conecte-se conosco


Sem categoria

Vigilância em Saúde esclarece sobre o caso de MENINGITE em Barra do Bugres

Publicado

No município de Barra do Bugres, durante os anos 2017 e 2018, tivemos 06 casos da doença meningite. Todos evoluíram para cura sem nenhuma sequela. Neste ano de 2019 tivemos 01 caso confirmado.  No final de semana (07/06/2019) tivemos um internamento com suspeita da doença, a mesma está sob investigação, aguardando resultados laboratoriais para confirmação do caso.

Vale ressaltar que alguns exames são específicos para meningite e são realizados no LACEN (Laboratório Central de Cuiabá), porém, não há impedimento para que o médico inicie o tratamento do paciente, uma vez que se enquadra nos sintomas a baixo descrito.

A chefe da Vigilância em Saúde de Barra do Bugres, Mara Souza, informa aos munícipes que fiquem atentos aos sinais e sintomas e a prevenção, lembrando que existem medidas de prevenção primária, tais como; vacinas e quimioprofilaxia.

 As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;

  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • BCG: protege contra as formas graves da tuberculose (miliar e meninges)

Quanto as faixas etárias preconizadas para vacinação, recomendamos o acesso ao Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).no site saúde.gov.br/vacinação

Veja Também:  Trabalhador cai em silo com milho em MT, fica parcialmente soterrado e resgate dura quase 4 horas

Já a quimioprofilaxia medicamentosa está indicada para contatos de casos de Doença Meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae.

 A equipe médica que acompanha o caso, junto com a vigilância epidemiológica do município  são os responsáveis pelas orientações e definição do uso da quimioprofilaxia medicamentosa nos contatos, haja vista que não está  indicada para todos os casos.

 A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Vigilância Epidemiológica, está atenta para as medidas necessárias no município.

SEGUE INFORMAÇÕES ABAIXO SOBRE A DOENÇA.

MENINGITE

1-O QUE É MENINGITE?

É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas.  Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria. É importante pela severidade de alguns casos que podem evoluir a óbito ou a um dano no cérebro mais grave deixando sequelas.

O tipo de tratamento depende do agente que causa a doença: vírus, bactéria, fungos, parasitos, outros. Nas meningites bacterianas é importante conhecer o tipo de bactéria envolvida de forma a possibilitar o tratamento correto. Para isso é necessário realizar exames para confirmar a meningite.

2-QUAIS OS SINTOMAS?

Febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarreia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas.

No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas. O paciente necessita receber o antibiótico o mais rápido possível.

As meningites causadas por vírus são as mais frequentes. Em geral é de menor gravidade, embora alguns vírus apresentam casos graves, por vezes fatais. Normalmente evolui em 5 a 10 dias para a cura. Raramente deixam sequelas.

Veja Também:  Curso para mulheres policiais é oferecido em Tangará da Serra

3- COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO?

É de suma importância proceder ao diagnóstico e tratamento precoce. O paciente deve procurar o serviço de saúde, logo que apresentar os sintomas, pois no caso das meningites bacterianas, a introdução precoce do antibiótico reduz o risco de morte em 15%.

 Para o diagnóstico é necessário realizar a coleta de liquido cefalorraquidiano e de sangue de forma a identificar a bactéria, vírus, fungo, ou seja, o agente causador da doença.

4 – COMO É FEITO O TRATAMENTO

O tratamento para a meningite depende da sua causa, podendo ser tratada com a toma de antibióticos, anti-virais ou corticoides em meio hospitalar

5 – COMO SE TRANSMITE?

Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão fecal-oral é de grande importância, especialmente nas infecções por enterovírus.

6 – COMO PREVENIR?

  • Lavar as mãos frequentemente – ao chegar do trabalho, antes de preparar, servir ou comer alimentos: depois de usar o banheiro, após auxiliar uma criança a utilizar o banheiro, após trocar fralda, após assoar o nariz, tossir ou espirrar, proteger o nariz e a boca com o braço ao espirrar ou tossir.
  • Não secar as mãos em toalhas úmidas. Em local coletivo utilizar de preferência toalhas descartáveis.
  • Manter o ambiente limpo e arejado.
  • Alimentos: lavar e desinfetar as frutas e verduras.
  • Limpar os reservatórios de água de abastecimento com solução clorada.
  • Utilizar filtro ou bebedouro para água potável.
  • Desinfetar filtros e bebedouros regularmente com água clorada.
  • Separar os utensílios de uso individual, em especial das crianças.
 Fonte: Mara Souza/Assecom

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

Prefeitura de Barra do Bugres realiza Audiência Pública e discute Proposta Orçamentária de 2020

Publicado

A Prefeitura de Barra do Bugres através da Secretaria de Planejamento, realizou na manhã desta sexta-feira (12) a audiência pública para aprovação da proposta orçamentária para o ano de 2020.

A audiência foi realizada no anfiteatro do paço municipal, contou com a participação dos munícipes e foi comandada pelo Secretário de Planejamento, Orçamento e Controle, Sr. Sidnei Felizardo Nogueira. “A proposta orçamentária prevê a receita e fixa a despesa, na próxima semana será montado o projeto para que seja enviado à câmara de vereadores para possível aprovação após discussão da matéria e assim que aprovada deverá estar disponível no portal de transparência da prefeitura municipal de Barra do Bugres à todos os interessados”, explicou Sidnei.

Uma audiência pública é uma reunião pública, transparente e de ampla discussão em que se vislumbra a comunicação entres os vários setores da sociedade e as autoridades públicas.[1] Não objetiva a consensualidade, pois, devido ao leque de ensejos sociais, os setores da sociedade civil podem divergir, sendo importante o uso do princípio do contraditório. A audiência pública é uma forma de promover a participação popular no processo de decisão sobre a coisa pública. Com isso, poder-se-ia atribuir à coletividade a responsabilidade de decidir sobre aquilo que é de interesse coletivo. No entanto, quem toma as decisões é a autoridade, sendo a audiência um mero condicionante do processo decisório.

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

MDB realiza reunião em Barra do Bugres com presença do deputado estadual Drº João José de Matos

Publicado

No último sábado foi realizado em Barra do Bugres uma reunião do partido MDB para discutirem acordos políticos e oficializar o presidente do partido no município.

No evento esteve presente o deputado estadual Dr. João, continua como presidente do MDB em Barra do Bugres o vereador João Luiz.

Estiveram presentes também muitos outros presidentes de partidos simpatizantes e convidados.

João Luiz fala sobre a reunião e a visão política do partido para Barra do Bugres, segundo ele o MDB já tem nomes a candidato para prefeito no município, confira:

Comentários Facebook
Veja Também:  Curso para mulheres policiais é oferecido em Tangará da Serra
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Esportes

Mais Lidas da Semana