conecte-se conosco


Tecnologia

70% dos brasileiros foram expostos ao golpe do suporte técnico; conheça

Publicados

em


source
Golpistas roubam dinheiro das vítimas
Unsplash

Golpistas roubam dinheiro das vítimas



70% dos adultos brasileiros foram expostos a um golpe de suporte técnico neste ano, de acordo com um estudo realizado pela YouGov e encomendado pela Microsoft . Em 2018, no último levantamento, a taxa era de 67%.

De acordo com a empresa, o golpe não é uma novidade e vem sendo aplicado há anos em diversas partes do mundo. Nele, cibercriminosos entram em contato com a vítima (pode ser por e-mail, falsos pop-ups nos dispositivos eletrônicos, ligações ou mensagens) fingindo ser do suporte técnico de algum serviço ou produto.

Se a vítima cai no golpe, ela pode ter perdas financeiras expressivas, já que os golpistas cobram para resolver problemas inexistentes. Só a Microsoft recebe cerca de 6.500 reclamações por mês de clientes da marca que foram vítimas de falsos técnicos da empresa que realizaram falsas assistências aos seus dispositivos. Esse número é mais baixo do que a média dos anos anteriores, que já chegou à casa de 13 mil queixas mensais.

Brasileiros e millennials na mira dos golpistas

Nos 16 países analisados pela pesquisa, 60% dos adultos se depararam com um golpe do tipo, taxa menor que os 70% do Brasil. Por aqui, cresceu cinco pontos percentuais o número de pessoas que dão continuidade ao golpe, alcançando 29% dos afetados em 2021. Além disso, a quantidade de pessoas que perdem dinheiro com a fraude subiu de 5% em 2018 para 7% neste ano.

Tanto no Brasil quanto no mundo, os millennials são a geração mais propensa a cair neste tipo de golpe, assim como homens são mais vítimas do que as mulheres.

As iscas mais comuns usadas pelos cibercriminosos globalmente são problemas com o computador (30% dos casos), senhas comprometidas (23%) e uso fraudulento de cartões de crédito, débito e departamentais (18%).

Como se proteger do golpe

Em relação à última pesquisa, as pessoas estão, no geral, mais céticas em relação a ligações de suporte técnico ou pop-ups que aparecem no próprio dispositivo. Apesar disso, é importante ressaltar que os cibercriminosos vão tornando a fraude cada vez mais sofisticada, usando de outros métodos de contato, além de utilizarem a chamada engenharia social para convencer a vítima de que se trata de um serviço legítimo.

Além disso, com os recentes e massivos vazamentos de dados , é bastante provável que os golpistas tenham informações pessoais das vítimas para usarem, a fim de que elas acreditem de que se trata de uma ligação realmente da empresa que o criminoso se diz ser.

No caso desse golpe , a principal dica é sempre desconfiar de contatos a respeito de suporte técnico , sobretudo se eles realizarem cobranças. Na dúvida, é melhor entrar em contato diretamente com a empresa que presta o serviço em seus canais oficiais e perguntar se realmente há um problema.

Comentários Facebook
Propaganda

Tecnologia

Elon Musk nega ter pedido para ser CEO da Apple; entenda o caso

Publicados

em


source
Elon Musk
Elon Musk

Elon Musk

Relatos do novo livro “Power Play: Tesla, Elon Musk, and the Bet of the Century” (em tradução livre Power Play: Tesla, Elon Musk e a aposta do século) sobre a vida de Musk, indicam que o bilionário certa vez teria exigido o cargo de CEO da Apple , atualmente ocupado por Tim Cook, em troca da venda da Tesla para a empresa de Cupertino.

Segundo o livro, escrito pelo repórter do The Wall Street Journal, Tim Higgins, fontes internas da Tesla contaram sobre um telefonema ocorrido em 2016, em que Musk e Cook teriam discutido a possibilidade de fechar o negócio. Cook pensou que a aquisição seria nos moldes da compra da empresa de fones de ouvido Beats, em que a Maçã manteve os fundadores originais Dr. Dre e Jimmy Iovine no comando.

Contudo, segundo as fontes do repórter, a conversa “azedou” de vez quando Musk teria dito a Cook que o negócio só funcionaria se ele pudesse assumir o cargo de CEO da Apple. Na narrativa do livro, Cook teria respondido à exigência com um palavrão e desligou a ligação.

Segundo o Futurism , Musk desmentiu a história. Também há a possibilidade de ambas as partes tentarem minimizar o fato, já que a demanda inusitada do executivo, se de fato tiver ocorrido, não foi nada profissional.

Questionado, Musk disse em seu perfil no Twitter que nada disso aconteceu: “Cook e eu nunca nos falamos ou escrevemos um para o outro. Chegou um ponto em que pedi para me encontrar com Cook para falar sobre a compra da Tesla pela Apple”. O executivo finaliza o tuíte afirmando que não foi feita nenhuma proposta extra além da aquisição da montadora de carros elétricos.

Para saber mais detalhes sobre a polêmica trajetória de Elon Musk, será necessário aguardar mais alguns dias até o lançamento do livro em inglês, previsto para a próxima terça-feira (10).

Veja Também:  Novos emojis são anunciados para 2019 e um vira piada nainternet; entenda

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Juliette entra no Guinness Book após bater recorde em publicação no Instagram

Publicados

em


source
Juliette bate recorde
Reprodução

Juliette bate recorde

Juliette Freire entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, nesta terça-feira (3). O motivo é uma publicação em seu Instagram, que atingiu um milhão de curtidas em apenas três minutos.

A advogada ultrapassou o recorde anterior, que era da cantora Billie Eilish, que tinha demorado cinco minutos para alcançar um milhão de curtidas em um post na rede social.

A publicação recordista de Juliette foi a de comemoração pela conquista do Big Brother Brasil 2021, no dia 4 de maio. “A postagem mais rápida a atingir um milhão de curtidas no Instagram foi em 3 minutos, e foi conseguida por Juliette Freire (Brasil), em 4 de maio de 2021. Juliette se tornou uma sensação durante seu tempo no Big Brother Brasil. Foi seu post no Instagram anunciando que ela havia vencido a 21ª temporada que quebrou esse recorde”, diz a nota oficial do Guinness Book.

Atualmente, a foto tem mais de 8,7 milhões de curtidas, e Juliette já ultrapassa 32 milhões de seguidores na rede social. Confira a publicação recordista:


Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana