conecte-se conosco


Geral

HIV entre jovens preocupa autoridades de saúde brasileiras

Publicados

em

A população da faixa etária entre 15 e 29 anos está, cada vez mais, exposta às infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífilis, hepatites virais, HPV e gonorreia. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, o uso do camisinha vem caindo com o passar do tempo, principalmente entre o público jovem.

Ministério da Saúde

A população da faixa etária entre 15 e 29 anos está, cada vez mais, exposta às infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífilis, hepatites virais, HPV e gonorreia. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, o uso do camisinha vem caindo com o passar do tempo, principalmente entre o público jovem.

A maior preocupação das autoridades em Saúde é com a infecção de HIV; a maioria dos casos de infecção pelo vírus causador da Aids no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos. Essa parcela da população, alerta o Ministério, corresponde a 52,7% dos casos.

A Infectologista da Fiocruz, Ana Cristina Ferreira, reforça que o sexo desprotegido é o responsável pelo alto índice de ISTs entre os jovens. A especialista reforça a importância do uso da camisinha para frear o número de contágios.

Veja Também:  Fundação promove Semana Nacional do Doador de Sangue

“Entre as pessoas, que hoje, e nos últimos anos, você observa um aumento [das ISTs] nessa população. Os motivos são vários. É o momento da vida que tem mais relação sexual. Hoje, em dia, a forma de se relacionar está mais facilitada por causa de uso de aplicativos de relacionamentos, então, mudou o contexto.”

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que, cerca de 900 mil pessoas vivem com o HIV, no país. Dessas, 135 mil provavelmente não sabem que têm a doença. Além disso, a sífilis, outra Infecção Sexualmente Transmissível, atingiu mais de 158 mil pessoas, em apenas um ano, no país.

As hepatites virais, especialmente a do tipo C, que é transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas, atingiu mais de 26 mil pessoas, em 2018. Essa doença esteve relacionada em mais de 53 mil mortes, entre os anos de 2000 e 2017, no país. Os dados são dos Boletins Epidemiológicos 2019, divulgados pelo Ministério da Saúde.

Caso tenha dúvidas, após relações sexuais desprotegidas, a pessoa pode ir a uma Unidade Básica de Saúde para fazer testes rápidos de diagnóstico para as infeções, como recomenda o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Veja Também:  Mais Médicos: divulgado resultado preliminar dos selecionados

“Senta lá, com a enfermeira da unidade ou com o médico, e fala: ‘Eu tô em dúvida aqui e queria fazer um teste rápido, para dar uma checada.’ Tem lá, faz na hora e o resultado sai na hora. E se der positivo a maioria (das doenças), tem algum tipo de tratamento para você proteger teu organismo e proteger quem você está tendo um relacionamento, que você ama, quem você gosta.”

Este ano, o Ministério da Saúde vai reforçar as Unidades Básicas de Saúde com 22,4 milhões de testes rápidos para hepatites virais, 13 milhões para HIV e quase 14 milhões para diagnóstico da sífilis.

Proteja-se! Usar camisinha é uma responsa de todos. Se notar sinais de uma infecção Sexualmente Transmissível (IST), procure uma unidade de saúde e informe-se. Saiba mais em: saude.gov.br/ist. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.

Fonte: Agência Rádio Mais

www.barranews.com.br – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Edital de Convocação Santa Cruz Esporte Clube.

Publicados

em

SEGUNDO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL

PARA COMPOSIÇÃO DE NOVA DIRETORIA E DEMAIS ASSUNTOS

Convidamos os senhores sócios para a reunião de assembléia geral ordinária, que se realizará no dia 25 novembro de 2022 na residência do Sr. João Luiz, na Avenida Airton Senna, nº 414, Bairro Maracanã, na cidade de Barra do Bugres, às 19 horas em primeira convocação, com a presença dos sócios que represente, no mínimo, 50% mais 01 (um) da última Diretoria com direito a voto e em segunda convocação, 1 (uma) hora após, com qualquer número, com a seguinte pauta:

  1. a) Eleição e Posse da nova diretoria para o biênio 2022/2024
  2. b) Alteração e aprovação do Estatuto Social;
  3. c) Assuntos Gerais.

O registro das chapas interessadas em participarem da Eleição deverá ser registrado no mesmo local e data da eleição, citado acima, no período compreendido entre às 17h30min e 18h30min, a chapa interessada deverá apresentar a relação nominal dos membros preenchida no formulário abaixo, bem como cópia legível  do RG, CPF (pode ser cópia da CNH) e comprovante de endereço em anexo

Veja Também:  Brasil tem 58.421 novos casos e 203 óbitos por covid-19 em 24 horas

 

Formulário de Registro de chapa:

 

Membros do Conselho Deliberativo :
  Presidente Conselho Deliberativo            
  Vice-Presidente            
  1º Secretário         
  2º Secretário           
  1º Tesoureiro                        
  2ª Tesoureira
 

Membros da Comissão Fiscal:

MEMBRO TITULAR MEMBRO SUPLENTE
1º membro: 1º suplente:
2º membro: 2º suplente:
3º membro: 3º suplente:
Membros da Comissão Patrimonial:
1º membro
2º membro
3º membro
Membros do Executivo:  
  Presidente  
Vice-Presidente

 

Barra do Bugres-MT 24 de outubro de 2022.

 

Segundo edital de convocação eleição santa cruz biênio 2022_2024

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Hospital de Câncer de MT precisa urgente de doação de alimentos

Publicados

em

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) pede ajuda da sociedade mato-grossense na doação de alimentos. Neste momento, os estoques estão quase zerados de arroz, feijão, suco concentrado, café, achocolatado, extrato de tomate e demais alimentos.

 

O HcanMT possui um grande fluxo de pacientes e acompanhantes, necessitando de constantes doações de alimentos para atender a demanda. Mensalmente o Hospital utiliza 1500 quilos de arroz, 630 quilos de feijão carioca, 250 unidades de suco concentrado, 250 pacotes de café, 350 unidades de achocolatado pronto, 300 unidades de extrato de tomate e 60 pacotes de sal.

 

Quem puder ajudar, pode levar os alimentos, ou demais produtos, na Central de Captação do Hospital, de segunda a sexta das 7h às 18h (sem intervalo para o almoço), e sábado das 8h às 12h. As doações também podem ser feitas por meio do PIX do HCanMT pelo CNPJ 24.672.792/0001-09. Mais informações pelo 3648-7567 ou pelo Whatsapp 65 9.8435-0386.

Veja Também:  Rio lança programa para aumentar cobertura vacinal de estudantes 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana