conecte-se conosco


Mulher

A monogamia funciona para o seu relacionamento?

Publicados

em

Isolamento na pandemia precipitou crise em alguns relacionamentos, mas mais casais buscam ajuda profissional
FreePik

Isolamento na pandemia precipitou crise em alguns relacionamentos, mas mais casais buscam ajuda profissional

Os últimos dois anos foram universalmente tumultuados, e os terapeutas de casais dizem que lidam com as consequências disso em suas consultas todos os dias. Mesmo agora, quando a pandemia não domina mais a vida cotidiana, muitas pessoas continuam trabalhando, comprando e passando tanto tempo on-line que contam com seus parceiros para atender às suas necessidades sociais e emocionais.

“No meu consultório, vejo o fardo que essa tendência coloca nos relacionamentos românticos primários”, disse Laura Silverstein, assistente social clínica licenciada e autora de “Love Is an Action Verb”. Muitos dos casais de Silverstein estão presos no “modo de sobrevivência isolado”, disse ela. Seus relacionamentos são sobre gerenciar tarefas domésticas, nada mais. Outros casais esqueceram como se divertir, ela disse, ou como é importante ter interações espontâneas com o mundo exterior. Alguns ainda estão processando o trauma.

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

As sete perguntas aqui te ajudarão a verificar se está em um relacionamento que ainda se recupera da pandemia ou se há muito tempo voltou à antiga rotina, sem uma pausa para conversar. Os conselheiros de casais e terapeutas sexuais que sugeriram essas questões disseram que elas devem desencadear uma conversa interessante (quer você esteja em um relacionamento de décadas ou relativamente novo) e se tornar mais fáceis de perguntar e responder com a prática.

1. O que gostamos de fazer juntos para nos divertirmos?

Uma teoria-chave sobre por que os casais se divorciam ou ficam insatisfeitos um com o outro é que a sensação de alegria, paixão e positividade geral que eles tiveram no início se desgastam com o tempo, disse Sarah Whitton, psicóloga e diretora do programa de pesquisa Today’s Couples and Families da Universidade de Cincinnati. A atração física e os hormônios não são as únicas razões pelas quais os relacionamentos são excitantes nos primeiros dias. “Nós gastamos nosso tempo fazendo atividades divertidas”, disse Dr. Whitton.

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!

Ele incentiva os casais a pegarem um calendário, olharem para a última semana ou mês e perguntarem: “Quantos minutos passamos realmente fazendo algo divertido e prazeroso juntos?” Então, eles podem seguir por esse caminho.

2. Quem tira o lixo agora?

A pandemia abalou a forma como os casais dividem o trabalho doméstico e, embora alguns dados sobre casais heterossexuais sugiram que as coisas se tornaram mais igualitárias em casa, em muitas outras famílias, os bloqueios exacerbaram as disparidades de gênero existentes.

Veja Também:  15 plantas para melhorar a energia da casa

Galena Rhoades, psicóloga clínica e professora de pesquisa da Universidade de Denver, acha que todos os casais deveriam passar algum tempo discutindo deliberadamente como dividiram os cuidados com os filhos e as tarefas domésticas e se isso está funcionando logística e emocionalmente.

“Reserve um tempo específico para falar sobre quem faz o que e quais papéis você quer ter daqui para frente”, disse ela. Planeje como faria para uma reunião de negócios, disse o Dr. Rhoades. Saiba sobre o que você quer falar e minimize as distrações. Seja o mais explícito possível sobre quem vai fazer o quê, então dê à nova rotina algumas semanas antes de ter essa conversa novamente.

3. Do que gostamos em nossa vida sexual?

Se os casais estão em uma rotina sexual – e há evidências de que os americanos estavam fazendo menos sexo com parceiros e até se masturbando com menos frequência mesmo antes da pandemia –, eles tendem a se concentrar nos negativos, disse Tammy Nelson, terapeuta sexual e autora de “Open Monogamia: um guia para co-criar seu acordo de relacionamento ideal.”

Mas ela acredita que é muito mais eficaz se concentrar no que está funcionando. “Você não muda sua vida sexual dizendo: ‘Eu odeio quando você vai para a esquerda’. Ela incentiva as pessoas em relacionamentos a citar uma coisa que apreciam em sua vida sexual. Pode ser algo que eles fizeram juntos há 20 anos ou pode ser um gesto sutil, como a forma como um parceiro toca o rosto do outro. Concentrar a atenção nesses momentos – e discuti-los abertamente juntos – pode ajudar a reacender a “energia erótica”, disse o Dr. Nelson.

4. Como nos ajudamos em tempos difíceis?

Sempre que vocês passarem por um período difícil juntos, é importante reservar um tempo para fazer um debriefing, disse Silverstein. O que funcionou? O que não aconteceu? Mesmo que os últimos anos tenham sido traumáticos para você e seu parceiro por vários motivos, a maioria dos casais pode identificar o que ela chama de micromomentos quando eles se manifestam.

Outra maneira de pensar sobre isso é: “Como confiamos um no outro e como isso foi para cada um de nós?” sugeriu Jesse Kahn, assistente social clínico licenciado e diretor do Centro de Terapia de Gênero e Sexualidade na cidade de Nova York.

5. Ainda estamos na mesma página sobre a monogamia?

A monogamia significa muitas coisas para muitas pessoas, disse o Dr. Nelson, e isso não é verdade apenas para aqueles em relacionamentos abertos. Ela incentiva seus clientes a atualizarem regularmente seus “acordos de monogamia” discutindo os detalhes de quais formas de apego eles consideram aceitáveis ​​fora de seu relacionamento principal e perguntando se elas mudaram.

Veja Também:  Como sugerir o sexo a três para o cônjuge e como começar a praticar

Seja específico. Talvez você e seu parceiro tenham concordado há muito tempo com a fidelidade sexual. Mas e as conversas on-line? “E coisas como pornografia?” Dr. Nelson perguntou. “Que tal flertar com um amigo? Que tal almoçar com um ex?”

6. O que está preocupando você e que você ainda não me contou?

Rafaella Smith-Fiallo, uma assistente social clínica licenciada e terapeuta sexual e de casais, acredita que esta é uma boa pergunta para as pessoas fazerem aos seus parceiros regularmente (como diariamente ou semanalmente), mas também pode ser útil colocar em momentos maiores de transição. Você está abrindo a porta para que seu parceiro seja vulnerável com você, ela disse, e lembrando a ambos que vocês são uma equipe.

Resista ao impulso de tentar resolver os problemas imediatamente. Em vez disso, pratique a escuta ativa, disse Smith-Fiallo. “Pode ser estranho. Pode ser confuso. Pode ser desconfortável”, disse ela. “Mas abra espaço para isso, sabendo que vocês estão nisso juntos.”

7. Como posso ajudá-lo a se sentir mais amado?

“Eu apenas acho que esta é uma bela pergunta”, disse Silverstein, que a atribui ao conhecido pesquisador de casamento John Gottman. As pessoas que procuram fortalecer seu relacionamento romântico geralmente se concentram em pedir o que querem e o que precisam, o que é importante, disse Silverstein. Mas fazer essa pergunta é uma maneira clara de comunicar o quanto seu parceiro é importante para você.

“Queremos criar uma cultura em nossas conversas com nossos parceiros em que peçamos o que precisamos, mas também sejamos generosos e nos ofereçamos para atender às necessidades deles”, disse Silverstein.

 Como ter essas conversas

Essas perguntas podem ser espinhosas, então os especialistas dizem que os casais devem planejar com antecedência e realmente tentar usar suas melhores habilidades de comunicação. Não pergunte a eles quando estiver ocupado alimentando seus filhos com café da manhã ou quando seu parceiro estiver meio dormindo. Seja atencioso ao encontrar um horário que funcione para vocês dois.

Pode ser útil falar na primeira pessoa ao discutir seu relacionamento, acrescentou a Sra. Smith-Fiallo. Então, em vez de dizer algo como “Você me fez sentir”, tente algo como “Quando isso aconteceu, eu me senti XYZ”, ela explicou. (Todos os especialistas mencionaram que alguns casais achariam essas conversas muito mais fáceis e construtivas com a ajuda de um terapeuta.)

Então, pratique, pratique, pratique. O objetivo é criar uma cultura de comunicação em seu relacionamento, onde você tenha um encontro diário, semanal, mensal e anualmente, disse Smith-Fiallo.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

Mulher

5 procedimentos estéticos contra celulite e gordura localizada

Publicados

em

5 procedimentos estéticos contra celulite e gordura localizada
Redação EdiCase

5 procedimentos estéticos contra celulite e gordura localizada

A celulite e a gordura localizada afetam grande parte das pessoas. No entanto, é algo que costuma incomodar algumas mulheres. Por isso, parte delas buscam por tratamentos e procedimentos estéticos, a fim de melhorar o aspecto da pele e, até mesmo, para perder medidas. “As opções de tratamento estético aumentam a cada ano, principalmente quando o objetivo da cliente é a busca pela beleza e juventude”, diz a dermatologista Karin Helmer, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Cuidados antes de realizar o procedimento

Antes de fechar um pacote com alguma clínica é bom ficar atenta às recomendações e dicas. “É importante verificar as condições do local e conhecer e confiar no profissional que vai realizar o procedimento. Também procure saber se o tratamento tem resultados comprovados cientificamente e se o aparelho ou medicamento utilizado é registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, salienta Karin.

Além disso, o procedimento será mais bem orientado se a paciente procurar um especialista com o título emitido por uma especialidade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira. “Dessa maneira, ela será tratada por um profissional devidamente capacitado, que estudou seis anos de Medicina e mais três, quatro ou até cinco anos de especialização”, explica Luis Fernando Tovo, que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Tipos de tratamentos contra celulite e gordura localizada

A seguir, conheça alguns tratamentos contra celulite e gordura localizada e confira as opiniões dos dermatologistas.

Veja Também:  Confira elementos importantes para a decoração da cozinha

1. Endermoterapia

Trata-se de uma terapia endérmica não-invasiva que combina massagem modeladora com drenagem linfática. Esse tratamento estimula o metabolismo, aumenta a circulação sanguínea, elimina as toxinas, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e adiposidades (gordura). O método é de origem francesa e usa sucção, além de um sistema de rolos motorizados.

Karin Helmer explica que a endermoterapia tem respaldo científico com estudos que comprovam eficácia na melhora do contorno corporal e na redução de medidas. Contudo, de acordo com Luis Fernando Tovo, o resultado não é definitivo e a paciente está sujeita à volta do quadro anterior quando suspende o tratamento.

2. Linfoaction

Por meio de eletrodos acoplados na pele ocorre uma eletroestimulação sequencial. As correntes estimulam as contrações das válvulas do sistema linfático , aumentando a circulação sanguínea e linfática. Também melhora a oxigenação celular e elimina as toxinas. Conforme explica Karin Helmer, esse tratamento funciona como uma drenagem linfática mecânica. Segundo Luis Fernando Tovo, essa técnica ajuda na diminuição do inchaço na celulite. Contudo, os resultados também estão sujeitos à volta do quadro anterior e o efeito na gordura localizada não é efetivo.

3. Eletrolipoforese

Trata-se de uma corrente elétrica polarizada, que atua na pele e músculos. Essa terapia possibilita o aumento da circulação sanguínea, melhora a oxigenação dos tecidos e elimina as toxinas, além de já fazer drenagem linfática. No corpo da paciente, a esteticista coloca placas que irão atuar nas quatro camadas da pele: epiderme, derme, hipoderme e zona muscular. Para Luis Fernando Tovo, nessa técnica a diminuição da celulite é discreta e não funciona para a gordura localizada.

Veja Também:  Existe prazer na menopausa? Ginecologista garante que sim

4. Intradermoterapia

Injeta-se nas áreas com gordura localizada uma solução com substâncias como cafeína, arginina, crivina e lipossoma de girassol, que queima a gordura. O objetivo é murchar as células adiposas, melhorar a circulação sanguínea e a linfática e ajudar na prevenção da gordura localizada.

Segundo Karin Helmer, esse tipo de procedimento tem respaldo científico na melhora tanto da celulite quanto da gordura localizada. Contudo, conforme explica Luis Fernando Tovo, o ideal não é injetar, mas o microagulhamento para aplicação das substâncias.

5. Drenagem linfática

A técnica consiste em uma massagem com movimentos voltados para o sistema linfático, melhorando a circulação sanguínea e linfática, além de oxigenar o sangue e a musculatura. Também ajuda a conter a flacidez da pele, diminui as celulites e a gordura localizada. A massagem ainda desintoxica e desincha, já que diminui a retenção de líquidos.

Conforme explica Karin Helmer, por ajudar na redução da retenção de líquidos, a drenagem linfática também melhora o contorno corporal. Além disso, Luis Fernando Tovo acrescenta que essa técnica costuma ser indicada após tratamentos cirúrgicos como a lipoaspiração.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Horóscopo: previsão dos signos de 22 a 28 de agosto de 2022

Publicados

em

Horóscopo: previsão dos signos de 22 a 28 de agosto de 2022
Redação EdiCase

Horóscopo: previsão dos signos de 22 a 28 de agosto de 2022

O Sol encerra o ciclo no signo de Leão e entra no signo de Virgem no dia 23. Isso trará uma energia mais favorável para a organização e para o aprimoramento pessoal. O Astro-rei ainda faz aspecto tenso com Marte e Saturno, o que pode reforçar a autocobrança, característica do signo de Virgem. Haverá também uma tendência ao conflito interno entre ações precipitadas e impulsivas e a necessidade de lidar com maturidade com as questões da vida.

Momento de desafios nas relações

Mercúrio no signo de Virgem continua em aspecto tenso com Netuno e entra em aspecto tenso com Júpiter. Isso indica mais dificuldade de pensar com clareza. Será necessário o desenvolvimento da espiritualidade e/ou da conexão com filosofias de vida, além do autoconhecimento.

Vênus está em aspecto tenso com Saturno e Urano, o que indica um período que pode ser desafiador nos relacionamentos. A tendência é que se busque a liberdade e caminhos mais conectados com os propósitos de vida. Porém, isso pode levar a atitudes imprevisíveis e que serão bloqueadas de alguma forma.

Lembre-se que cada pessoa vai sentir essa energia de acordo com a forma como ela interage com o Mapa Astral de cada indivíduo.

Áries

Período favorável para organizar a rotina. Você tende a sentir mais alegria e satisfação nas suas atividades diárias. Contudo, tenha atenção com o excesso de afazeres, pois poderão causar tensão,  irritabilidade e afetar sua saúde. Na vida afetiva, você estará mais flexível para conversar e compreender o outro. Poderá, assim, encontrar um caminho que seja justo para ambos.

Entretanto, também existe a possibilidade de acabar cedendo em excesso. Isso porque terá dificuldade em se afirmar e para colocar limites. Tenha atenção com as pessoas com quem se relaciona, para evitar que alguém tente te enganar. Isso vale para as relações de trabalho também.

Touro

Você depositará mais atenção às suas vontades. Vai querer se divertir e alimentar a autoestima. Você se perceberá com mais brilho. Poderá também se apaixonar e se atirar de cabeça em uma relação, sem medir as consequências. Tenha atenção a essa tendência, pois poderá te desequilibrar. Pode ser que você sinta dificuldade em lidar com as responsabilidades neste momento.

Isso porque seu foco está nos momentos de diversão. Precisará ter maturidade para equilibrar seus desejos com os deveres. Será um período movimentado em sua vida. No entanto, procure não exagerar nas atividades, pois poderá prejudicar sua saúde.

Gêmeos

Período para trazer mais luz para as questões familiares. Você sentirá maior necessidade de estar em casa e na companhia de seus entes queridos. Apesar de tudo isso, existe uma tendência a desentendimentos, especialmente com figuras masculinas importantes para você. Procure ter cautela em suas ações para evitar tomar uma atitude impulsiva da qual se arrependerá depois.

Você tende a racionalizar demais os seus sentimentos, o que pode causar oscilação emocional e afetar sua capacidade de pensar com clareza. Apesar da sua disposição em se movimentar, conhecer pessoas ou iniciar novos estudos, pode haver algum imprevisto em seu caminho, o que pode te desapontar.

Veja Também:  Ano Novo Astrológico: saiba o que esperar para o seu signo

Câncer

Nesta semana, você tende a olhar para o seu interior com mais coragem. Poderá enfrentar os seus medos inconscientes. Será um período importante para ter mais clareza sobre quem é e os caminhos que deseja trilhar em sua vida para alcançar a independência. Entretanto, procure ter cuidado em suas ações. Evite se abrir com qualquer pessoa sobre o que está sentindo.

Coloque os limites necessários para que seus sentimentos sejam respeitados. Poderá ser uma semana um tanto desafiadora em sua vida financeira. Imprevistos podem te levar a gastos inesperados que irão abalar sua busca por estabilidade e segurança. Evite comprar por impulso.

Leão

Você estará mais sensível e isso poderá afetar a sua disposição e autoestima. Portanto, será importante cuidar das suas emoções. Tenha atenção também com o excesso de autocobrança e com a impaciência. Procure respeitar seu próprio tempo e encontrar a segurança afetiva em seus valores internos.

Você está em um período em que se dedicará mais à organização de sua vida financeira. Será o momento de fazer um balanço de tudo que já conquistou materialmente e que te traz segurança e estabilidade. Apesar disto, não é uma boa semana para negociações.

Virgem

O Sol está em seu signo, e isso te fará se sentir com mais energia. Tudo o que estava um tanto parado começará a se movimentar novamente. Poderá sentir também mais força e responsabilidade para batalhar por suas conquistas. No entanto, cuidado com a tendência a se cobrar em excesso e com o acúmulo de atividades.

Na vida afetiva, é um período de encerramento. Pode ser que aconteça algum rompimento, incluindo quebra de algum ciclo que estava te causando sofrimento. Você poderá também se sentir mais carente e isso te levar a agir de forma imprevisível. Tenha atenção e procure se acolher para evitar ações que podem te trazer prejuízos posteriormente.

Libra

alt
Previsão para o signo de Libra (Imagem: Adobe Stock)

Você está em um período de maior conexão com o seu interior. Procure ter maturidade e coragem para enfrentar os seus medos. Boa fase para aprimorar seus talentos , assim poderá aliviar as tensões e a autocobrança que pode estar sentindo. Você estará mais flexível sobre a visão que tem da sua vida e com mais abertura para descobrir novos caminhos.

Será um momento propício para encontrar respostas para seus questionamentos. Boa fase para se envolver com práticas espirituais ou com estudos voltados para o desenvolvimento pessoal, pois ajudarão a equilibrar sua energia.

Escorpião

Você poderá lidar com seu lado obscuro e com o medo da perda com mais coragem e determinação. Isso poderá afetar diretamente a sua imagem. Tende a ser um período intenso e desafiador. Porém, tudo isso te ajudará a lidar com traumas antigos e a ressignificar as situações vividas.

Veja Também:  Conheça a tendência da cozinha americana

E, nestes dias, será importante que você busque se conectar com a espiritualidade ou com filosofias de vida que te ajudem a ter mais clareza sobre os desafios que está vivendo. Hora de analisar as atitudes repetitivas que te causam dor. Na vida profissional, poderá colher bons frutos de seu empenho e dedicação.

Sagitário

Um novo ciclo se inicia em sua vida profissional. Você poderá ter a oportunidade de se alinhar com os seus propósitos profissionais. Poderá também ter a chance de harmonizar relações de trabalho ou de fazer boas parcerias neste setor. Entretanto,  isso só ocorrerá se você agir com responsabilidade e dedicação, rompendo com padrões de comportamento que não estão te auxiliando.

Evite ações precipitadas e procure levar harmonia para os grupos com os quais você trabalha. Como este setor da sua vida já vem recebendo mais atenção nas últimas semanas, você pode se sentir com excesso de afazeres e se cobrar mais. Procure buscar o equilíbrio para não ultrapassar os seus limites e acabar se desgastando.

Capricórnio

alt
Previsão para o signo de Capricórnio (Imagem: Adobe Stock)

Você está em um período mais movimentado em sua vida profissional. Entretanto, nesta semana, evite fazer acordos e tudo que envolva muita burocracia, pois poderá se enganar ou ser enganada(o) por outras pessoas. Terá bastante energia para lidar com as questões da sua rotina, e isso poderá te ajudar a ter mais produtividade em seu trabalho.

Contudo, poderá exagerar na quantidade de atividades e acabar afetando a sua saúde e vitalidade. Lembre-se de respeitar os seus limites. Apesar de todo esse movimento, você poderá se sentir mais introspectiva(o) e com necessidade de olhar para o seu interior, pois alguns medos e sombras podem aparecer e afetar a sua segurança emocional.

Aquário

Nesta semana, você terá a oportunidade de olhar para si com coragem e para ser quem você realmente é. Se sentirá vitorioso(a) por não precisar corresponder às expectativas alheias. Será o momento de conquistar o seu espaço . Pode ser que isso cause conflitos com pessoas mais tradicionais do seu convívio.

Essa situação pode te trazer desconforto, mas será o momento de enfrentar o medo de se expor. Na vida afetiva, você buscará por mais equilíbrio, mas é possível que esse movimento de se afirmar possa provocar alguns conflitos ou que você se sinta mais carente e com tendência a ações impulsivas.

Peixes

Nesta semana, você estará mais disponível para compreender as necessidades alheias e as próprias necessidades dentro de um relacionamento afetivo. Dessa forma, poderá encontrar um caminho de equilíbrio para ambos. Entretanto, é possível que a necessidade de se autoafirmar e sentimentos de carência te levem a ações que afetem o equilíbrio que busca.

Tenha atenção e procure compreender seus sentimentos. Memórias do passado que podem ser dolorosas estão sendo remexidas, e isso pode te causar mais irritação. Contudo, você também pode aproveitar essa fase para lidar com essas lembranças com mais coragem.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana