conecte-se conosco


Geral

Publicados

em

Operação integra ação nacional, envolvendo a Secretaria Nacional do Consumidor e os 27 Procons Estaduais do país. No total, 22 empresas foram notificadas pelo Procon-MT

O Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), decretou medida cautelar suspendendo por tempo indeterminado os serviços de telemarketing abusivo em todo o território de Mato Grosso. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e pode ser consultada aqui.

 

De acordo com a medida, as empresas de telemarketing estão proibidas de ligar para oferecer produtos ou serviços a clientes que não autorizaram contato. No total, 22 empresas de telemarketing foram notificadas pelo Procon-MT e caso descumpram a medida cautelar, a multa diária será de R$ 1.000,00. Entre elas estão principalmente empresas ligadas a telemarketing de bancos, instituições financeiras e de serviços de telefonia.

 

A operação integra ação nacional, envolvendo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e os 27 Procons Estaduais do país.

 

O secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores do Procon-MT, Edmundo Taques, explica que os consumidores só podem ser contatados por telefone se tiverem expressamente manifestado interesse nesse sentido.

Veja Também:  A Vida é breve

 

A decisão, no entanto, exclui outras formas de abordagem por telemarketing, como serviços de telemarketing receptivo/passivo e aqueles que versem sobre cobranças ou doações.

 

Além da medida cautelar determinando a suspensão dos serviços de telemarketing, o Procon Estadual também instaurou processo administrativo para apurar possível violação ao direito do consumidor, visto que a legislação brasileira considera abusivo o contato insistente com os consumidores sem o seu consentimento prévio. Em Mato Grosso, também a legislação estadual (Lei nº 11.692) proíbe a oferta de crédito consignado aos aposentados e pensionistas, por meio de telemarketing, sem a solicitação prévia e expressa dos beneficiários.

 

Caso continue recebendo ligações de telemarketing não autorizadas, o Procon Estadual orienta os consumidores a adotarem os seguintes procedimentos:

 1 – Anote o número do telefone que originou a chamada, ou faça um print da tela;

 2 – Atenda a ligação para identificar o nome da empresa que está ligando e ofertando produto ou serviço de forma abusiva (sem consentimento prévio do consumidor);

 3 – Registre a reclamação pelo Procon “on line” (65) 99228 3098, informando o número que originou a chamada, horário da ligação, nome da empresa que está ofertando o produto ou serviço;

Veja Também:  A Divina Mensagem da Cruz 

 4 – A reclamação pode ser feita também de forma presencial na sede do Procon, ou em qualquer um dos postos de atendimento:

– Ganha Tempo da Praça Ipiranga;

– Ganha Tempo do CPA I;

– Procon na Assembleia Legislativa;

– Centro de Cidadania no Várzea Grande Shopping.

 

Números Nacionais

No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), de janeiro de 2019 a junho de 2022, foram registradas 6.085 reclamações em relação aos serviços de telemarketing. Entre os principais problemas estão: publicidade abusiva; contrato/pedido/orçamento; venda enganosa; publicidade enganosa; e cobrança de valor quando o produto é devolvido.

 

Já no portal de reclamações online www.consumidor.gov.br, de setembro de 2021 a junho de 2022, foram registradas 8.462 sobre ligações indesejadas de telemarketing. Os assuntos mais reclamados na plataforma foram atendimento bancário; cartão de crédito/débito/cartão de loja; pacote de serviços; aparelho celular e internet fixa, entre outros.

 

Fonte: Solange Wollenhaupt | Procon-MT

Comentários Facebook
Propaganda

Geral

Traição é resultado de um relacionamento infeliz?

Publicados

em

As traições geralmente acontecem nos locais em que é mais propício porém em outros lugares também

É um grande mito este que as traições só acontecem em relacionamentos infelizes, embora aconteça com uma frequência maior nesses casos, visto que muitas vezes as pessoas estão entediadas dos seus parceiros e muitas vezes até com raiva ou cansadas deles.

Todavia as traições também acontecem nos melhores relacionamentos e nos mais felizes também, pois para existir uma traição basta que exista um infiel e está tudo perdido.

Por conta desse mito muitas pessoas esforçam-se ao máximo para ter uma relação feliz com o seu parceiro ou parceira realizando todas as suas vontades e desejos, o famoso “fazer em casa para que ele(a) não procure na rua”. Porém nem sempre isso vale para segurar alguém em um relacionamento e garantir que a pessoa seja fiel.

O outro cônjuge pode fazer de tudo para o parceiro, inclusive possuir todos os atributos desejáveis por aquela pessoa, se ela sentir vontade de trair e for da natureza dela, ela irá sim trair a pessoa com quem ela se relaciona.

Veja Também:  Programa Empregar’ em Tangará da Serra já conta com mais de 200 jovens inscritos

É bastante comum encontrar casais que mesmo casados por anos em um relacionamento feliz e saudável o marido costuma trair a esposa e vice versa. Muitas vezes essas traições acontecem até com pessoas mais novas em troca de dinheiro, presentes ou mimos, caracterizando essas pessoas como sugar daddy ou sugar mommy.

A questão é que as traições podem acontecer em qualquer relacionamento, seja ele feliz ou não, pois depende muito mais do caráter, do respeito, do amor e do sentimento que as pessoas desses relacionamentos nutrem uma pela outra do que por fatores como a felicidade.

Óbvio que em um relacionamento feliz e realmente saudável é mais difícil que ocorram as traições visto que as pessoas estão satisfeitas umas com as outras, porém todo cuidado é necessário ao lidar com pessoas pois muitas vezes nunca as conhecemos de verdade. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Programa Empregar’ em Tangará da Serra já conta com mais de 200 jovens inscritos

Publicados

em

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, por meio do ‘Programa Empregar’, que tem qualificado jovens entre 16 e 20 anos de idade para o mercado de trabalho, realizará, desta vez, a ação em Tangará da Serra, nos próximos dias 10 e 11 de agosto. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas de forma gratuita pelo link na BIO da Fecomércio-MT no Instagram.

 

O programa, que é realizado em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Tangará da Serra (Sincovatan), já conta com mais de 200 inscritos e ocorrerá na Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits).

 

Serão abordados temas sobre varejo e empreendedorismo, além da realização de testes de comportamento para melhor inserir os jovens no mundo do trabalho.

 

O superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha, destaca a parceria dos sindicatos filiados localizados no interior como forma de ampliar a ação do Sistema. “A ajuda dos sindicatos filiados à Fecomércio tem contribuído com a nossa missão frente ao programa, que é o de colaborar com o desenvolvimento econômico em todo o estado, por meio da inserção de mais pessoas qualificadas no mercado de trabalho”.

Veja Também:  A importância de carboidratos e gorduras na dieta de um atleta

 

Ao término do evento, os jovens vão receber certificados e, os selecionados para as vagas já disponíveis, que totalização mais de 120, receberão uma carta de encaminhamento às empresas parceiras do programa.

 

O presidente do Sistema no estado, José Wenceslau de Souza Júnior, confirmou a necessidade de mão de obra qualificada para atender aos anseios das empresas. “Não somente o comércio, mas diversos outros setores demandam profissionais preparados para atender às necessidades do mercado, por isso, queremos dar as mesmas ou até mais condições para que os jovens consigam corresponder às expectativas das empresas parceiras do programa”.

 

A ação desenvolvida pelo Sistema já atendeu jovens da capital e Várzea Grande e Rondonópolis, capacitando dezenas de jovens para preencher as vagas de trabalho disponíveis.

 

Os interessados em participar poderão obter mais informações sobre o programa por AQUI. Já o local para a realização do evento, será no auditório da Acits, localizado na avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, 96-S, no centro da cidade.

Veja Também:  Uso da camisinha é ignorado por 36% dos jovens brasileiros

 

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana