BMW F 850 GS: Sua lista de equipamentos faz com que seja uma das favoritas no off-road
A BMW F 850 GS Adventure acaba de começar a ser montada em Manaus (AM), sendo uma das 20 novidades da marca no Brasil ao longo deste ano. A trail é a décima motocicleta a ser feita em solo nacional e suas vendas estão programadas para se iniciar na 1ª quinzena de março, ainda sem preços divulgados. Para efeito de comparação, a F850 GS Premium custa R$ 50.950.
A BMW F 850 GS
Adventure é, como o nome diz, a versão aventureira do modelo, que incorpora proteções nas laterais do motor, na carenagem e no tanque de combustível. Para suprir as necessidades de seus condutores, a moto traz modos de pilotagem Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro, que utilizam os freios ABS e o controle de tração para garantir maior segurança e mobilidade em qualquer situação. Além disso, é equipada com controle de tração dinâmico, suspensão eletrônica e painel TFT, de 6,5 polegadas.
A força vem do motor bicilíndrico da BMW 850 GS Aventure nacional, que gera 80 cv e 9,1 kgfm, ambos a 6.250 rpm. Para ampliar a autonomia, o tanque de combustível passou de 15 litros para 23 litros. Para que a sua ciclística entregue robustez e dinâmica mesmo em situações fora-de-estrada, conta com bengala invertida e duplos amortecedores na dianteira, um central na traseira, freios Brembo a disco duplos na dianteira e individual na traseira, e para oferecer certa praticidade, pode ser montada com até três baús no espaço do bagageiro.
Investimentos para receber BMW F 850 GS e companhia
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BMW F 850 GS e companhia receberam investimentos para manter o padrão de qualidade das fabricadas na Alemanha
A fábrica de motocicletas BMW em Manaus (AM) recebeu cerca de R$ 60 milhões em investimentos para a aquisição de novas tecnologias nos últimos dois anos. Além da implantação de novos equipamentos de manufatura e na capacitação dos funcionários da linha de produção das novas GS (que inclui a “irmã gêmea” F 750 GS no portfólio), um total de 14 fornecedores nacionais foram homologados para a fabricação dos modelos inéditos. Ambas dividirão espaço com as G 310 R, G 310 GS
, R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR
e S 1000 XR.
Segundo Alejandro Echeagaray, presidente da fábrica da BMW no Amazonas: “A produção local da BMW F 850 GS
Adventure pouco tempo após o lançamento global demonstra a confiança que temos no mercado brasileiro e na planta de Manaus (AM), que tem equipamentos de última tecnologia e uma equipe de colaboradores altamente qualificada. Não por acaso, atingimos ano passado a marca de 50 mil motos produzidas no país somando os dois momentos da nossa operação: com a planta compartilhada e com a nossa fábrica própria em Manaus”.
Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero
Neste último fim de semana fui até o Rio Grande do Sul acompanhar a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica , promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA. A etapa chama-se Rally dos Vinhedos e é organizada pelo Veteran Car Club dos Vinhedos , sediado no município de Bento Gonçalves , na Serra Gaúcha.
Só o fato de estar em uma região tão bela, tão bem dotada pela natureza, já vale qualquer dificuldade em chegar, visto que fica no extremo sul do país, região que é bem conhecida pelas baixas temperaturas , especialmente no inverno. Mas é justamente isso que faz do lugar um destino tão desejado.
O Rally dos Vinhedos está comemorando sua décima edição, reunindo 129 veículos antigos e clássicos para um passeio cronometrado pelas estradas da região, passando por municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O mais interessante foi a participação de 13 intrépidos pilotos de motonetas clássicas , que enfrentaram a temperatura de quase zero grau no momento da largada.
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As motonetas cruzaram alguns centros urbanos durante o percurso
E mais, diferentemente dos automóveis, que têm um piloto e um navegador, que além de lhe fornecer a velocidade ideal para cada trecho também indica o caminho a ser seguido, no scooter o piloto faz sozinho todos os trabalhos.
Claro, sendo um rally de veículos antigos , essas motonetas, que atualmente são conhecidas por scooters , são de época, de um tempo quando ainda não tinham esse apelido.
Dos 13 participantes, 11 deles pilotavam Vespa nacionais dos anos 80, que eram fabricadas em Manaus, AM, pela Piaggio . Os outros dois pilotavam Lambretta Li 150 , fabricadas nos anos 60. Vespa e Lambretta eram (e são) eternos rivais nesse segmento dos veículos de duas rodas.
Um rally de regularidade , que também pode ser chamado de passeio cronometrado, avalia a capacidade do piloto em manter as médias de velocidade pré-estabelecidas, que figuram na planilha com o roteiro. Quanto mais próximo o tempo de passagem pelos vários pontos de controle distribuídos pelo percurso, menos pontos o participante perde. No final, quem perder menos pontos, de acordo com um regulamento complexo, vence a prova.
Entre as motonetas, o vencedor foi André Sain, de Bento Gonçalves, pilotando (e navegando) a Vespa PX 200 1986 de número 21. André teve 78 pontos perdidos nessa etapa.
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O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986
Em segundo lugar chegou Daniel Orso, também de Bento Gonçalves, com a Vespa PX 200 Elestart 1987 de número 24, com 84 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou Rodrigo Nenini, de Garibaldi, com a Vespa PX 200 1986 de número 22, com 123 pontos perdidos.
Brasília LS 1980 é um dos modelos históricos da Volkswagen no Brasil
A Volkswagen tem uma história muito interessante. Como sabemos, ela começou na Alemanha da década de 30 produzindo aquele que seria um dos carros mais icônicos do planeta: o Fusca. Naquela época, Ferdinand Porsche criou a ideia de um motor boxer com refrigeração a óleo e manutenção muito simples.
Após o final da Segunda Guerra Mundial, a marca retomou a produção do besouro e, na década seguinte, percebeu que o seu público consumidor buscava algo diferente. Na metade dos anos 50, nasceu o Karmann-Ghia , o modelo com linhas clássicas e esportivas utilizando a mesma mecânica confiável.
Na década seguinte, a Volkswagen ampliou a sua gama de modelos com versões diferentes. No Brasil, a grande mudança ocorreu nos anos 70 quando a matriz deu liberdade para que as suas filiais criassem modelos diferentes de acordo com o público consumidor. O Brasil foi um deles e a genialidade e capacidade de nossos projetistas marcou a história.
Nesse sentido, nasceu o Brasília, em 1973. O projeto da equipe de Márcio Piancastelli conseguiu sanar os problemas clássicos do Fusca e aprimorar a ideia desse projeto tão versátil. Nascia ali um modelo que agradou em cheio o consumidor, trazendo resistência e um estilo muito marcante para as famílias brasileiras.
O modelo comemorou 50 anos este ano com muita festa por parte da montadora. Algumas de suas versões chamaram atenção, trazendo mais acessórios e mais equipamentos. É o caso desse exemplar LS , de 1980, que pertence a Leandro Coelho , mecânico e que também possui um canal popular no YouTube .
O exemplar está extremamente bem conservado com todas as características originais da época. Os destaques vão para o lavador elétrico do vidro, frisos laterais e o interior monocromático. Os bancos com encosto de cabeça também fazem parte desse pacote juntamente com o motor de 1.584 cm³ cilindrada.
Dirigir o Brasília é uma grande satisfação. Realmente o acerto do projeto em relação ao Fusca é notável. Vale destacar a sua estabilidade, o conforto dos assentos e a mesma simplicidade mecânica que acompanhou toda essa história fantástica desses 70 anos da Volkswagen no Brasil .