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BMW Série 3 2019: aos que curtem acelerar

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Na pista, nem parece que o BMW Série 3 2019 está maior. Modelo chega nas concessionárias no fim do mês
Cauê Lira/iG Carros

Na pista, nem parece que o BMW Série 3 2019 está maior. Modelo chega nas concessionárias no fim do mês

Gosto de dizer que se me colocassem de olhos vendados em um carro da BMW, saberia que se trata de um veículo da marca bávara apenas pelo cheiro dos bancos de couro e pela empunhadura do volante. O Série 3 sempre foi uma escapatória neste mundo que está cada vez mais automatizado e pouco permissivo – um refúgio para aqueles que não dispensam o prazer de dirigir de um sedã esportivo: tração traseira, ótima sensação ao volante e estilo. Com o novo BMW Série 3 2019 as coisas ficam ainda melhores, considerando que ele está mais leve, maior e conectado.

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Quem esteve no Salão do Automóvel em 2018 talvez tenha pensado: “Hum, este três está a cara do cinco”. De fato, o sedã está maior se considerarmos a geração anterior. Ele ganhou 43 mm de bitola dianteira, 21 mm na traseira e 41 mm de entre-eixos. A traseira curta e a coluna Hofmeister continuam sendo um de seus maiores charmes, mostrando que o BMW Série 3 2019
não nega sua identidade original. Mas alguns detalhes estéticos mostram que o carro evoluiu.

A grade bipartida está mais larga, agora integrando moldura única. Também há uma nova interpretação dos faróis a laser (com o dobro de alcance) e o para-choque mais encorpado. Escape duplo e as lanternas com acabamento fumê completam a experiência visual, ainda mais com este belíssimo pacote M Sport do modelo 330i (R$ 269.950), sucessor do antigo 328.

Este pacote acrescenta freios e suspensão retrabalhados, novo pacote aerodinâmico e as belas rodas de “double spoke” aro 19. Soleiras, bancos dianteiros esportivos e o volante exclusivo M Sport também estão inclusos.

Os novos faróis BMW Laserlight colocam a fabricante no mesmo nível do que vem sendo apresentado pelas outras marcas do trio de ferro alemão. De acordo com os engenheiros, a distribuição de luz pode variar de acordo com a velocidade do veículo e ângulo do volante. Ele ainda conta com sistema anti-ofuscante que desliga um dos faróis caso um veículo esteja se aproximando no sentido oposto.

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Além disso, a nova geração ainda conta com abertura e fechamento automático do porta-malas, assistente de estacionamento, head-up display
e o novo sistema de conectividade Personal Assistance. É um sistema bem semelhante ao User Experience que já foi apresentado pela Mercedes-Benz
no novo Classe A, mas infelizmente não funciona tão bem quanto ele.

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Trata-se de um sistema assistente de comando de voz, semelhante aos modelos Siri (para iPhone) e Bixby (Android). Basta dizer “Olá, BMW” e fazer um pedido, como reduzir a temperatura do ar-condicionado, mudar a faixa ou sintonizar uma rádio. O nome do veículo também pode ser alterado (sim, você pode chamar sua BMW de Mercedes), e contará com uma atualização que acrescentará novas variações e comandos em breve. Até o momento, o Personal Assistance ainda é limitado. O MBUX, por sua vez, é capaz de atender comandos muito específicos, como ligar as luzes de leitura para o passageiro direito do banco traseiro.

O BMW Série 3 2019 está mais conectado


A central multimídia do BMW Série 3 2019 passa a ocupar um lugar mais convencional. Acabamento imita aço escovado
Divulgação

A central multimídia do BMW Série 3 2019 passa a ocupar um lugar mais convencional. Acabamento imita aço escovado

Ainda na parte de conectividade, podemos destacar o novo sistema concierge. Na prática, ele funciona como o OnStar da Chevrolet, através de uma assinatura. Ao invés de digitar o endereço de destino no GPS, um usuário mais preguiçoso poderá ligar para uma central (localizada em Barcelona, porém atendida por brasileiros) e pedir para o atendente enviar a rota diretamente ao aplicativo.

Apesar da funcionalidade prática, a BMW diz que a maior parte das chamadas envolvem brincadeiras, como clientes perguntando se o Palmeiras tem mundial. A central multimídia que antes parecia um tablet que seu sobrinho esqueceu acima do painel agora está integrada ao conjunto, com comandos mais rápidos e intuitivos. Como item de conveniência e conforto, a BMW integrou um sistema que é capaz de tirar o carro de ruas sem saída de marcha à ré, reproduzindo o traçado que o motorista fez para chegar até lá.

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Na pista, o 330i
M Sport é diversão garantida. A BMW nos deu a oportunidade de acelerar por 25 minutos no Velo Città, uma das pistas mais técnicas do País. Sendo um veículo de tração traseira, as coisas ficariam ainda mais empolgantes. O único pedido é que os controles de estabilidade e tração, bem como outras babás eletrônicas, não fossem desabilitados.

Hora de acelerar

Nem dá para acreditar que o sedã cresceu em todas as suas proporções. O equilíbrio impressiona desde a primeira curva, com muita estabilidade e motor cheio na retomada. Isso se deve ao arranjo de suspensão, que é multibraço na traseira e McPherson na frente. Mesmo com as babás eletrônicas, o 330i traz todos os estímulos sensoriais que só a tração traseira proporciona, com algumas escapadas que são rapidamente corrigidas pelo sistema de gerenciamento.


O BMW Série 3 2019 estará disponível em cinco cores, com mais quatro opções de acabamento interno
Divulgação

O BMW Série 3 2019 estará disponível em cinco cores, com mais quatro opções de acabamento interno

O motor 2.0 de quatro cilindros em linha desenvolve 258 cv de potência (13 cv a mais que o antigo 328i
) e 40,8 kgfm de torque. A transmissão de oito velocidades se mostra muito elástica para entregar o comportamento dinâmico, podendo ser ajustada em três modos de condução. De acordo com a marca, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

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Por R$ 269.950, o BMW Série 3 2019
na versão 330i M Sport
não traz as convencionais revisões agendadas. Através do sistema de telemetria e a conectividade, o modelo avisará o concessionário de que uma manutenção ou substituição de componente precisa ser feita. Em seguida, o responsável da oficina entrará em contato com o cliente. O modelo chegará ao mercado até o fim do mês, e será nacionalizado em meados de julho.

BMW 330i M Sport
Preço: R$ 269.950
Motor: 2.0, quatro cilindros, turbocompressor
Potência: 258 cv
Torque: 40,8 kgfm
Transmissão: automática, oito velocidades
Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)
Porta-malas: 480 litros
Tanque: 59 litros
0 a 100 km/h: 5,8 segundos
Vel. Máx: 250 km/h
Consumo Inmetro: 8,5 km/l (cidade), 13 km/l (estrada)

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Usuários podem realizar diversos serviços do Detran-MT pela internet

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A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Serviços online no site do Detran-MT – Foto por: Lidiana Cuiabano

Serviços online no site do Detran-MT

Diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) relacionados a Habilitação e a Veículos podem ser realizados através do site da autarquia (www.detran.mt.gov.br).

A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Ao entrar no site do Detran-MT, já na página principal, estão disponíveis dois menus: “Consulte Sua Habilitação” e “Consulte Seu Veículo” os quais os cidadãos têm acesso a informações sobre habilitação e o veículo consultado, como infrações em autuação, multa, débito em aberto, além da opção de emissão do licenciamento e Seguro DPVAT.

Ainda na página principal do site, também está disponível o menu “Consulte Sua Infração”, pelo qual é possível consultar a infração, o recurso de infração, recurso de defesa de autuação e demais informações sobre penalidades.

Outro menu disponível no site é o de “Serviços Online”. Ao clicar nele, o usuário consegue ter acesso rápido a serviços de Habilitação como: solicitação de segunda via de CNH, consulta de condutor e pontuação, validação de documento, consulta de turmas de exame teórico, solicitação de CNH definitiva, consulta de taxas de habilitação e recursos de infração, consulta da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

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Todos os serviços relacionados acima podem ser feitos 24 horas por dia.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está sendo realizado exclusivamente para os serviços que não estão disponíveis online. Para tanto, é necessário que o usuário faça o agendamento do seu atendimento através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br). O horário para atendimento com agendamento é das 8h às 16h, de forma ininterrupta.

Para agendar, basta acessar o endereço eletrônico do Detran-MT e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

São realizados o atendimento presencial por agendamento dos seguintes serviços na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

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Já na área de Habilitação podem ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

O Detran-MT reforça que, no atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Para garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.

Fonte Assessoria

 

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Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

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Categoria: Dicas/Auto

Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

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Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

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4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

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