conecte-se conosco


Mato Grosso

Alunos da Escola José de Mesquita concorrem em evento mundial com projeto de robótica

Publicados

em

Cinco alunos da Escola Estadual Plena José de Mesquita, localizada no bairro Porto, em Cuiabá, participam, este mês, do Arduino Day Brasil 2019, um evento de tecnologia envolvendo estudantes do mundo todo.

Os alunos Ana Celly, Emanuelly Sanches, Igor Hiro, Wallacy Matheus e Welington Fernandes vão concorrer com o projeto Arduino SmartCar a um carro de controle remoto via bluetooth através do aplicativo Bluetooth RC Controller.

Conforme explica o professor de Física, Jeozadaque Marcos, que coordenou o projeto, o Arduino SmartCar possui uma integração com dois smartphones e um computador. Um smartphone para controle e outro para filmagem. O aparelho de gravação exibe vídeo em tempo real ao computador através de um aplicativo específico (acesso remoto por rede wi-fi).

“O intuito do SmartCar é sua utilização prática em missões de resgate e mapeamento de locais inacessíveis ao corpo humano”, explica o professor Jeozadaque Marcos. Ele acrescenta que mesmo a escola concorrendo com três escolas particulares e uma universidade, o Notre Dame de Lourdes, Gênesis, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Chave do Saber, a expectativa do projeto sair vencedor é muito grande.

Veja Também:  Cuiabá registra 108 mortes em acidentes em 2018; crescimento de 20% na violência no trânsito

“A ideia é compartilhar nossas experiências e expandir nossos saberes através do evento. Esperamos que este primeiro acontecimento seja apenas o primeiro passo para tornar nossa escola referência nos cenários municipal, estadual e nacional”, explica o professor.

Ele ressalta que a meta deste ano é inscrever a escola em outros eventos da área de Tecnologia e Informação, como por exemplo, a Mostra Nacional de Robótica (MNR) em São Paulo. A escola iniciou os trabalhos com disciplina Eletiva de Robótica, desenvolvido pelos professores de física Jeozadaque e José Divino.  O SmartCar é o primeiro fruto desse projeto, aprovado para participar do Arduino Day 2019, etapa Cuiabá.

Para Jeozadaque, o evento de tecnologia vai além de uma simples participação. “Não estamos simplesmente representando a escola José de Mesquita, mas sim a escola pública.

O Arduino Day é um evento mundial cujo objetivo é juntar pessoas que trabalham tecnologia, criando projetos e soluções de baixo custo usando a plataforma Arduino de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única.

“Para quem não tem conhecimento prévio, o evento oferece oportunidades para aprendizagem como palestras e oficinas e até espaço para apresentar algum projeto na área”, frisa.

Veja Também:  Boletim informativo do Covid-19 em Barra do Bugres em 19 de janeiro 2021

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Direito da Administração Pública: Escola de Governo oferta 600 vagas para curso online

Publicados

em

Interessados devem se inscrever até dia 23 de maio no site da instituição

Éverton Anunciação | Seplag-MT

O público-alvo são os servidores públicos de órgãos e entidades do Executivo estadual – Foto por: Tchélo Figueiredo | Secom-MT

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso Direito da Administração Pública. A capacitação é ofertada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Superintendência da Escola de Governo, e será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Ao todo, 600 vagas foram disponibilizadas.

As aulas iniciam em 31 de maio. Inscrições vão até dia 23 de maio e podem ser realizadas  AQUI.

A qualificação possui carga horária total de 40 horas e tem como público-alvo os servidores públicos de órgãos e entidades do Executivo estadual.

O conteúdo a ser abordado no curso destaca noções de direito constitucional aplicado à administração pública cível, responsabilidade funcional, processo disciplinar, vínculo profissional, aposentadoria e improbidade no serviço público.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara)

Fonte: Assessoria

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Veja Também:  Mãe com bebê no colo é flagrada recebendo dinheiro da venda de droga em Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil instaura investigação preliminar para apurar irregularidades na vacinação contra a covid-19 em Cuiabá

Publicados

em

A investigação instaurada pela Decon tem o objetivo de apurar possíveis situações de “fura-fila”, assim como outras circunstâncias ilegais que possam ocorrer durante o período de vacinação

Camila Molina | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), instaurou nesta segunda-feira (12.04) Auto de Investigação Preliminar (AIP) para apurar possíveis irregularidades denunciadas em relação ao cumprimento da ordem de vacinação contra a covid-19 dentro dos critérios estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Cuiabá. 

A investigação preliminar instaurada pela Decon tem o objetivo de apurar possíveis situações de “fura-fila”, assim como outras circunstâncias ilegais que possam ocorrer durante o período de vacinação. 

A decisão de abertura de investigação preliminar levou em consideração a publicação de diversas matérias em veículos de comunicação sobre possíveis falhas e irregularidades na execução dos serviços de vacinação. 

A Delegacia do Consumidor oficiará o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá solicitando que qualquer irregularidade ou ilegalidade de natureza criminal que seja detectada em relação a vacinação contra o covid-19 ou outros problemas do mesmo teor, sejam informadas à Decon para as providências cabíveis. 

O delegado da Decon, Rogério Ferreira, ressaltou que condutas reprováveis nos critérios de prioridade na imunização estabelecidos pelos governos e entidades médicas podem acarretar a responsabilização criminal de agentes públicos e das pessoas indevidamente vacinadas, 

“As pessoas identificadas nesse tipo de conduta podem ser enquadradas em crimes como o previsto no artigo 268 do Código Penal, por infringir determinação do poder público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa, ou ainda outros tipos penais penais como corrupção ativa, corrupção passiva e prevaricação”, disse o delegado.

Fonte: Assesoria

 

Veja Também:  Barra News - VT 30 ALMT Leis covid Cidadão - Assembleia Legislativa de MT

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana