conecte-se conosco


Barra do Bugres

Ações de fiscalização do CAU/MT continuam durante período de isolamento social entre elas Barra do Bugres

Publicado

As atividades de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso continuam em andamento, mesmo durante o período de isolamento social. A Gestão 2018-2020 entende que as ações não podem ser suspensas já que são indispensáveis na defesa da legalidade profissional, coibindo irregularidades e assim contribuindo para valorização da profissão e bem-estar da sociedade. O trabalho continua a ser desempenhado, mas considerando todas as precauções necessárias para garantir a segurança dos servidores e demais pessoas envolvidas.

Desde janeiro de 2020 o Conselho contabilizou 38 denúncias cadastradas, sendo 16 delas somente no período de isolamento social, e todas já foram devidamente analisadas. Foram realizadas impugnações de dois editais de licitação referentes ao cumprimento do salário mínimo profissional e inclusão da profissão arquiteto e urbanista em serviços para os quais ele tem habilitação técnica. Nesse ano o Conselho registrou um total de 537 documentos de fiscalização.

Nesse período em que se faz necessário o distanciamento social, o Conselho tem intensificação as fiscalizações em páginas na internet no intuito de identificar leigos exercendo a profissão de arquiteto e urbanista. Também estão sendo verificadas empresas que prestam serviços de arquitetura e urbanismo, assim como recém-formados e estudantes, que estão atuando sem possuir o devido registro no Conselho.

Veja Também:  Projeto de lei deve instituir o estatuto do portador de diabetes em Mato Grosso

No início desse ano foram intensificadas as ações de fiscalização in loco, de modo que 17 municípios foram visitados. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Sinop, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Cláudia, Marcelândia, Itaúba, Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã do Norte, Alta Floresta, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.

Em Cuiabá diversos bairros também foram fiscalizados, entre eles estão os bairros Quilombo, Duque de Caxias, Santa Rosa, Ribeirão da Ponte, Jardim Mariana, Goiabeiras, Jardim Cuiabá, Popular, Bosque da Saúde e Jardins das Américas. Todas essas ações foram possíveis devido a contratação de novos agentes de fiscalização por meio do concurso público nº 01/2019.

“O trabalho do Conselho é fundamental para garantir a sociedade serviços de arquitetura e urbanismo de qualidade, com a devida segurança, por serem prestados por profissionais habilitados com a devida formação acadêmica e qualificação técnica, em conformidade com as legislações vigentes”, declaro o Presidente do CAU/MT, André Nör.

Está previsto ainda para esse ano a abertura do escritório descentralizado do CAU/MT em Primavera do Leste. Esse novo espaço, com a convocação de mais um agente de fiscalização, permitirão intensificar a presença e ações do Conselho na região leste do Estado, abarcando municípios como Campo Verde, Rondonópolis, Paranatinga, Pedra Preta, Água Boa, entre outros.

Veja Também:  Líder do 'novo cangaço' e comparsa são assassinados em Nobres

Gestão 2018-2020

Nos dois primeiros anos de gestão o Conselho contabilizou 1.934 documentos de fiscalização emitidos, entre relatórios de fiscalização, notificações preventivas e autos de infrações. Foram 217 denúncias apuradas e 31 editais impugnados. Ao total 52 municípios foram fiscalizados nesse período, são eles: Água Boa, Alta Floresta, Apiacás, Araputanga, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Canarana, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Carlinda, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jangada, Jauru, Juara, Juruena, Lucas do Rio Verde, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Xavantina, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santa Terezinha São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Novo do Norte, Várzea Grande e Vila Rica

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
publicidade

Barra do Bugres

Produtora cultural tem projeto de festival de música de Barra do Bugres aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura

Publicado

O festival está previsto para ser realizado em abril em Barra do Bugres

Dieny Vieira 

Dalva Lúcia Brito do Nascimento conhecida popularmente por Papy é produtora cultural há 25 anos. A produtora cultural de Barra do Bugres teve seu projeto Femubb, festival de música de Barra do Bugres MT selecionado pela Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso. O festival que terá o apoio do Governo do Estado está previsto para ser realizado em abril deste ano em Barra do Bugres.

De acordo com Papy, o Femubb será um festival a nível nacional e irá contar com todas as modalidades musicais e com categorias a partir dos 05 anos de idade. O festival terá inscrições gratuitas e premiação em dinheiro, além de divulgação. Ela expôs que festivais como este reforçam o turismo, incentiva a cultura local, regional e nacional, além de ajudar a descobrir novos talentos. A intenção da produtora é que o festival seja realizado durante as festividades de aniversário de Barra.

Dalva (Papy) destacou porque por que decidiu pleitear junto ao estado a contemplação deste projeto?

“Eu decidi fazer este projeto porque tinha a Lei Aldir Blanc de apoio a cultura e poderia fazer de forma física em nome do produtor cultural. E como eu tenho outros projetos já aprovados pela Secretaria, eu fiz este e graças a Deus fui contemplada também. Eu já trabalho a muito tempo com projetos culturais, poesia, música, teatro e dança. E este projeto vai ser muito, muito, muito bom, vamos resgatar talentos, buscar talentos, descobrir talentos. Além do mais, com certeza vamos ter praça de alimentação, e vamos ter também pessoas que trabalham com outros segmentos culturais como dança, artesanato e outros segmentos mesmo”, destacou a produtora.

A produtora cultural ressaltou sobre a importância de um evento como este para a cultura de Barra?

“A maior importância que eu vejo, é a questão de mostrar que o nosso Brasil, tem uma ampla diversidade cultural. E Barra do Bugres já é um segmento cultural sem nenhuma manifestação porque nós temos a aldeia, temos os quilombolas, temos várias reservas indígenas aqui. Então isso já entra como um ponto crucial na questão da cultura, e temos intercâmbio com outros municípios, estados e com outras culturas, e isso faz com que as crianças e adolescentes se desprendam também um pouco da rotina. Porque, hoje eles têm vivido mais uma vida online, então tem que haver manifestações para eles verem e porque a cultura não pode morrer. Temos que ter novos talentos e é assim que se descobre, os festivais são para isso, para descobrir talentos e dar oportunidades. Fazer com que o município cresça e se desenvolva ainda mais, com o nome sendo divulgado em outros estados e até mesmo em outros países, porque quando o festival é nacional acaba atingindo o mundo todo”, concluiu Papy.

Fonte: A Folha do Médio Norte

 

Veja Também:  Nova Olímpia receberá mais de 1,4 milhões do Pré-Sal

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres

Secretário da SMEC de Barra do Bugres mantém audiência com deputado estadual

Publicado

Durante esta terça-feira, 19/01, em Cuiabá, o secretário municipal de Educação, Esporte e Cultura (SMEC), Rafaello Sandri, participou de duas audiências na capital com o deputado estadual Allan Kardec (PDT), e com o representante da SEDUC, André Brizola, em busca de melhorar a infraestrutura de escolas municipais, proporcionando melhores condições de trabalho e aprendizado.

A intenção de Rafaello Sandri é buscar parceria e convênios com o Executivo Estadual em reformas e ampliações das unidades escolares, visando melhorar o IDEB de Barra do Bugres e a formatação de alguns projetos que estão sendo discutidos em parceria com o Estado.

Em conversa com o deputado Allan Kardec, Rafaello Sandri ressalta que a parcerias entre Barra do Bugres, representantes do Legislativo Estadual e Governo do Estado de Mato Grosso são imprescindíveis para uma educação de qualidade no município. Rafaello esteve acompanhado da assessora de Manutenção da SMEC, Josiane Farias Araujo.

Fonte: JB de Menezes / Assecom 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Jornalista foi estuprado por traficante antes de ser morto a pedradas; Suspeito é preso
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana