conecte-se conosco


Política Nacional

Bolsonaro amplia proibição a celulares durante reuniões oficiais do governo

Publicados

em


Alvo de vazamentos de conversas com ministros, Jair Bolsonaro adotou regra mais dura contra celulares em reuniões
Isac Nóbrega/PR

Alvo de vazamentos de conversas com ministros, Jair Bolsonaro adotou regra mais dura contra celulares em reuniões

O presidente Jair Bolsonaro não gostou de ter conversas suas com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorezoni (DEM-RS), e com o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno vazadas à imprensa nos últimos dias. Como resposta, adotou uma nova regra para quem se reúne com ele: nenhum celular entra. 

Leia também: “Nenhum filho meu manda no governo”, afirma Bolsonaro

O confisco de aparelhos de celulares é uma medida de proteção usada por Jair Bolsonaro
não só em seu gabinete, mas em todas as reuniões das quais tem participado. A prática já era adotada por outros presidentes, mas foi ampliada na gestão atual. Agora, por exemplo, qualquer pessoa que entra na sala do vice-presidente, Hamilton Mourão, em seu gabinete, também é convidado a deixar o celular do lado de fora.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo
, até o secretária de imprensa, tenente-coronel Alexandre de Lara, passou a exigir esta semana que os jornalistas também não entrem em seu gabinete com celulares.

Veja Também:  Tarcísio segue liderando em SP com 56% dos votos válidos

Leia também: “Nunca imaginei que seria um presidente tão fraco”, diz Bebianno sobre Bolsonaro

Deputados que estiveram no Palácio da Alvorada
para se reunir com o presidente nesta semana contaram que, no gabinete de Bolsonaro, havia um local designado para deixar os aparelhos na entrada da sala de reuniões. No Palácio do Planalto, uma caixinha no corredor que antecede o gabinete presidencial faz este papel também.

Na semana passada, o jornal O Globo
publicou uma matéria baseada em um áudio vazado, que teria sido ouvido por meio de um telefonema, aparentemente acidental, de Onyx Lorenzoni
a um repórter da publicação. No áudio, Bolsonaro pediu para que o ministro da Casa Civil procurasse o ex-ministro Bebianno para apaziguar as relações entre o governo e o ex-coordenador da campanha presidencial do PSL.

Leia também: Em telefonema “acidental”, presidente pede que Onyx faça acordo com Bebianno

Bebianno, por sua vez, deixou vazar conversas de WhatsApp com o presidente depois que foi exonerado do governo. Os áudios contestam acusações do presidente e de seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro, de que Bebianno teria mentido sobre ter falado com Jair Bolsonaro
enquanto ele estava internado em São Paulo.

Veja Também:  Nova delegação de parlamentares brasileiros firma compromissos com o Parlasul

Comentários Facebook
Propaganda

Política Nacional

Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional

Publicados

em

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (29) o projeto de lei que torna o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado nacional. O texto já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, vai à sanção presidencial.

Foram 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções. Atualmente, a data é feriado em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1.000 cidades por meio de leis municipais e estaduais.

A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, e símbolo de resistência contra a escravidão.

“Zumbi dos Palmares foi um homem que conseguiu manter a chama viva, ardente em nossos corações, nas nossas veias, nas nossas almas, que fez com que esse Brasil pudesse reconhecê-lo como herói da pátria brasileira. Não herói dos negros, é herói da pátria brasileira. Não é apenas um feriado qualquer, é uma história do Brasil”, disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que falou em nome da bancada governista.

Veja Também:  Vera propõe taxação de grandes fortunas

A relatora Reginete Bispo (PT-RS) disse que a data servirá para aumentar os esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial. “Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o país considera mais relevante em sua história”, disse.

Para os deputados contrários, a declaração de feriado prejudica setores da economia e a data deve ser estipulada por assembleias estaduais e municipais, como é atualmente. “No mês de novembro já temos muitos feriados, isso teria de ser decisão das câmaras municipais”, argumentou o deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF).

Desde 2003, as escolas passaram a ser obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

* Com informações da Agência Câmara

Fonte: EBC Política Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio é aprovado 

Publicados

em

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (29), por unanimidade, o projeto de lei complementar que autoriza o uso de recursos do Fundo Social para custear a permanência de estudantes no ensino médio. Pela proposta, as despesas não serão consideradas no cálculo dos limites de gastos da União.  

Conforme o projeto, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE) e relatoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o superávit financeiro do Fundo Social poderá ser usado, ainda este ano, para financiar esse programa de permanência, que terá de ser criado por legislação específica. O Fundo reúne recursos gerados pela exploração de petróleo no pré-sal.  

A aprovação do projeto ocorreu após acordo entre governo e oposição. Os senadores chegaram a um acordo para definir um limite de R$ 6 bilhões do Fundo para o programa. 

Poupança 

O governo federal criou nesta semana um programa de bolsa permanência e de poupança para estudantes de baixa renda que estão no ensino médio, para incentivar a permanência e conclusão dos estudos. Para isso, será criado um fundo especial em que a União deve aportar até R$ 20 bilhões. 

Veja Também:  Tarcísio segue liderando em SP com 56% dos votos válidos

A Medida Provisória (MP) nº 1.198, de 27 de novembro de 2023, foi publicada na terça-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União. Por ter força de lei, a MP já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em 120 dias para não perder a validade. 

Um ato conjunto dos ministérios da Educação e da Fazenda vai definir valores, formas de pagamento, critérios de operacionalização e uso da poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar. Os valores serão depositados em conta a ser aberta em nome do estudante, que poderá ser a poupança social digital da Caixa Econômica Federal. 

*Com informações da Agência Senado

Fonte: EBC Política Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana