conecte-se conosco


Barra do Bugres

Artesãos Umutina participam de oficinas de beneficiamento de sementes

Publicados

em

O projeto “Arte e Sustentabilidade”, contemplado no edital MT Nascentes da Secel, foi realizado de 04 de janeiro a 18 de abril

Dayanne Santana | Secel-MT – Foto por: Divulgação

Artesãos indígenas do território Umutina, de Barra do Bugres, participaram do projeto “Arte e Sustentabilidade” contemplado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). As atividades foram realizadas de 04 de janeiro a 18 de abril, pela artesã Dalva Cristiana, de Tangará da Serra. Nesse período foram realizadas três oficinas presenciais e uma exposição de encerramento.

Em razão da pandemia da covid-19, o número de participantes foi restrito a três artesãos de cada aldeia do território Umutina. O projeto teve como objetivo incentivar a cultura local por meio do artesanato e contribuir para a valorização dos artesãos. Além de reforçar a importância do trabalho coletivo e comunitário, respeitando os saberes locais e ainda contribuir para a geração de renda.

De acordo com Dalva Cristiana, durante as oficinas foram ensinadas diversas técnicas de beneficiamento das sementes do cerrado. “Ensinamos técnicas de polimento e limpeza das sementes, com ênfase na semente do açaí, e também o uso da fibra da bananeira”. Os artesãos também aprenderam a tingir as sementes.

A artesã Jandira ressaltou o conhecimento adquirido nas oficinas. “Tudo que vier de aprendizado nós aceitamos porque nós sobrevivemos do artesanato. É o nosso tesouro, nosso ganha-pão. Ficamos muito felizes com esse conhecimento que aprendemos. Nós colhíamos o açaí, mas não sabíamos como tingir. Agora nós sabemos e estamos aí para multiplicarmos esse conhecimento para a nossa comunidade”.

O projeto encerrou com uma exposição das artes produzidas como biojoias, caixas decorativas, descanso de panela e cestos. O local escolhido para o encerramento foi a escola da aldeia central Umutina.

Comentários Facebook
Veja Também:  Praça do Jardim Imperial recebe revitalização feita pela Prefeitura
Propaganda

Barra do Bugres

Dr. Leonardo se reuni com Major Sávio comandante da 12º Cia de Barra do Bugres

Publicados

em

Durante esta semana o Deputado Federal Dr. Leonardo esteve em Barra do Bugres e na ocasião, realizou várias reuniões de grande importância para o futuro do município.

A Associação Comercial de Barra do Bugres, por meio do Presidente Iandro Almicci fez questão de acompanhar e participar de vários desses encontros. Entre essas reuniões, ocorreu uma de relevância para todos, na qual era tratado a segurança pública.

Nessa reunião, esteve presente o Major Sávio, comandante da 12ª CIA de Polícia Militar. Com a presença do Major, foram discutidos relações de investimentos, efetivos e das ações de combate ao crime realizado pela PM.

Por fim, o Deputado Dr. Leonardo parabenizou as ações de sucesso, principalmente ao solucionar e prender suspeitos pelos inúmeros roubos a caminhões de cargas na região.

Comentários Facebook
Veja Também:  PM de Nova Olímpia prende suspeito com arma artesanal
Continue lendo

Barra do Bugres

ACIBB e vereadores se reúnem com prefeito Dr. Divino em busca de melhorias para o Comércio

Publicados

em

A ACIBB, na figura de seus representantes, sobretudo na figura do presidente Iandro Almicci reuniram-se nesta quarta-feira (23) no gabinete do prefeito para abrir diálogo com pautas relativas aos comerciantes. Estiveram presentes o Prefeito Dr. Divino (PDT) e os vereadores Junior Chaveiro e Ney da Saúde.

Uma das pautas destacadas foi o aumento de casos de Covid-19 no município, mesmo com as restrições aplicadas via decreto, o que de fato isenta os empreendedores de nossa cidade. Além disso, buscou-se uma parceria da Associação comercial com o Executivo Municipal para a realização de algumas ações de melhorias que visam a revitalização da fonte da Praça Eliazário Arantes (frente ao Banco do Brasil) e dos preparativos e enfeites para o natal em nossa cidade.

Comentários Facebook
Veja Também:  Obras de saneamento antecipam os 20 km de asfalto em Barra do Bugres
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana