conecte-se conosco


Mato Grosso

Academia de Novos Líderes é direcionada a desafios da gestão

Publicados

em

O curso não tem custo aos cofres públicos; servidores que já possuem qualificação nas áreas técnicas abordadas atuam como facilitadores de aprendizagem

D`Laila Borges | Seplag

Alunos do curso Academia de Novos Líderes durante a formatura da segunda turma – Foto por: Divulgação

Alunos do curso Academia de Novos Líderes durante a formatura da segunda turma

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso, por meio da Escola de Governo, já formou duas turmas do curso Academia de Novos Líderes. Iniciado em 2018, o programa capacita servidores de carreira para exercerem cargos de liderança no executivo estadual. O projeto é inovador e faz parte da agenda permanente do Governo. Outra turma já está prevista para iniciar este ano. São ofertadas 30 vagas anualmente.

O curso não tem nenhum custo aos cofres públicos por conta de parcerias que possibilitam que servidores que já possuem qualificação nas áreas técnicas abordadas pela capacitação possam atuar como facilitadores de aprendizagem.

A capacitação é focada no desenvolvimento de competências gerenciais baseando-se nos déficits levantados pelo Relatório da Pesquisa de Competências dos Gestores Públicos e pelo Levantamento de Necessidades de Capacitação. A pesquisa realizada apontou entre as maiores lacunas a necessidade de desenvolvimento das relações humanas e do potencial de liderança dos servidores que atuam como gestores.

O conteúdo é ministrado considerando os princípios andragógicos, de Malcolm Knowles, priorizando metodologias que possibilitem clima de segurança e respeito, aplicabilidade dos conhecimentos, autonomia, valorização das experiências prévias, interatividade e feedback entre os participantes.

Para o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, a Academia de Novos Líderes valoriza os servidores que estão no quadro do Estado. “Este projeto é direcionado para os desafios da gestão estadual e para a realidade do serviço público, por isso ele desempenha um papel muito importante e complementar na formação não apenas de bons profissionais, mas de líderes e excelentes cidadãos”.

Veja Também:  Número de reeducandos que trabalham aumenta 55% em quatro anos

Formatura da 1ª turma da Academia de Novos Líderes em 2018
Créditos: Divulgação

A primeira turma em 2018 contou com uma média de 93% de frequência, dado que reflete o interesse e dedicação dos participantes. Ao final do curso, os 26 alunos desenvolveram 10 projetos de inovação que estão sendo implementados em seus respectivos órgãos durante este ano, fomentando a cultura de aplicação de conhecimentos adquiridos.

Na Controladoria Geral do Estado o Programa Viver com Qualidade é resultado da participação de servidores no curso. Este programa é um instrumento de gestão composto por ferramentas capazes de proporcionar troca de experiências, a melhoria das relações interpessoais, o trabalho em equipe e o desenvolvimento técnico e profissional por meio de uma adequada gestão de talentos, além de promover a melhoria do ambiente de trabalho, da saúde e da qualidade de vida do servidor da CGE.

Outros projetos em execução são os Guardiões da Ética, que visa utilizar uma metodologia lúdica nas capacitações para facilitar a internalização do código de ética e que é desenvolvido na Casa Civil e o Gestão de Tarifas e Frotas, que  funciona na Seplag e tem o objetivo de implantar um sistema de gerenciamento de informações de indicadores de tarifas (água, luz e telefone) e da frota em um único sistema sem ônus para o Estado.

A segunda turma que se formou no último mês de dezembro desenvolveu 23 nova ideias que devem ser implantadas em diversas secretarias de Estado, entre elas a Secretaria de Saúde (SES), de Cultura (SEC), de Meio Ambiente (Sema), de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), de Fazenda (Sefaz), de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e na própria Seplag. Alunos do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager) também apresentaram suas contribuições.

Veja Também:  Menor é apreendida após vender maconha que estava escondida no carrinho do filho

Dinâmica de grupo durante aula do curso Academia de Novos Líderes
Créditos: Divulgação

O curso

As vagas disponibilizadas anualmente são preenchidas de acordo com critérios estabelecidos em edital. Entre esses critérios estão a comprovação por parte do servidor de sua disponibilidade para realização do curso, com a autorização da chefia imediata, e a assinatura de um Termo de Responsabilidade, no qual se compromete a cumprir no mínimo 75% do cronograma do programa e elaborar o projeto de inovação que será apresentado na conclusão do curso e que deverá ser aplicado em sua unidade de lotação como contrapartida do servidor.

Eles participam de 16 módulos de desenvolvimento de competências durante todo o ano, totalizando 320 horas de carga horária. Os módulos são realizados quinzenalmente, às quintas e sextas-feiras, em período integral. A carga horária de cada módulo é composta por 16 horas de aula e quatro horas de atividade extraclasse.

Entre os conteúdos abordados estão: coaching executivo, negociação, gestão de processos, gestão de conflitos, liderança, inteligência emocional, entre outros. O curso é oferecido na modalidade presencial na Escola de Governo.

De ex-aluna à facilitadora, Vanda Helena da Silva, servidora da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), afirmou que o curso é um indutor de mudanças na cultura e comportamento do serviço público. “Eu sempre digo que nós precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo, então o que aprendi quero compartilhar”. Vanda preside o Conselho de Ética Pública do Estado de Mato Grosso e ministra o módulo Ética na Administração Pública.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Vereador Bruno Rios é eleito à presidência da UCMMAT

Publicados

em

O vereador por Várzea Grande Bruno Rios (PSB) foi eleito para presidir a União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso (UCMMAT), nesta quarta-feira (24). O saldo de votos a favor do parlamentar foi de 311 votos, contra 298 do vereador de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km de Cuiabá) Edicley Coelho (SD). Bruno Rios comandará a entidade durante o biênio 2021-2022.

Participaram da eleição vereadores de 79 municípios matogrossenses. Somente no período da manhã, mais de 500 parlamentares depositaram votos nas urnas. O pleito teve início às 8h e se estendeu até as 17h.

O vereador Edicley Coelho (SD), de Vila Bela da Santíssima Trindade, tentava se reeleger com o apoio de lideranças fortes, sobretudo no MDB.

Estavam na campanha pelo parlamentar a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Juca do Guaraná Filho (MDB).

Já o vereador por Várzea Grande, Bruno Rios (PSB) tinha a candidatura articulada pelo recém-eleito presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB) e do líder do governo no Legislativo, o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).

Leia Também:  Treze municípios estão com alto risco de contaminação pela Covid-19

UCMMAT

A UCMMAT foi registrada sob o no. 3.205, com Protocolo no. 155.950, em 18/02/1991 e era, na época, denominada UVEMAT- União das Câmaras e Vereadores do Estado de Mato Grosso. Em 15/02/1995, alterou-se sua denominação para União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso- UCMAT; e no dia 15/10/2001 alterou-se a sigla da Entidade para UCMMAT, que é a sigla utilizada atualmente.

A UCMMAT está instalada em uma nova sede, que foi inaugurada em 12/04/2004, na cidade de Cuiabá – MT, situada à rua Joaquim Murtinho, 1713 – Centro Sul. A antiga sede, também em Cuiabá, localizava-se na av. João Gomes Sobrinho, 1299 – Bairro Lixeira.

A missão do site da UCMMAT é divulgar seus serviços, auxiliando a ação do Legislador Municipal. Seu campo de atuação está voltada às questões de administração pública, finanças municipais e Processo Legislativo Municipal no Estado de Mato Grosso e legislação.

Fonte: Hipernoticias (Com Assessoria)

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Veja Também:  Operação conjunta apreende 432 kg de droga e prende traficante procurado pela PF
Continue lendo

Mato Grosso

Governador prorroga novamente o vencimento do IPVA em Mato Grosso; confira as datas

Publicados

em

Medida visa minimizar o impacto econômico causado aos mato-grossenses pela pandemia

Lucas Rodrigues | Secom-MT

O governador Mauro Mendes, que prorrogou vencimento do IPVA – Foto por: Christiano Antonucci

O governador Mauro Mendes prorrogou novamente as datas para o vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2021.

O decreto prevê o vencimento apenas em julho para as placas de 1 a 4. Já as placas de 5 a 7 têm o vencimento adiado para agosto, enquanto veículos de placas 8, 9 e 0 poderão pagar o imposto no mês de setembro. Também ficam mantidos os descontos nos pagamentos em cota única e opções de parcelamento.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (24.02) e será publicada no Diário Oficial, estendendo a prorrogação que foi feita também em 2020. O calendário original do IPVA 2021, que previa o vencimento a partir de janeiro deste ano, já havia sido prorrogado para março.

Porém, de acordo com o governador, o impacto causado pelo coronavírus no estado continua a causar transtornos financeiros aos mato-grossenses e, por isso, o vencimento do imposto ficará para o segundo semestre.

“É mais uma medida que o Governo está tomando para poder minimizar o impacto dessa perturbação da atividade econômica causada pela pandemia. É um fôlego para as empresas, profissionais e cidadãos que precisam pagar esse imposto”, afirmou.

Confira o calendário:

FINAL DA PLACA DO VEÍCULO PAGAMENTO EM COTA ÚNICA (DESCONTO DE 5% PAGAMENTO EM COTA ÚNICA (SEM DESCONTO) PAGAMENTO DA 1ª DE ATÉ 6 COTAS (SEM DESCONTO) PAGAMENTO INTEGRAL COM ACRÉSCIMOS (CORREÇÃO MONETÁRIA, JUROS E MULTAS)
1, 2, 3 E 4 ATÉ 09/07/2021 ATÉ 30/07/2021 ATÉ 6 COTAS: DATA LIMITE PARA PAGAMENTO DA 1ª PARCELA EM 30/07/2021 APÓS 30/07/2021
5, 6 E 7 ATÉ 10/08/2021 ATÉ 31/08/2021 ATÉ 5 COTAS: DATA LIMITE PARA PAGAMENTO DA 1ª PARCELA EM 31/08/2021 APÓS 31/08/2021
8, 9 E 0 ATÉ 10/09/2021 ATÉ 30/09/2021 ATÉ 4 COTAS: DATA LIMITE PARA PAGAMENTO DA 1ª PARCELA EM 30/09/2021

APÓS 30/09/2021

Fonte: Assessoria

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Veja Também:  Menor é apreendida após vender maconha que estava escondida no carrinho do filho
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana