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Audi TT RS:  laranja mecânica

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Audi TT RS pintado de Laranja County se recusa a ser algo comum. Além disso, chama atenção e acelera como supercarro
Carlos Guimarães/iG

Audi TT RS pintado de Laranja County se recusa a ser algo comum. Além disso, chama atenção e acelera como supercarro

Não adianta o dono da Tesla, Elon Musk, ou qualquer outro executivo que for lançar um esportivo elétrico tentar convencer os entusiastas que o prazer em dirigir não acabará. Só depois de passar alguns dias com carros como o Audi TT RS é que você tem certeza que vai sentir saudades dos motores a combustão.

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Duvido que consigam produzir algum efeito sonoro com ajuda da eletrônica que chegue perto do ronco desse Audi TT RS
(R$ 424.990). O pequeno cupê é pura irreverência, até pelas cores chamativas da carroceria, o que também faz parte do show desse menino rebelde contra a ditatura do preto, prata e branco que prevalece nas ruas hoje em dia.

A unidade que avaliamos estava pintada de Orange County (Laranja). E se recusa ser algo comum no meio da multidão. O problema é que toda essa rebeldia não é compatível com as ruas esburacadas do trânsito do dia a dia. O habitat
natural do TT RS é uma boa pista de corrida, ou estradas bem asfaltadas, contanto que quem estiver ao volante tenha o mínimo de juízo.

 Estamos falando de um cupê compacto de 400 cv, potência extraída do motor 2.5, de cinco cilindros, sobrealimentado, capaz de girar até 7.000 rpm. Além disso, tem força de supercarro dos anos 90. São nada menos que 48,5 kgfm de torque a meros 1.700 rpm. E tudo isso é transmitido para as quatro rodas pelo engenhoso sistema de tração Quattro
, desenvolvido nas pistas e consagrado nas provas de rali.

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Acelerando o Audi TT RS


Volante do Audi TT RS é inspirado nos modelos de competição. Para dar a partida, aperte o botão vermelho
Carlos Guimarães/iG

Volante do Audi TT RS é inspirado nos modelos de competição. Para dar a partida, aperte o botão vermelho

Com o controle de largada, o TT RS já deixa claro do que pode fazer. Em menos de 4,3,2 1….O carro atinge 100 km/h tirando fôlego dos seus pulmões. Antes de partir, o som borbulhante do motor mexe com seus instintos, uma prova de que saber controlar a dose de adrenalina nas veias é fundamental. Se estiver em pista fechada e continuar acelerando, trocando as marchas pelas hastes do volante, dá para chegar nos 280 km/h.

Para quem for acelerar o TT RS na pista, o carro empolga. O sistema de suspensão controlado eletronicamente, em conjunto com o baixo centro de gravidade, a leveza da carroceria (peso/potência de apenas 3,6 kg/cv), pneus de perfil baixo 245/35R 19, entre outros itens, fazem do cupê alemão um dos mais precisos esportivos
hoje em dia. 

Mas, caso ouse a andar com o TT RS no trânsito do dia a dia vai ter que ter bastante cautela não apenas com o piso mal conservado, mas também com obstáculos urbanos, como valetas e lombadas. A suspensão parece ser tratada no concreto (de tão rígida), excelente para contornar curvas, mas péssima para lidar com buracos e ondulações.

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Em contrapartida, se selecionar o modo “Comfort” no volante e deixar o câmbio de dupla embreagem e sete marchas, fazer as trocas sozinho, o TT RS vai procurar manter a compostura na cidade, o que inclui até uma certa cerimônia em gastar gasolina. De acordo com o Inmetro, o carro pode fazer 7,5 km/l em trecho urbano.

Quer um conselho? Esqueça andar no trânsito com o TT RS. Não resta dúvida de que o carro foi feito para as pistas e para quem não precisa levar mais que uma pessoa e, no máximo, duas crianças pequenas atrás. No porta-malas, vão surpreendentes 305 litros, quase o mesmo que um Focus hatch (316 litros).

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Audi TT RS tem fibra de carbono no console central. Do lado esquerdo da alavanca, fica o botão mágico que torna ainda mais intenso o ronco do motor
Carlos Guimarães/iG

Audi TT RS tem fibra de carbono no console central. Do lado esquerdo da alavanca, fica o botão mágico que torna ainda mais intenso o ronco do motor

Como não poderia deixar de ser, o interior é caprichado. Os bancos têm regulagem elétrica, além de bons apoios laterais e revestimento de couro com costura aparente. Vistos de frente, os encostos lembram uma naja pronta para dar o bote. Bom também é o revestimento Alcantara no volante de base achatada, no teto e nas laterais das portas sem colunas.

Entre outros itens, o TT RS vem com ar-condicionado digital com comandos nas próprias saídas de ar, além de GPS e sensores nos para-choques e câmera de ré para ajudar nas manobras de estacionamento.

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O foco do carro é desempenho, por isso não há tela no centro do painel. O som é de alta-fidelidade da renomada  Bang & Olufusen, mas vai ter que se contentar com a pequena tela no próprio cluster, junto do contagiros e do velocímetro. Há entrada USB no console central e até disqueteira para CD dentro do porta-luvas. Nada mau, não?

Conclusão

O Audi TT RS
é um pequeno cupê esportivo com desempenho de supercarro bem maior (e caro). Mas sua rebeldia não é compativel com o asfalto mal conservado das grandes cidades. Portanto, se sua conta bancária estiver bem recheada e estiver procurando um belo brinquedo para as pistas, eis uma boa opção.

Ficha técnica  

Preço: R$ 424.990 
Motor: 2.5, turbo, gasolina  
Potência: 400 cv a 5.850 rpm  
Torque: 48,9 kgfm a 1.700  
Transmissão: automatizada, dupla embreagem, oito marchas 
Suspensão: Double Wishbone (dianteira), multibraço (traseira)  
Freios: discos ventilados (dianteira e traseira) 
Porta-malas: 305 litros  
Tanque: 55 litros  
Consumo: 7,5 km/l (cidade), 10,3 km/l (estrada)  
0 a 100 km/h: 3,7 segundos  
Vel. Máx: 280 km/h

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Fiat Cronos 2022 tem desconto de R$ 4,7 mil na versão mais barata

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Veja todos os esquipamentos da versão promocional do Fiat Cronos 1.3 2022
Divulgação

Veja todos os esquipamentos da versão promocional do Fiat Cronos 1.3 2022

A Fiat preparou um desconto generoso de R$ 4,7 mil para o sedã compacto Cronos , na versão 1.3 2022. O modelo que é originalmente tabelado em R$ 72.990 está sendo anunciado por R$ 68.246 no  site de ofertas da marca italiana.

O Cronos tem motor 1.3 de quatro cilindros de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades. Segundo o Inmetro, o modelo pode marcar 8,9 km/l no etanol e 12,5 km/l na gasolina na cidade. Em circuito rodoviário, os números vão para 10,4 km/l no etanol e 14,7 km/l na gasolina.

Apesar de ser um modelo básico, o Cronos tem equipamentos interessantes. O sedã conta com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, volante multifuncional, central multimídia UConnect com espelhamento da tela do smartphone e computador de bordo.

O Cronos também se destaca pelo porta-malas de 525 litros, o maior da categoria. Equipamentos como ajustes elétricos do retrovisores, rodas de liga leve, repetidores laterais das setas e câmera de ré são opcionais que não aparecem na versão em promoção.

Fonte: IG CARROS

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Com pandemia, sobe 10,7% o volume de motoristas com atividades remuneradas

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Motoristas de aplicativo de São Carlos reclamam da falta de reajuste nas tarifas
Reprodução: ACidade ON

Motoristas de aplicativo de São Carlos reclamam da falta de reajuste nas tarifas

Em São Paulo, foi registrado um aumento de 10,7% nos pedidos de inclusão da observação “Exerce Atividade Remunerada” nas Carteiras Nacionais de Habilitações (CNHs) entre 2019 e 2021. Atualmente, são mais de 5 milhões de condutores registrados com a informação em seus prontuários.

No mesmo período em 2019, eram cerca de 4,5 milhões habilitações válidas registradas na base do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).

A inclusão da observação é necessária para condutores que produzem renda por meio de veículos, como motoristas de aplicativo de transporte, taxistas, motoristas profissionais, motorista de ônibus e caminhões, além de motofretistas e mototaxistas.

As alterações mais requisitadas são, respectivamente, B (automóveis) com 32,9% do total (1,65 milhão), AB (carro e moto) com 29,4% (1,48 milhão) e AD (carro e ônibus) com 14% (706 mil).

O crescimento coincide com as crises sanitária e econômica em decorrência do novo coronavírus , que refletiram no crescimento exponencial da utilização dos serviços delivery de restaurantes, de entrega de produtos e de pessoas que perderam seus empregos e buscaram uma fonte de renda como, por exemplo, motoristas de aplicativos.

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Isso reflete na pesquisa da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) feita em 2020, que mostrou um aumento de 538% de novos colaboradores cadastrados nas empresas de delivery.

“Incluir a observação de EAR na habilitação é uma nova oportunidade de emprego. Muitos cidadãos estão procurando por essa inserção em suas CNHs pois o cenário da pandemia fez com que as pessoas estivessem cada vez mais próximas da necessidade de utilizar aplicativos de serviços de entrega de comida e contar com o auxílio de e-commerces para receber seus pedidos e produtos.

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As empresas que contratam esses profissionais exigem que eles tenham essa observação em suas habilitações e dessa forma, a busca pelo EAR é uma forma do profissional ter uma recolocação no mercado de trabalho”, explica Raul Vicentini, diretor de habilitação do Detran.SP.

Suspensão

Para motoristas que exercem atividade remunerada, a penalidade de suspensão do direito de dirigir é imposta apenas quando o condutor atinge o limite de 40 pontos. A participação do motorista é facultativa para participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de 12 meses, atingir 30 pontos, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O crescimento da inserção da observação também esteve presente em alguns municípios paulistas, conforme tabela abaixo:

Município maio 2019 maio de 2021 %
Embu-Guaçu 3.653 5.670 55,
Itapecerica da Serra 11.564 15.785 36,5
Franco da Rocha 12.143 16.654 33,8
Praia Grande 23.330 30.516 30,8
São Vicente 29.287 38.215 30,4
Indaiatuba 19.973 25.668 28,6
Ribeirão Preto 32.318 40.833 26,3
Sorocaba 61.635 76.638 24,3
São Paulo (capital) 1.427.821 1.577.238 10,4
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O motorista interessado em incluir a informação em sua habilitação pode dar início ao processo de forma totalmente digital. Basta acessar o portal do Detran-SP ou o aplicativo do Poupatempo (serviço está disponível em: Serviços > CNH > Inclusão de Exerce Atividade Remunerada – EAR). Confira abaixo o video de como fazer isso.

Mas é importante salientar que se o motorista habilitado, apenas na categoria A, deseja incluir a observação “Exerce atividade remunerada”, deve ter 21 anos completos, estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria A, além de ter obtido aprovação em curso especializado de motofrete e/ou mototáxi.

Após fazer a solicitação da inclusão, o motorista deverá fazer a avaliação psicológica com o profissional credenciado indicado pelo Detran.SP (taxa de R$ 112,00) paga diretamente ao psicólogo.

Na sequência, o interessado deverá pagar a taxa de emissão da CNH pelo CPF do motorista em um dos bancos conveniados (apenas correntistas) ou nas Casas Lotéricas no valor de R$ 107,00 e aguardar o recebimento da habilitação em casa. Se o motorista desejar, assim que o documento for emitido é possível fazer o download da versão digital no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”.

Fonte: IG CARROS

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