conecte-se conosco


Barra do Bugres

Botelho viabiliza poços artesianos para comunidades de Barra do Bugres

Publicados

em

Fomento à agricultura familiar, calcário e regularização fundiária também constam nas ações

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho

 Poço construído na comunidade João e Maria

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Situada no sudoeste mato-grossense, Barra do Bugres se fortalece rumo ao desenvolvimento, com investimentos em todos os setores essenciais. Uma das novidades é a perfuração de poços artesianos nas comunidades rurais, que reascende a esperança dos pequenos produtores, que passam a ter água potável mais próximo de suas propriedades, graças ao trabalho que o deputado Eduardo Botelho (União), presidente da Assembleia Legislativa, está desenvolvendo em parceria com a Companhia Mato-grossense de Mineração – Metamat.

 

Outra parceria que avança é com o Instituto de Terras de Mato Grosso – Intermat, que trabalha pela regularização e entrega das escrituras dos lotes dos pequenos produtores. Além de indicações de recursos para fomentar a agricultura familiar, inclusive, com a aquisição de um espaço adequado para a comercialização desses produtos.

 

O benefício já é realidade para os moradores das comunidades João e Maria e Buriti Fundo. Dessa forma, a vida segue melhorando dia após dia, conforme explicou Silmara Oliveira da Cruz, presidente da Associação de Moradores da Comunidade João e Maria, onde o poço já está pronto para atender as 95 famílias, que passam a ter condições de melhorar a pequena produção.

 

Poço construído na área da Escola Rural da Comunidade Buriti Fundo

“Venho agradecer o nosso deputado Eduardo Botelho por ter feito pela nossa comunidade. Aqui temos muita falta d´água, ano passado nossas famílias enfrentaram muita seca, gado e plantações morreram. Agora, com esse poço que o deputado fez para nós vai suprir nossas necessidades e na renda também porque nossos produtores dependem de irrigação para a plantação e trato dos animais. Aqui, plantamos jiló, quiabo, hortaliças, criamos galinhas, gado. É de onde tiramos nosso sustento. Agradeço em nome da nossa comunidade por essa ação, por ter pensando e ouvido o nosso clamor”, disse Silmara.

Veja Também:  Foragido por homicídio ocorrido há dez anos é localizado e preso em Barra do Bugres

 

O pequeno produtor José Nildo, morador dessa mesma comunidade, está satisfeito com o benefício e aproveitou para reivindicar mais investimentos. “Estamos muito contentes com o poço porque passamos por muita dificuldade e o nosso deputado ajudou fazendo o poço e agora vamos ter água em abundância. Também peço ao deputado para nos ajudar com a instalação de placa solar para funcionamento da bomba de água, aí ficará muito bom para nós. E poderemos melhorar, ainda mais, a plantação de quiabo, banana, abóbora, mandioca, maxixe, porque para isso dependemos da água”.  

 

Pequenos produtores passam a ter água potável próximo de suas terras

Essa é a mesma alegria para os moradores da Comunidade Buriti Fundo, onde o poço entrará em funcionamento nos próximos dias, melhorando a vida das 80 famílias que moram no local. Erculano Domingos de Araújo é o presidente da Associação dos Moradores e está contente com o empreendimento construído no terreno da Escola Rural Boa Esperança.  

 

“Estamos felizes e esperamos também conseguir a regularização fundiária e a placa solar para ajudar a comunidade com energia para o funcionamento da bomba de água. Aqui a maioria trabalha nas fazendas porque não tem condições de investir na terra. Agora, com a água, a nossa vida começa a melhorar. E, recebendo a escritura da nossa terra teremos condições de pegar um financiamento para investir”, explicou Araújo.

Veja Também:  Vereador Subtenente Marivaldo exige que Executivo cumpra lei do Microempreendedor Individual

 

Secretário de Agricultura de Barra do Bugres, José Carlos Sales disse que os poços representam melhor qualidade de vida às comunidades, inclusive, Botelho já trabalha pela perfuração de poços nas comunidades Água Doce, Bauxis, Assari, Vão Grande, Associação Cultural Barrence e Aldeia Vale do Rio Bugre, no território Mutina.  

 

E destacou outro projeto para ajudar a agricultura familiar. “Temos um projeto encaminhado com o deputado que é a construção de um ponto comercial para atender a agricultura familiar, onde os produtores poderão expor suas mercadorias e vender. Também aqui no Buriti Fundo o deputado trabalha a regularização fundiária. São várias as emendas dele e somos muito gratos. Uma delas é a motoniveladora que o deputado Botelho nos entregou e já está ajudando nossas comunidades na recuperação das estradas”, informou o secretário Sales.  

 

“O deputado Botelho é um grande parceiro do município. Somente para a agricultura familiar vieram 300 toneladas de calcário, além da máquina e da perfuração dos poços que ajudam muito as nossas comunidades”, destacou o vereador Nei da Saúde (MDB).

 

“Tem sido muito amigo nosso, um companheirão!”, afirmou o ex-prefeito da cidade, Raimundo Nonato.

 

O deputado também propôs a revitalização do espaço da feira livre na Avenida das Nações; implantação de um abatedouro de frango; patrulha rural da Polícia Militar e patrulha mecanizada.

 

Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Grupo Barralcool desenvolve programa primeira oportunidade

Publicados

em

Percebendo a dificuldade de muitos candidatos para ingressar no mercado de trabalho, pois as vagas de emprego exigem experiência e conhecimento, o Grupo Barralcool desenvolveu o programa: Primeira Oportunidade, onde oferece 06 meses de treinamento e capacitação para determinada atividade.

 

O programa foi desenvolvido pela área de DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional), para levar oportunidade para candidatos acima de 18 anos, cursando o ensino médio ou já completo, que por falta de experiência ainda não conseguiu o seu lugar no mercado de trabalho. O objetivo é oferecer 06 meses de treinamento em determinada área/setor.

 

Foram disponibilizadas 06 vagas para Treinando em Operador de Envase e Empacotamento, onde os candidatos passariam por 04 fases até a contratação, tendo salário e benefícios condizentes com a vaga. Tivemos 217 candidatos inscritos, sendo 161 aptos para a prova de conhecimentos gerais, onde somente 28 passaram para a etapa de entrevista individual e posteriormente 11 candidatos chegaram até a fase de entrevista técnica, “tivemos uma procura muito superior ao esperado e pudemos constatar que esse programa será muito importante principalmente para os moradores da nossa região, que estão em busca de uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho”, apontou Larissa Petroni, coordenadora de DHO.

Veja Também:  "Urgente" Aletrta aos moradores de Arenápolis e toda região

 

Essa primeira turma iniciará no dia 11 de Julho e a empresa tem a pretensão de proporcionar para a comunidade, diversas outras oportunidades.

 

Fonte: assessoria. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Bugres

Vereador Pepe Motorista articula junto ao departamento para realização da Corrida de Santa Cruz.

Publicados

em

O vereador Pepe Motorista, esteve na manhã de hoje (21) com chefe do Departamento de Esportes de Barra do Bugres, José Agostinho Vasconcelos, para tratarem a respeito da realização da Corrida de Santa Cruz, prevista para acontecer geralmente no mês de setembro, quando no dia 14 comemora-se o Dia de Santa Cruz, padroeira de nossa cidade.   

Para este evento, que já consta no calendário esportivo barrabugrense, precisa apenas dos ajustes finais, como definição de data da realização, premiação entre outros e para que os atletas se preparem para a prova. É de autoria do vereador o projeto para a realização desta, desde o ano de 2017.

Uma nova reunião vai acontecer em breve, com a participação da Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Bernadete Grecolin, uma equipe de atletas com a prefeita, Maria Azenilda e o vereador.

O vereador que é um amante e incentivador do esporte, seja ele de qualquer modalidade, luta para que esta tradicional corrida, não caia no esquecimento, aja vista que já alguns anos ela não acontece, seja devido à pandemia do covid-19 ou por outro motivo. “No último final de semana vimos ai uma grande caravana indo para a Corrida de Reis, precisamos incentivar os amantes do atletismo e atrair outros apaixonados para nossa cidade”, acredita ele.

Veja Também:  Vereador Subtenente Marivaldo exige que Executivo cumpra lei do Microempreendedor Individual

 

Fonte: Assessoria. 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana