conecte-se conosco


Geral

A medicação sem dano e a segurança do paciente

Publicados

em

Por Dra Natasha Slhessarenko

Neste dia 17 de setembro de 2022 é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São três desafios globais envolvendo a segurança do paciente. O primeiro é a prevenção da infecção relacionada à saúde, o segundo são cirurgias mais seguras e o terceiro é a medicação sem dano.

De tão importante que é o tema, este ano a OMS  traz como desafio a “medicação sem dano”, alertando para as práticas de medicação insegura e erros de medicação, que são as principais causas de lesão e danos evitáveis no sistema de saúde no mundo todo.

Acredita-se que o custo relacionado a erros de medicação está estimado em cerca de 42 bilhões de dólares ao ano, e os erros podem acontecer em diferentes etapas, desde a hora da prescrição à hora da administração da medicação.

Esses erros acontecem quando os sistemas de medicação são fracos ou inconsistentes ou por fatores humanos como fadiga, mal-estar, cansaço, condições ruins de trabalho ou falta de pessoal. Tudo isso pode afetar a prescrição, a dispensação, administração e monitoramento, o que pode resultar em danos graves.

Veja Também:  Sentido da Solidariedade 

Para termos uma ideia, a meta da OMS é reduzir em 50% os danos da automedicação, que é a terceira causa de eventos adversos, podendo ser de natureza muito grave.

Mas, quais são os danos representados pela automedicação? Uma coisa é automedicação e outra coisa é a segurança da medicação, tanto no hospital quanto em casa ou unidade de saúde. Em ambos os casos, todos os cuidados envolvendo a segurança do paciente devem ser tomados.

Cuidados como checar o nome do paciente, a medicação, dose e intervalo adequados, e também é importante fazer com que o paciente repita o nome do medicamento que ele está usando.

A automedicação também é muito grave porque ela pode ter consequências extremamente deletérias. Os efeitos adversos da medicação são muito grandes, a começar por intoxicação, dependência, alergia, pode interferir com outros medicamentos que o paciente já toma,  potencializando ou minimizando o efeito.

Pode ainda esconder doenças, pois se o paciente está sentindo alguma dor, ele toma o remédio e melhora dessa dor, mas pode ser algo grave.

Daí a importância de falarmos sobre a automedicação, que aqui no Brasil é cultural. Você vai na farmácia e compra o remédio, você acaba tomando o remédio que algum familiar tomou e deu certo pra ele, sem contar que muitas vezes o acesso de saúde é complicado, e muitas vezes o paciente acaba comprando a medicação sem prescrição. Os medicamentos que mais estão na lista da automedicação são analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.

Veja Também:  Pandemia: Câmara aprova suspensão de novas inscrições no Serasa

Lembrando que os antibióticos quando tomados sem um critério podem ser extremamente perigosos. Além dos efeitos adversos, eles mudam toda a flora intestinal, podem causar gastrite, e também resistência bacteriana onde as bactérias ficam mais resistentes aos antibióticos.

Já os anti-inflamatórios podem levar a insuficiência renal se usados com frequência e sem uma orientação médica.

Por fim, vale reforçar que a maioria dos danos relacionados à medicação podem ser prevenidos com a adoção de práticas de segurança em todo o ciclo do uso de medicamentos nos serviços de saúde.

Dra Natasha Slhessarenko é pediatra e patologista, coordenadora da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e diretora da Clínica Vida

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Edital de Convocação Santa Cruz Esporte Clube.

Publicados

em

SEGUNDO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL

PARA COMPOSIÇÃO DE NOVA DIRETORIA E DEMAIS ASSUNTOS

Convidamos os senhores sócios para a reunião de assembléia geral ordinária, que se realizará no dia 25 novembro de 2022 na residência do Sr. João Luiz, na Avenida Airton Senna, nº 414, Bairro Maracanã, na cidade de Barra do Bugres, às 19 horas em primeira convocação, com a presença dos sócios que represente, no mínimo, 50% mais 01 (um) da última Diretoria com direito a voto e em segunda convocação, 1 (uma) hora após, com qualquer número, com a seguinte pauta:

  1. a) Eleição e Posse da nova diretoria para o biênio 2022/2024
  2. b) Alteração e aprovação do Estatuto Social;
  3. c) Assuntos Gerais.

O registro das chapas interessadas em participarem da Eleição deverá ser registrado no mesmo local e data da eleição, citado acima, no período compreendido entre às 17h30min e 18h30min, a chapa interessada deverá apresentar a relação nominal dos membros preenchida no formulário abaixo, bem como cópia legível  do RG, CPF (pode ser cópia da CNH) e comprovante de endereço em anexo

Veja Também:  Pandemia: Câmara aprova suspensão de novas inscrições no Serasa

 

Formulário de Registro de chapa:

 

Membros do Conselho Deliberativo :
  Presidente Conselho Deliberativo            
  Vice-Presidente            
  1º Secretário         
  2º Secretário           
  1º Tesoureiro                        
  2ª Tesoureira
 

Membros da Comissão Fiscal:

MEMBRO TITULAR MEMBRO SUPLENTE
1º membro: 1º suplente:
2º membro: 2º suplente:
3º membro: 3º suplente:
Membros da Comissão Patrimonial:
1º membro
2º membro
3º membro
Membros do Executivo:  
  Presidente  
Vice-Presidente

 

Barra do Bugres-MT 24 de outubro de 2022.

 

Segundo edital de convocação eleição santa cruz biênio 2022_2024

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Hospital de Câncer de MT precisa urgente de doação de alimentos

Publicados

em

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) pede ajuda da sociedade mato-grossense na doação de alimentos. Neste momento, os estoques estão quase zerados de arroz, feijão, suco concentrado, café, achocolatado, extrato de tomate e demais alimentos.

 

O HcanMT possui um grande fluxo de pacientes e acompanhantes, necessitando de constantes doações de alimentos para atender a demanda. Mensalmente o Hospital utiliza 1500 quilos de arroz, 630 quilos de feijão carioca, 250 unidades de suco concentrado, 250 pacotes de café, 350 unidades de achocolatado pronto, 300 unidades de extrato de tomate e 60 pacotes de sal.

 

Quem puder ajudar, pode levar os alimentos, ou demais produtos, na Central de Captação do Hospital, de segunda a sexta das 7h às 18h (sem intervalo para o almoço), e sábado das 8h às 12h. As doações também podem ser feitas por meio do PIX do HCanMT pelo CNPJ 24.672.792/0001-09. Mais informações pelo 3648-7567 ou pelo Whatsapp 65 9.8435-0386.

Veja Também:  Missão Boa Notícia promoverá o retiro espiritual de inverno

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana