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Alpine celebra os 60 anos do A110 com conceito elétrico

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Alpine A110 Eternité antecipa futuro da marca. O modelo é a união do clássico dos anos 60 e 70 com o futuro
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Alpine A110 Eternité antecipa futuro da marca. O modelo é a união do clássico dos anos 60 e 70 com o futuro

A Alpine será mais uma fabricante a se tornar elétrica nos próximos anos. E para demonstrar o que esperar o futuro, apresentou o protótipo A110 E-ternité.

Batizado de Eternidade em Francês, a versão do A110 foi apresentada no Grande Prêmio da França de Fórmula 1, que aconteceu neste último fim de semana, no circuito de Paul Ricard.

A Alpine divulga que o modelo é equipado com bateria de 60 kWh, vindas do Megane E-Tech, mas passou por um trabalho de engenharia para ser adaptada ao A110 e otimizar a distribuição de peso do carro esportivo .

As baterias foram separadas em quatro módulos na dianteira do veículo e oito na traseira, visando uma distribuição de peso de 42/58, muito próxima a de 43/57 do modelo original.

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Essas baterias fornecem energia para um motor montado sobre o eixo traseiro, que entrega 242 cv e 30 kgfm de torque. A autonomia é de 420 km.

A Alpine informa que desempenho, balanço e agilidade foram equiparados com a do modelo a combustão. As baterias pesam 392 kg e significaram um acréscimo de 258kg no A110.

Apesar de mais pesado e de ser 10 cv mais lento que o A110 de entrada, o tempo de 0-100 km/h é de, apenas, 0,3 segundos mais lento, e a velocidade máxima é de 250 km/h, maior do que do A110 de entrada, que é limitada em 150 km/h.

As modificações para o carro elétrico ainda chegam ao câmbio e suspensão, que foram feitas sob-medida. Além disso, o E-ternié recebeu novas barras estabilizadoras, reforços estruturais na traseira (para suportar o torque instantâneo) e amortecedores da Ohlins.

O conceito ainda conta com um teto removível, que segundo a fabricante, é algo que os clientes pediam, e afirma que não gera impacto negativo na rigidez da carroceria.

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Além de não emitir poluentes, o A110 E-ternité utiliza materiais ecológicos. A Alpine diz utilizar componentes de linho, que são tão resistentes quanto a Fibra de carbono, e está presente no teto, capô, vidro traseiro, grade, e estrutura dos bancos.

Apesar de ser um protório, o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, descreve o carro como um “laboratório sobre rodas” e já havia revelado o desejo de “eletrificar a Alpine e preservar seu nome por toda a eternidade”.

No futuro, a Alpine irá lançar três novos modelos 100% elétricos e voltados para a esportividade, já que a marca passou a ser o braço de alto desempenho do Grupo Renault desde 2017, e representa o conglomerado na Fórmula 1 e no Mundial de Endurance da FIA.

O sucessor do A110 está sendo desenvolvido com a Lotus, e será acompanhado por um veículo compacto e um GT de alto luxo, provavelmente tendo em vista o Porsche Taycan, que se tornou referência no segmento.

Fonte: IG CARROS

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TBForte mostra seu primeiro carro-forte elétrico feito junto com a JAC

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Modelo é baseado no JAC iEV 1.200 T e tem custo de rodagem 50% menor que o a combustão
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Modelo é baseado no JAC iEV 1.200 T e tem custo de rodagem 50% menor que o a combustão

O mundo corporativo busca cada vez mais aliar suas práticas operacionais com medidas de preservação do meio ambiente. Pensando nisso, a TBForte, empresa de transporte de valores do grupo TecBan, criou seu primeiro carro-forte elétrico.

O modelo é um JAC Motors iEV 1.200T Plus , que vem equipado com um motor elétrico de 170 cv de potência e 122 kgfm de torque, força entregue de maneira instantânea.

Para Gabriel Damasceno, Superintendente da TBForte , a empresa possui interesse em investir em um projeto repleto de atenção ao meio ambiente.

“Mesmo diante dos obstáculos iniciais a serem enfrentados, especialmente o custo dos veículos elétricos em relação aos tradicionais, a TBForte quer colaborar e mostrar consciência ambiental diante da tendência global”, declarou o executivo.

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A autonomia declarada do modelo é de 240 km. Segundo a TBForte, é suficiente para as atividades diárias do carro-forte . Além de não emitir gases poluentes, o veículo elétrico aumenta o custo-benefício por ter uma mecânica mais simples.

JAC iEV 1200T é o caminhão 100% elétrico no qual foi baseado o carro-forte elétrico
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JAC iEV 1200T é o caminhão 100% elétrico no qual foi baseado o carro-forte elétrico

O iEV 1.200T Plus não é o único modelo da JAC que a TBForte adiciona à sua frota, a companhia também adquiriu o compacto E-JS1 , para escolta  e atendimento técnico em caixas eletrônicos.

“Além de serem veículos menos agressivos ao meio ambiente, por conta da emissão zero de CO², o carro leve elétrico é isento de rodízio, o que permite otimizar a operação diária de nossas equipes”, completa Gabriel.

Alexandre Ventura, Gerente Executivo de Operações da TBForte, afirmou que o carro-forte elétrico faz parte do programa de renovação de frota da empresa, e que mais veículos serão adquiridos conforme a necessidade da TecBan em renovar sua frota.

No caso do iEV 1.200T Plus, a TBForte afirma que contou com o apoio da JAC para a realização de mudanças na posição do plug de carregamento, para uma operação mais simples.

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Segundo a empresa, o carro-forte elétrico apresentará um custo de rodagem entre 40 e 50% mais em conta que um a diesel tradicional.

A TecBan afirma que está trabalhando com sua equipe de infraestrutura para proporcionar recargas elétricas vindas de energia solar para seu carro-forte elétrico, mas atualmente, o modelo será recarregado em um wallbox convencional da JAC , mas com energia vindo da rede tradicional.

A TBForte estará presente no Lat.Bus, que é o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, o carro-forte elétrico será a principal estrela da empresa no evento, que acontece no São Paulo Expo entre os dia 9 e 11 de agosto, das 13 às 22h.

Fonte: IG CARROS

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Lamborghini Urus “Evo” quebra recorde em subida na montanha Pikes Peak

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Lamborghini Urus ”Evo” quebra recorde em subida na montanha Pikes Peak, em 10 minutos e 32,064 segundos
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Lamborghini Urus ”Evo” quebra recorde em subida na montanha Pikes Peak, em 10 minutos e 32,064 segundos

O Lamborghini Urus de 2023 remodelado estabeleceu um novo recorde na pista de escalada de Pikes Peak nos EUA, antes da revelação completa do carro na próxima semana. 

O mais novo recordista destronou o modelo anterior, um Bentley Bentayga 2018 , que registrou um tempo de 10 minutos e 49,902 segundos. De acordo com os organizadores da façanha, o Urus completou a prova em 10 minutos e 32,064 segundos , um novo recorde para um SUV de produção.

A subida de Pikes Peak, no Colorado, EUA possui  156 curvas e tem 1.439 m de mudança de altitude, com a linha de chegada 4.302 m acima do nível do mar, o que exige muita habilidade e resistência para qualquer veículo.

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Poucos detalhes da nova variante Urus foram revelados, no entanto, servirá como um facelift de meia-idade para o SUV de estreia da Lamborghini, lançado pela primeira vez no final de 2017.

Outros rumores apontam que o novo “Urus Evo” ou “Urus Sport”, será definido como a última nova variante Urus com energia pura a gasolina, e está programado para ser vendido por menos de dois anos antes de ser sucedido pela variante híbrida plug-in em 2024, e com isso, toda a gama Lamborghini passará a ser apenas híbrida.

Ele será alimentado por um motor V8 biturbo, conforme o Urus convencional. Seja como for, as mudanças não se concentrarão apenas no aumento de potência, mas também à uma revisão do setup do chassis, com vista a um aumento da eficácia.

Com o piloto de corrida, Simone Faggioli – que detém recordes adicionais em Pikes Peak – no comando, o recordista Urus foi equipado com uma gaiola de proteção, um assento de corrida com cinto de seis pontos e um sistema de extinção de incêndio para atender aos regulamentos de segurança.

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O novo Lamborghini Urus 2023 deve ser revelado na íntegra no evento Pebble Beach Concours d’Elegance, na Califórnia, como parte da Monterey Car Week, nos dias 12 a 21 de agosto.

Fonte: IG CARROS

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