto foi amplamente debatido na reunião das comissões que contou com a participação de todos os vereadores, do vice-prefeito Gustavo Abi Rached Cruz, Vanderson Vitor da Silva, Secretário de Governo e o assessor Jurídico Reinaldo Lorençoni Filho.

Os representantes do Executivo explicaram aos edis, todos os detalhes dos investimentos. O vice-prefeito Gustavo Abi Rached Cruz por sua vez, parabenizou a todos os vereadores por entender essa necessidade. “Esse é um projeto que estamos há mais de um ano trabalhando nele e essa é uma etapa a ser vencida e estamos satisfeitos que os vereadores entenderam a grandiosa ação que estamos pleiteando em busca de melhoria da qualidade de vida de toda Barra do Bugres” destacou Gustavo Abi Rached Cruz, enaltecendo todos os colaboradores e funcionários que sempre estão imbuídos na melhoria da Gestão 2017/2020.

Veja Também:  MT tem 2 suicídios a cada 3 dias; redes sociais influenciam jovens

Já presidente do Legislativo Municipal, disse ser favorável ao projeto que tem sido cobrado há meses pela população. “Sou favorável a esse projeto e ele havia passado na Câmara no ano passado e nos autorizando para sua conclusão e que seja feito a pavimento asfáltico nas ruas da nossa cidade”, ressaltou ele destacando que o projeto é de grande importância para a população de Barra do Bugres.

O prefeito Raimundo Nonato agradeceu o empenho de cada vereador por entender a necessidade de provar um projeto que irá melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que moram em ruas que não são pavimentadas. O prefeito agradeceu também seu staff, em nome de seu vice-prefeito, que vem conduzindo os trabalhos de forma majestosa durante sua ausência, devido o período de recuperação de uma fratura na perna.

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DA GESTÃO DO GOVERNADOR MAURO MENDES ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana