conecte-se conosco


Geral

Publicados

em

IBGE convocará 206.891 servidores temporários para o Censo 2022 – Foto: Damolândia (GO)/Acervo IBGE

 Caio Belandi

 

O IBGE divulgou na última sexta-feira (20), o resultado final do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022. Os candidatos às vagas de recenseadoragente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) devem consultar o resultado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

 

Em caso de empate na nota final, respeitada a área de trabalho/município/UF escolhida, o primeiro critério de desempate obedecerá ao Estatuto do Idoso e a vaga irá para quem tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição. O segundo critério é a nota na disciplina Conhecimentos Técnicos seguida da nota em Língua Portuguesa e em Ética no Serviço Público. Todos os critérios de desempate podem ser consultados no edital do processo seletivo.

 

A próxima etapa será a de convocação. O IBGE chamará para o treinamento os candidatos aprovados dentro do número de vagas. Ao todo, mais de 621 mil pessoas concorreram às vagas distribuídas em 5.297 municípios do país. Serão 206.891 servidores temporários para o Censo, dos quais 183.021 recenseadores, que tem treinamento previsto de 18 a 22 de julho, 18.420 para ACS e 5.450 para ACM, ambos com treinamento previsto de 6 a 15 de junho.

 

Os demais candidatos aprovados serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados posteriormente, de acordo com o edital. O treinamento para recenseadores terá caráter eliminatório e classificatório e será realizado pelo IBGE em duas etapas: autoinstrução e presencial.

 

Para mais informações sobre as próximas etapas do concurso, consulte o edital do PSS no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Requisitos, salários e atribuições: as diferenças entre recenseador, ACM e ACS.

 

A prova para recenseador teve 50 questões, divididas em 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. Já os candidatos a ACM e ACS responderam 60 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

 

O IBGE disponibilizou uma apostila de conhecimentos técnicos para que o candidato tenha acesso às informações necessárias para responder às questões sobre a operação censitária.

 

Para recenseador, o requisito era o ensino fundamental completo. O profissional ganha por produção, que pode ser simulado clicando aqui, e atuarão diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios.

 

Já para ser ACS e ACM, era necessário ter o ensino médio completo. Os salários serão de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente. Enquanto o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

 

IBGE vai visitar mais de 70 milhões de domicílios no Censo 2022

 

A partir de 1º de agosto, estima-se que 215 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.

Comentários Facebook
Veja Também:  Aposta única leva prêmio principal do concurso 2.267 da Mega-Sena
Propaganda

Barra do Bugres

Grupo Barralcool desenvolve programa primeira oportunidade

Publicados

em

Percebendo a dificuldade de muitos candidatos para ingressar no mercado de trabalho, pois as vagas de emprego exigem experiência e conhecimento, o Grupo Barralcool desenvolveu o programa: Primeira Oportunidade, onde oferece 06 meses de treinamento e capacitação para determinada atividade.

 

O programa foi desenvolvido pela área de DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional), para levar oportunidade para candidatos acima de 18 anos, cursando o ensino médio ou já completo, que por falta de experiência ainda não conseguiu o seu lugar no mercado de trabalho. O objetivo é oferecer 06 meses de treinamento em determinada área/setor.

 

Foram disponibilizadas 06 vagas para Treinando em Operador de Envase e Empacotamento, onde os candidatos passariam por 04 fases até a contratação, tendo salário e benefícios condizentes com a vaga. Tivemos 217 candidatos inscritos, sendo 161 aptos para a prova de conhecimentos gerais, onde somente 28 passaram para a etapa de entrevista individual e posteriormente 11 candidatos chegaram até a fase de entrevista técnica, “tivemos uma procura muito superior ao esperado e pudemos constatar que esse programa será muito importante principalmente para os moradores da nossa região, que estão em busca de uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho”, apontou Larissa Petroni, coordenadora de DHO.

Veja Também:  Dentista ensina truques para evitar tocar a boca e o rosto e reduzir o risco de contágio com o coronavírus

 

Essa primeira turma iniciará no dia 11 de Julho e a empresa tem a pretensão de proporcionar para a comunidade, diversas outras oportunidades.

 

Fonte: assessoria. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres e Região

UISA oferece Programa de Treinee     

Publicados

em

                        

 Programa de Trainee uisa 2022

A uisa, maior usina sucroalcooleira da Região Centro-Oeste do Brasil, está com inscrições abertas para a nova edição de seu Programa de Trainee, que busca por profissionais com formação em diversas áreas. As vagas são para atuar em Nova Olímpia (MT).

O Programa de Trainee da uisa tem o objetivo de atrair e desenvolver novos talentos para a empresa. Há vagas disponíveis para 10 diferentes áreas, são elas: Manutenção Automotiva; Comercial; Centro Biotecnológico da Cana; Agrícola; Tecnologia e Inovação; Suprimentos; Parceria Agrícola; Logística; Processo Produção Industrial; Manutenção Industrial, Engenharia e Processos.  

Com fundação em 1980, a uisa atua na geração de bioenergia, produção de etanol hidratado e anidro, açúcares cristal, demerara, refinado, triturado e rubia, produtos saneantes e para higiene pessoal. A empresa está presente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE: Programa de Trainee uisa

Comentários Facebook
Veja Também:  Correios comemora 357 anos de história e o dia do Carteiro
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana